Buscar

ATIVIDADE 5 DIREITO DO TRABALHO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
ATIVIDADE 5
PROFESSORA: CRISTIANE AQUINO DE SOUZA
Nome: Jéssica Dantas de Andrade | Matrícula: 409954
1. Sobre a MP 936, convertida na Lei 14.020/2020, responda: 
a) Diante do estado de calamidade pública e de emergência pública, quais as duas opções para a preservação do emprego trazidas pela mencionada norma e qual o período máximo de duração em cada caso? 
RESPOSTA- A redução proporcional da jornada de trabalho e de salários e/ou a suspensão temporária do contrato de trabalho. Durante o estado de calamidade pública, trazida pelo artigo 1º, o artigo 8º expressa que o empregador poderá acordar a suspensão temporária do contrato de trabalho de seus empregados pelo prazo máximo de sessenta dias que poderá ser fracionado em até dois períodos de 30 dias. E, segundo o artigo 7º, durante o estado de calamidade pública, a que se refere o artigo 1º, o empregador poderá acordar a redução proporcional da jornada de trabalho e de salário de seus empregados, por até 90 dias, nos seguintes percentuais: 25%, 50% ou 70%.
b) Em caso de suspensão do contrato de trabalho, em que hipótese o empregador está obrigado a pagar uma ajuda compensatória mensal?
RESPOSTA- No caso da empresa tiver auferido, no ano-calendário de 2019, receita bruta superior a quatro milhões e oitocentos mil reais, somente poderá suspender o contrato de trabalho de seus empregador mediante o pagamento de ajuda compensatória mensal no valor de trinta por cento do valor do salário do empregado, durante o período da suspensão temporária de trabalho pactuado, observado o disposto no caput e no art. 9º, segundo o artigo 8, parágrafo 5º.
c) Qual o valor do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda? Quem deverá pagar? 
RESPOSTA- Segundo o artigo 6º, o valor do benefício em questão – pago pelo governo- terá como base de cálculo o valor mensal do seguro desemprego a que o empregado teria direito, seguinte as disposições: na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário, será calculado aplicando-se sobre a base de cálculo o percentual da redução, e nada hipótese de suspensão temporária do contrato de trabalho terá valor mensal: 1) equivalente a 100% do valor do seguro- desemprego a que o empregado teria direito na hipótese do caput do art. 8º ou 2) equivalente a 60% do seguro desemprego a que o empregado teria direito na hipótese prevista no 5º parágrafo do artigo 8º. 
d) O empregado que teve seu contrato de trabalho suspenso ou a jornada de trabalho reduzida terá garantia de emprego por quanto tempo? O que significa garantia de emprego? 
RESPOSTA- A garantia de emprego representa a estabilidade de manutenção do emprego pelo tempo determinado dentro dos parâmetros legais. De acordo com o artigo 10, a garantia provisória de emprego é prevista em 1- durante o período acordado de redução da jornada de trabalho e de salário ou de suspensão temporária do contrato de trabalho e 2- após o restabelecimento da jornada de trabalho e de salário ou do encerramento da suspensão temporária do contrato de trabalho, por período equivalente ao acordado para a redução ou a suspensão.
2. Diante do contexto atual, escreva como essa crise está afetando sua vida estudantil como aluno, e/ou estagiário, e/ou profissional, ou do ponto de vista pessoal, ressaltando quais seus principais desafios e aprendizados advindos do presente momento. 
RESPOSTA- O contexto pandêmico afetou severamente a renda do meu lar e meu desempenho acadêmico. No sentido de que, primeiramente afetou o trabalho do meu pai como mestre de obras, e suas entregas nas horas vagas como entregador de aplicativo (Ifood) e no meu caso, como sou professora de reforço particular, fui dispensada do serviço que eu realizava com uma única aluna, sem hipótese de retorno com a volta à normalidade. Com relação aos desafios desse momento ao meu aprendizado: não tenho os equipamentos adequados para acessar assiduamente as aulas, me incapacitando assim de ter o desempenho no nível em que eu desejo. Meu pai teve seu celular furtado no final de março durante as entregas que fazia no ifood e precisou usar o meu, que posteriormente ele ocasionou uma oxidação no celular queimando-o, logo, fiquei sem dispositivo para acessar as aulas e atividades frequentemente. No geral, tudo tem sido muito desafiador, mas tenho me esforçado para entregar tudo das cadeiras que estão realizando atividades.
2

Continue navegando