Buscar

AD1 CIENCIAS

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA - AD1
Disciplina: Ciências Naturais na Educação I - Período: 5º
Coordenação de Disciplina: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Delgado Machado Mediadores: Prof. Laura Eleonora Lo Surdo e Prof. Fábio Oliveira Correa
Aluna: Catarina de Oliveira Alves
Matricula: 17216080325
Polo: Cantagalo/Rj
QUESTÕES
1. Analise o material: Filme Mentes Brilhante e as Histórias em Quadrinho e responda: 
A – O que você entende por PARADIGMA? 
De acordo com o material estudado, pude entender um pouco mais sobre paradigma que me revelou um conceito comum que se remete ao comportamento que rege a sociedade. Da mesma forma que padrões estabelecidos auxiliam para o desenvolvimento da ciência e do desenvolvimento pessoal, podendo também atuar de maneira contraria ao se transformam em barreiras para inovações e mudanças. Paradigma se refere as realizações científicas que são utilizadas como modelo e base para futuros trabalhos. Este modelo é definido por uma comunidade científica. 
B - Cite alguns paradigmas da ciência moderna. 
Segundo os estudos alguns exemplos que são possíveis encontrar no material didático são: a ciência ativa, a afirmação de uma visão naturalista e humanista do conhecimento humano e o método científico. Com tudo buscando se aprofundar um pouco mais sobre assunto pude encontrar o paradigma teocêntrico, o paradigma antropocêntrico e o paradigma ecocêntrico através de outras pesquisas.
C – Expresse sua opinião sobre o uso de filmes e histórias em quadrinho. 
Em relação ao uso de filmes e história em quadrinhos, vejo que possibilita um melhor desempenho no ensino, fazendo com que os alunos tenham um bom rendimento dentro das escolas aumentando a motivação para aprender o conteúdo das aulas, desafiando o senso critico e reforçando o incentivo à leitura. É muito importante que o professor realize momentos de reflexão através dessa ferramenta já que as mídias em si jogam a todo o momento notícias e imagens para a sociedade, que, na grande maioria das vezes, não faz uma reflexão sobre os acontecimentos e fatos. Desta forma, acho valido e importante o uso desses meios para incentivar ainda mais o ensino aprendizado de cada aluno.
D – Pesquise na internet conteúdos que possam ser trabalhados dessa forma em sala de aula, e poste o link aqui. 
De acordo com as pesquisas realizadas, segue a baixo os seguintes links que me chamaram a atenção como conteúdos a serem usados para realização de trabalhos em sala de aula.
https://atividadespedagogicas.net/2018/01/ideias-de-atividades-de-historia-em-quadrinhos.html
https://br.pinterest.com/pin/369858188131970545/
https://br.pinterest.com/pin/369858188131970522/
2. Elabore um texto, com no mínimo 10 linhas, descrevendo o que mais chamou a atenção em cada filme. Ressalte as eventuais relações entre os filmes Narradores de Javé e A última Hora, na perspectiva das questões ambientais. 
1° filme:
O filme “Narradores de Javé” é um filme mais profundo que aparenta, retratando a cultura brasileira e o processo da oralidade histórica. Onde a maioria das pessoas do filme não eram letrados, e sim ignorantes.
O que mais me chamou atenção no filme foi a forma da linguagem apresentada, como por exemplo o uso de “Eu sou espermatozoide de ninja?"  "Eu sou pokemon de Jesus?", revelando a vida de um povo simples nordestino, através de relatos dos personagens enfatizando fatos históricos de uma forma engraçada. Com uma cultura que foi repassada de geração para geração com explicações diferentes sobre o mesmo ponto de vista e não tinham fundamentos concretos, documentados. 
Desta forma, levou-me a entender que sem levantamento de conhecimento cientifico, o povo de Javé não conseguirá opor-se a desapropriação do local para realização da construção da represa.  
2° filme: 
O filme “A Última Hora” retrata os danos que as ações do homem causam na natureza e as consequências desse mau uso, revelando a realidade do que está acontecendo com o meio ambiente, suas mudanças e tragédias causadas pela própria humanidade. 
O que mais me chamou a atenção no filme foi o fato de desperta no espectador a urgência de mudanças, pois como o nome sugere, pode ser que seja a última hora de tomar uma atitude para reverter esse triste quadro. Penso que devemos crescer mentalmente e lutar por nossa natureza. 
