Buscar

Estudo Dirigido Embriologia - 1

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO EMBRIOLOGIA - 1
Fale sobre as células do epitélio germinativo masculino e sinalize os principais eventos que ocorrem durante a gametogênese masculina:
As espermatogônias (células germinativas primordiais) são transformadas em espermatócitos primários, as maiores células germinativas nos túbulos seminíferos dos testículos. Cada espermatócito primário sofre, em seguida, a primeira divisão meiótica, para formar dois espermatócitos secundários haploides, que possuem aproximadamente metade do tamanho do espermatócito primário. Em seguida, os espermatócitos secundários sofrem a segunda divisão meiótica para formar quatro espermátides haploides, que são aproximadamente a metade do tamanho dos espermatócitos secundários. As espermátides (células em estágio avançado de desenvolvimento) são transformadas gradualmente em quatro espermatozoides maduros pelo processo conhecido como espermiogênese. O processo completo, incluindo a espermiogênese, demora cerca de dois meses para acontecer. Quando a espermiogênese é completada, os espermatozoides estão prontos para exercer a sua função.
Enumere as funções das células de Sertoli e Leydig:
As células de Sertoli são responsáveis por dar suporte e nutrir os espermatozoides, constituir a barreira hematotesticular (separa o sangue dos espermatozoides em formação), além de atuar na fagocitose e digestão de restos citoplasmáticos das espermátides e secreção do fluido testicular, ABP (proteína ligante de andrógeno) e produção de inibina. Já as células de Leydig são responsáveis pela produção de testosterona (estimulado pelo LH) e consequentemente serão responsáveis pelas características sexuais secundárias do homem.
Discorra sobre as funções das células foliculares:
Elas são responsáveis pela proteção do ovócito e pela liberação de uma substância chamada OMI, a qual inibe a meiose. Também produz sinais químicos que atraem os espermatozoides, ou seja, ou seja, contribui para um processo conhecido como quimiotaxia
Fale, brevemente, sobre a atresia folicular:
A grande maioria dos folículos sofre degeneração, esse processo consiste na morte do óvulo e desintegração das células granulosas, enquanto que as células tecais sofrem aumento de volume e de número, muitas vezes o conjunto, podendo simular um corpo lúteo. A Atresia ocorre desde a fase fetal até a vida adulta e só é interrompida quando a mulher entra no período da menopausa.
Resumidamente, discorra sobre os principais eventos que ocorrem durante a gametogênese feminina:
Durante a vida fetal inicial, as oogônias proliferam por mitose, essas células sexuais primordiais crescem e se tornam os oócitos primários antes do nascimento. Assim que o oócito primário se forma, células do tecido conjuntivo o circundam e formam uma única camada de células achatadas, as células foliculares. O oócito primário circundado por essa camada de células foliculares, constitui o folículo primário. O oócito primário é logo envolvido por um material glicoproteico acelular e amorfo, a zona pelúcida. Os oócitos primários iniciam a primeira divisão meiótica antes do nascimento, mas o término da prófase não ocorre até a adolescência. Na puberdade, quando um folículo matura, o oócito primário aumenta de tamanho e, imediatamente, antes da ovulação, completa a primeira divisão meiótica para dar origem ao oócito secundário e ao primeiro corpo polar. Na ovulação, o núcleo do oócito secundário inicia a segunda divisão meiótica, mas ela progride somente até a metáfase, quando a divisão é interrompida. Se um espermatozoide penetra o oócito secundário, a segunda divisão meiótica é completada, e a maior parte do citoplasma é novamente mantida em uma célula: o oócito fecundado. A outra célula, o segundo corpo polar, também é formada e irá se degenerar. Assim que os corpos polares são expelidos, a maturação do oócito está completa
Quais são as funções dos hormônios FSH e LH para a espermatogênese e como ocorre sua regulação?
O FSH age nas células de Sertoli estimulando a produção de Proteína Ligadora de Andrógeno (Androgen Binding Protein – sigla ABP), a qual é responsável por transportar a testosterona para dentro do epitélio seminífero, mantendo os níveis adequados do hormônio para garantir a espermatogênese. A sua regulação se dá pelo hormônio inibina, produzido nas células de Sertoli, e funciona como uma alça de controle, controlando via feedback negativo o balanço desse hormônio no organismo. O LH, por sua vez, atua nas células intersticiais (células de Leydig) estimulando a produção de testosterona, essencial para a espermatogênese. O seu controle também se dá por feedback negativo e é regulado pelo próprio hipotálamo que identifica a variação desse hormônio no sangue.
Os oócitos primários permanecem parados na prófase e não terminam sua primeira divisão meiótica antes de a puberdade ser alcançada. Qual a substância responsável por essa inibição e por qual célula ele é secretado? 
É uma substância conhecida como inibidor da maturação do oócito (OMI) que é secretada pelas células foliculares que envolvem o oócito primário.
O que é a espermiogênese e como ela ocorre?
É a fase final do processo de produção de espermatozóides, no qual as espermátides se transformam em espermatozoides propriamente ditos. Ocorre ao longo de 64 dias, e podem ser divididos em etapas. A primeira é chamada de Etapa do Golgi e nela ocorre a formação do grânulo acrossômico, o qual adquire um formato vesicular, contendo enzimas hidrolíticas, essa é a etapa do acrossomo, após isso, vários processos vão acontecendo simultaneamente na etapa de maturação, onde o espermatozoides adquirem o seu formato definitivo, com a finalização do flagelo e das outras organelas se tornando uma célula extremamente especializada, há também o reaproveitamento dos corpos residuais pelas células vizinhas. 
Referências Bibliográficas:
MOORE, K.L. & PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
SCHOENWOLF, G.C. et al. Larsen, Embriologia Humana. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Continue navegando