Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Nº horas atribuídas:_	hs.
Visto do(a) Profº: 	
CURSO: PSICOLOGIA CAMPUS: RIBEIRÃO PRETO
FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
	ALUNO: ANAH GIULIA RAMOS CISTERNA
	TURMA: PS4A18 RA:N527854 PERÍODO: MANHÃ
	DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: RESENHA CAPÍTULO 14 CONTRIBUIÇÃO DO TESTE DE RORSCHACH NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA.
	
	DATA ENTREGA:	28/	03/	2021.
RELATÓRIO DE ATIVIDADE
 	
Nesse capítulo vamos ver uma reflexão sobre as contribuições da técnica de Rorschach, segundo a escola de Paris, para aprofundamento e complementação da avaliação neuropsicológica e seus domínios.
A neuropsicologia é de importância ímpar para o psicodiagnóstico. O mais usado pelos psicólogos são os testes a partir da psicometria e vamos ver agora como a técnica de Rorschach contribui para a compreensão além das técnicas em psicometria.
PROTOCOLO DE ENTREGA DE RELATÓRIO DE ATIVIDADE
	ALUNO: 
	TURMA:	RA:	PERÍODO:
	DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
	
	DATA ENTREGA:	/	/	Recebido por:
PARECER DO ALUNO
Como aprendi em aula com a professora Selma, que é responsável pela disciplina “técnicas de investigação da personalidade", os testes psicológicos são bem mais antigos do que imaginamos, após o primeiro teste documentado (ocorreu após a primeira guerra) sobre a personalidade pós guerra. 
Em 1921 Jung e Rorschach apresentaram seus projetos. Rorschach, destacou-se pela forma incomum de observar desenhos a partir de pranchas (lâminas) ganhando visibilidade na mídia como algo relevante para o esclarecimento de ações psicológicas. Com o uso do material correto, ambiente adequado a visualização projetiva faz sentido.
O teste está sempre atualizando, e mesmo tendo quase 100 anos, o teste foi desenvolvido junto com a neuropsicologia, mesmo a neuropsicologia tendo se distanciado de testes de personalidade e foi dividida entre exames clínicos exploratórios e testes cognitivos comportamentais, por serem cientificamente comprovados e de fácil aplicação e estudos abundantes.
Para demonstrar a contribuição do teste no contexto da avaliação neuropsicológica, é sugerido uma análise gráfica para mostrar que a partir da imagem pode facilitar a compreensão visual e ser rica em dados.
A neuropsicologia estuda a interação entre aspectos biológicos e pela manifestação psíquica do indivíduo (desejo). Para estudar essa área adentramos vários ramos do conhecimento, exemplos: biologia, psicanálise, cognitivo-comportamental. Conforme a tecnologia avança nas descobertas, novos pontos de vista são gerados, pois questões antes sem soluções, passam a ser solucionáveis, desencadeando a necessidade de aprimoramento.
A origem do teste de Rorschach foi uma dinâmica em que envolvia cartões, com pacientes esquizofrênicos, onde era interpretado a manifestação artística feita com tinta e dobradura de papel, quando pessoas diferentes visualizavam coisas distintas e em padrões dispersos, projetava um conhecimento psicológico da personalidade, exigindo treinamento e pesquisa.
Padrões identificados por grandes pesquisadores que enriquecem o campo de investigação diagnóstica do teste é chamado de fenômenos especiais.
Cada lâmina possui seu tema, uma sequência lógica relacionada a qualquer interação. O teste de Rorschach é voltado à exploração do domínio afetivo e da personalidade. É um teste de potencial dentro do psicodiagnóstico, mas que exige muito profissionalismo, estudos, anamnese e técnica do psicólogo que aplica o teste.

Mais conteúdos dessa disciplina