Buscar

ATX LITERATURA INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
LITERATURA INFANTIL;
PROFESSOR EXECUTOR: DAYSE ALVES PESSOA;
TUTOR: BIANCA INGRID FIGUEIREDO DE OLIVEIRA;
ALUNA: TAIS ROBERTA DOS SANTOS;
Conteúdo do exercício
Prezado (a) aluno (a),
Chegamos ao final da nossa disciplina. Espero que todos os conhecimentos aqui trabalhados tenham sido de grande relevância para o seu crescimento acadêmico e profissional.
Mesmo com a ampla produção literária dedicada ao público infantil, quando se fala nas histórias mais populares e antigas produzidas para as crianças rapidamente vêm à memória os “contos de fadas”, representado pelos autores Andersen, Perrault e Grimm – os Irmãos Grimm, principais e mais conhecidos contadores de histórias fantásticas.
 Com base no que estudamos nesta disciplina e outras fontes de pesquisa utilizada por você (sites, dissertações, monografia, etc.). Disserte sobre O papel desta narrativa no dia a dia da criança.
Lembre-se que o texto deve ser de sua autoria, com no máximo 30 (trinta) linhas, e que as citações devem ser referenciadas.
Bons estudos e sucesso sempre!
Contos de Fadas e o desenvolvimento infantil
As histórias infantis são contos bem antigos e ainda hoje podem ser consideradas verdadeiras obras de arte, lembrando sempre que seus enredos falam de sentimentos comuns a todos nós, como: ódio, inveja, ciúme, ambição, rejeição e frustração, que só podem ser compreendidos e vivenciados pela criança através das emoções e da fantasia. 
Os contos de fadas funcionam como instrumentos para a	descoberta desses sentimentos dentro da criança (ou até mesmo de adultos), poisos mesmos são capazes de nos envolver em seu enredo, de nos instigar a mente e comover-nos com a sorte de seus personagens. Causam impacto em nosso psiquismo, porque tratam das experiências cotidianas, permitindo que nos identifiquemos com as dificuldades ou alegrias de seus heróis, cujos feitos narrados expressam, em suma, a condição humana frente às provações da vida.
Histórias como: Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Cinderela, o Lobo mau e todos os seus companheiros continuam sendo os antídotos mais eficientes contra as angústias e temores infantis. 
Quando essas histórias são apresentadas às crianças, os personagens podem ajudá-las a se tornar mais sensíveis, esperançosas, 21 otimistas e confiantes na vida. A fantasia é fundamental para o desenvolvimento emocional da criança. 
Nessas histórias, a criança se identifica mais facilmente com os problemas dos personagens. Ao mergulhar com prazer no faz-de-conta, as crianças dão vazão às próprias emoções.
Os contos começam de maneira simples e partem de um problema ligado à realidade como a carência afetiva de Cinderela, a pobreza de João e Maria ou o conflito entre filha e madrasta em Branca de Neve. 
Na busca de soluções para esses conflitos, surgem as figuras “mágicas”: fadas, anões, bruxas malvadas. E a narrativa termina com a volta à realidade, em que os heróis se casam ou retornam ao lar. Em uma analogia de crescimento pessoal, superação de limitações, batalhas e vitórias, a melhor conquista é o que se aprende com os contos de fadas: que tudo pode acontecer, depende da sua força de vontade, são inúmeros os valores que podemos trabalhar a partir de um conto de fadas!
REFERÊNCIAS:
AZEVEDO, Ricardo. Literatura infantil: origens, visões da infância e certos traços populares. Disponível em http:// www.ricardoazevedo.com/artigo07.htm.
Acessado em 17-11-2020.
BARCO, Frieda Liliana Morales, RÊGO, Zíla Letícia Goulart Pereira, FICHTNER, Marília Papaléu. Era uma vez ... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato, 2001.
BETTLLHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Disponível em: http://fernandomaues.com/noigandres/textos/ensino/a_psicanalise_dos_contos_de_fadas.pdf.
Acessado em 22/11/2020.
DOHME, Vania. A atividade lúdica como mídia educacional.... Disponível em
http://www.ueb-df.org.br/artigo0.asp?art=11.
Aacessado em 20/11/2020.

Outros materiais