Relações entre os filmes:
Do ponto de vista da perspectiva das questões ambientais, o primeiro filme apresenta uma análise que causa discussões sobre os sentidos da sociedade e os caminhos da construção do conhecimento histórico, pois Narradores de Javé aponta vários problemas, como a posição do historiador e da história, a verdade ampla e o caráter científico concedido à escrita. O segundo filme, “A última hora” nos faz repensar na evolução do mundo e das pessoas. Desde os primórdios até a ascensão à grandes tecnologias e o impacto de tal evolução, em especial o impacto ao ecossistema e como a sociedade deve agir para mudar esse estado.
Desta forma os dois filmes estabelecem uma relação um pouco diferenciada, entre a ficção e a realidade. De um lado um povo humilde semianalfabeto, que mal sabem escrever seus nomes tentando se defender de acordo com o que se aprendeu com antepassados, mais, com um escrivão que estava a escrever os nobres e grandes feitos de javé em um livro que seria a prova nos tempos científicos. Do outro lado um documentário apresentando as consequências causadas por nos seres humanos cheios de conhecimentos e enxergando o erro mais tem dificuldade em realizar essa mudança para melhoria própria. Conclui-se que o ser humano consegue ser extremamente inteligente na criação de novas tecnologias, mas esquece de focar no mais básico: nossa morada, nosso futuro. 
3. Imagine que você é um professor de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Quais conteúdos de um dos filmes – ou de ambos - você exploraria com sua turma. Que cena(s) você usaria para ressaltar o(s) conteúdo(s)? 
De acordo com o conteúdo dos filmes, eu como educadora de EJA buscaria através do filme Narradores de Javé explorar em minha turma a importância da escrita para a vida na sociedade, já que o mesmo possibilita uma discussão com os alunos sobre os critérios de validade da escrita.
Uma das cenas que me chamou a atenção foi o momento em que Biá se apresenta como escrivão que estava a escrever os nobres e grandes feitos acontecidos em javé. Desta forma, como um dos únicos a relatar os acontecidos, foi possível notar que se por ventura ele não soubesse ler e escrever, a história de Javé não seria conhecida por outros já que seria inundada pela represa e passaria a não existir. Com isso vejo a necessidade de se alfabetizar mais e mais pessoas atualmente para que possam quem sabe ser futuros escritores. 
4. A partir da leitura do artigo REFLEXÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO MOVIMENTO CTS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO de Décio Auler* Walter Antonio Bazzo** responda 
A. O que é o Movimento CTS?
Trata-se de um movimento que emerge em contextos bastante distintos do nosso, num segundo momento discutimos aspectos a serem considerados na configuração de seus objetivos no contexto educacional brasileiro, apontando limitações e desafios que se colocam. O CTS é um movimento iniciado na Europa e EUA que promove a participação democrática das discussões que envolvem Ciência e Tecnologia (C&T), compreendendo melhor, podem gerar impactos positivos e negativos para a vida das pessoas.
B. Como seria possível a incorporação das concepções defendidas por esse movimento na escola?
Os pressupostos do movimento CTS têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional. Desta forma, percebe–se a relevância de aproximar o aluno da interação com a ciência e a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, oportunizando a ele uma concepção ampla e social do contexto científico–tecnológico. Sendo assim, a incorporação das concepções definidas por esse movimento na escola é promover uma formação que possibilite aos indivíduos tomarem decisões responsáveis acerca da qualidade de vida em uma sociedade impregnada deciência e tecnologia.
5. Leia do artigo “CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO POPULAR" de Ennio Candotti e responda as seguintes questões:
 A. Segundo o artigo, o que é Divulgação Científica?
De acordo com a leitura do material estudado, divulgação científica, também conhecida como popularização da ciência, são as atividades que buscam fazer uma difusão do conhecimento científico para públicos não especializados
B. Qual o papel do cientista na Divulgação Científica? 
Sabe-se que o conhecimento deve estar à disposição de todos. Porém, a divulgação científica é algo que está distante de muitas pessoas, pois grande parte da população não está familiarizada à linguagem da ciência. Sendo assim o papel da divulgação cientifica é a necessidade de apresentar os resultados conquistados pelos cientistas à população, sendo divulgadas os avanços das ciências em diversas áreas. Mostrar para as pessoas o que tem sido feito para a melhoria de diversos procedimentos dentro das áreas como engenharia, medicina, farmácia, entre outros. 
Uma boa estratégia de comunicação é fazer com que os pesquisadores tenham bom senso, exigindo que das ações científicas uma visibilidade maior para serem mais fáceis de se assimilar. 
C. O que é a Carta de Budapeste?
Segundo os estudos realizados, sua principal preocupação é garantir a livre circulação das ideias e informações científicas, que hoje é cerceada por interesses particulares e corporativos que respondem aos valores das rendas da economia, diferentes dos que movem, ou gostaríamos que movessem os laboratórios onde se produzem conhecimentos. A carta registra com justiça que O conhecimento possibilitou aplicações que têm sido de grande benefício para a humanidade: a expectativa de vida cresceu, a cura de doenças se tornou possível, a produção agrícola aumentou. As novas técnicas de comunicação e informação abriram oportunidades sem precedentes para interação entre povos e indivíduos.
E. a partir da sua experiência responda: a. Você já foi a algum evento de Divulgação Científica? Em caso afirmativo, descreva o evento e seu enfoque.
Não.
 6. Sobre o artigo “A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO FORMAL/NÃO-FORMAL “de Moacir Gadotti, qual a diferença entre as linhas educacionais discutidas? Na sua opinião, é possível que a educação não-formal colabore com a educação formal? Justifique sua resposta.
De acordo com a leitura do texto, a educação formal é aquela que acontece nos sistemas de ensino tradicionais; tem metas claras e específicas e é caracterizada principalmente pelas escolas e universidades. Ela depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo, com ordens hierárquicas e burocráticas, definidas em nível nacional, com órgãos fiscalizadores dos ministérios da educação. A não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino, é mais generalizada, menos hierárquica e menos burocrática. Os programas de educação não-formal não necessitam obrigatoriamente seguir um sistema continuo e hierárquico de avanço. Podem ter duração inconstantes, e podem, ou não, atribuir certificados de aprendizagem.
Em minha opinião é possível que a educação não formal colabore com a educação formal, primeiramente buscando conhecer as potencialidades de cada uma, adaptando as em benefícios de todos. Como propriamente dito no material de estudos, sem opor ambas educações, já que cada uma tem sem conceito e intuito de maneira que no decorrer dos tempos os avanços tem sido constantes. 
7. Leia os três textos abaixo e responda as questões apresentadas em seguida. 
Texto 1 
“Causas naturais e antrópicas” Então, a tragédia da serra fluminense é natural ou provocada pelo homem? Aqui temos que separar a discussão em dois pontos: há a chuva em si e há as suas consequências. No primeiro item, a discussão é bizantina: nunca saberemos se a mega chuva era natural ou se havia dedo nosso, pela simples razão de que já não há mais nada natural em lugar nenhum do planeta; nosso dedo está em todo canto, visível ou não, onipresente, mas longe de onisciente. Uma chuva dessas poderia ter ocorrido num planeta igualzinho, mas sem humanos? Certamente. E com humanos? Mais provável. Se isso fosse tema de um hipotético julgamento, essa declaração do perito provocaria muxoxos no júri. E quanto às consequências da chuva? Nesse caso, além do sofrimento pela perda de tantas vidas, temos o sofrimento moral de saber que elas eram perfeitamente evitáveis. Como todos os anos, a mídia procurará geólogos e outros especialistas que explicarão com maquetes e animações por que as encostas do Sudeste brasileiro são áreas de risco em caso de chuva forte. Outros estimarão o número de pessoas vivendo nessas áreas – são 115 mil apenas na cidade de São Paulo –, lembrarão os relatórios e diagnósticos já elaborados e enviados aos setores competentes e mostrarão eloquentes fotos aéreas datadas documentando o expressivo crescimento urbano em áreas de risco.” 
Texto 2
 “Aluguel social” Enquanto as moradias não são entregues, o governo estadual segue com o pagamento do aluguel social para 2.735 famílias. Com pagamento variando entre 400 e 500, o gasto mensal com o benefício é de R$ 1.339.600. Em um ano, saem dos cofres públicos a quantia de exatamente R$16.075.200. Veja os números por cidade, divulgados pelo Governo do Estado, esta semana: Areal - 75 famílias (R$ 400) Bom Jardim - 76 famílias (R$ 400) Nova Friburgo – 97 famílias (R$ 500) Petrópolis – 772 famílias (R$ 500) São José do Vale Rio Preto – 81 famílias (R$ 400) Sumidouro – 47 famílias (R$ 400) Teresópolis – 1.587 famílias (R$ 500)” 
Texto 3
“Análise dos dados nos postos pluviométricos da Agência Nacional de Águas! Para a avaliação da magnitude das alturas pluviométricas observadas na Região Serrana, procedeu-se ao levantamento das séries históricas de chuvas diárias disponibilizadas no banco de dados HidroWeb (ANA, 2016).Cabe destacar a importância da utilização de séries históricas longas, já que quanto maior a série, mais confiável será o resultado da análise estatística, capturando as variações nas tendências de chuvas ao longo do tempo. Nas Tabelas 1 a 3 foram listados os postos selecionados, bem como o tamanho da série histórica de cada um. Como pode ser observado, a maioria dos postos pluviométricos cadastrados possui falhas significativas. 
Com base no que você leu, responda:
A. Qual é o assunto comum discutido nos três trechos apresentados acima? Após a leitura dos textos acima, pude identificar que se trata de assuntos relacionados a desastres ambientais, por consequências naturais e também humanas. 
B. Complete as lacunas associando cada trecho com sua função e indique qual o tipo de público interessado em cada leitura.
Texto 1: Causas naturais e antrópicas. 
Texto 2: Aluguel social.
Texto 3: Analise de dados pluviométricos. 
C. Qual texto tem o objetivo de reportar resultados de pesquisa científica? Que elementos orientaram tua resposta? Qual é o público desse texto?
O objetivo de reportar resultados de pesquisas cientifica é encontrado no texto 3. O que me levou a chegar a essa conclusão foi o elemento “Análise dos dados nos postos pluviométricos da Agência Nacional de Águas!”, já que se trata de analise demonstra resultado de pesquisas. O publico desse texto são os pontos pluviométricos estudados e as tendências das chuvas.
D. Qual texto tem o objetivo de noticiar um problema? Que elementos orientaram tua resposta? Qual é o público desse texto? 
O texto 2 tem intuito de relatar um problema, já que o mesmo usa como elemento os cálculos de valores recebidos por cada cidade, sendo eles variados de acordo com o número de pessoas. Os elementos que me orientaram a essa resposta foram o fato de falarem já que as moradias não foram entregues o governo seguiu pagando um valor para amenizar o problema. O publico desse texto são as famílias.
E. Qual texto tem o objetivo de divulgar uma questão de natureza científica? Que elementos orientaram tua resposta? Qual é o público desse texto? 
Trata-se de uma natureza cientifica o texto 1, por conter um processometódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema. Os elementos que indicam são “Como todos os anos, a mídia procurará geólogos e outros especialistas que explicarão...”, “Outros estimarão o número de pessoas vivendo nessas áreas...”. Tendo como público alvo a tragédia ocorrida, buscando investigar os culpados pelo ocorrido, se é causa natural ou dedo humano.
8. Escolha um dos conceitos abaixo e pesquise na internet relato de experiência que faça a utilização do conceito escolhido em aula de ciências, em qualquer nível formativo.
 A– Concepção Alternativa 
B – Zona de Desenvolvimento Proximal 
C – Curiosidade Epistemológica 
Concepção Alternativa
https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID232/v9_n1_a2014.pdf
No ensino, as chamadas “concepções alternativas” que os estudantes trazem para sala de aula, diversas pesquisas realizadas em vários países nos últimos tempos têm mostrado a importância de se considerada tal concepção. Diversos trabalhos foram desenvolvidos procurando compreender como a estrutura cognitiva de estudantes e professores encontram-se organizadas em diversas áreas do conhecimento, buscando analisar sua influência na aquisição de conceitos.
A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com uma turma de 21 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública na cidade de Tijucas, Santa Catarina. Os estudantes, no ato da pesquisa, ainda não haviam estudado o tema: solo. Para coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado, que segundo Gil (2010) é uma técnica de investigação em que os estudantes se expressam por meio de questões abertas e fechadas, sendo possível conhecer suas opiniões, valores, crenças, situações vivenciadas, sentimentos e expectativas. A análise de conteúdo a posteriori foi escolhida para extrair os significados explícitos e implícitos nas respostas apresentadas pelos estudantes. Segundo Bardin (2002), a possibilidade de uma categorização com categorias a posteriori é possível a partir da análise do material. 
As questões apresentadas aos estudantes, encontram-se no quadro 1: 
Quadro 1: questões apresentadas aos estudantes com relação ao tema solo. 
1.Você acredita que o uso de fertilizantes em solos é uma boa estratégia para evitar prejuízos na plantação?
a) sim, pois evita a proliferação de pragas. 
b) não, pois além de não acabar com as pragas, prejudica a qualidade do alimento.
c) Depende da quantidade utilizada. 
2. Qual ou quais são as funções de um solo? Faça um desenho justificando sua resposta. 
3. Qual o papel ambiental do solo nas nossas vidas? Faça um desenho justificando sua resposta
Estamos trabalhando com a metodologia do Ensino/Aprendizagem por Investigação. Então pesquise, procure, converse, se informe, leia. Só não faça cópia de textos da internet!!! Leia tudo, apreenda o conteúdo e se expresse de forma espontânea.

Continue navegando