Buscar

estudo dirigido - aulas 1 INTRODUÇÃO

Prévia do material em texto

CURSO DE FARMÁCIA
	Componente Curricular: Farmacognosia
	Professor: Rodrigo Santos Damascena E-mail: rodrigodamascena@fainor.com.br 
	Aluno: MARIANA PEREIRA ALVES
Roteiro de Estudos / Estudo Dirigido
Aulas 1 – HISTÓRIA DA HOMEOPATIA
1) Quais semelhanças existiam entre a Escola de Cós e a Homeopatia?
R: A escola de Cós interpretava as doenças dentro dos quadros específicos e particular de cada paciente a abordagem era feito com uma totalidade indivisível apoiando as terapêuticas nas reações terapêuticas e defensivas do corpo para poder conseguir a harmonia do organismo, sendo assim, a saúde, na escola do cós visão a cura pelo semelhante. A homeopatia é um sistema médico possuidor de racionalidade própria, distinta da medicina alopática, centrado no enfermo e não na doença. Principio vital que governa os fenômenos da vida. 
2) De que forma os princípios postulados por Galeno divergiam dos princípios da Homeopatia que viriam a se formar posteriormente?
R: Homeopatia: a cura pelo semelhante, ser humano como o todo.
Galeno, princípio a cura pelo contrário, e toda medicina caminhou neste sentido. Começa a ter um detalhamento maior das doenças do corpo humano, como acontecia. As enfermidades e os agentes medicinais, para Galeno, eram classificados em quatro ‘tipos’: frios, quentes, úmidos e secos. A partir deste entendimento, o autor indicava a cura pela utilização das ‘forças’ opostas, devendo-se administrar, por exemplo, um medicamento frio para o tratamento de uma doença quente. 
3) Como Paracelso contribuiu para retomar os pensamentos que se tornariam base da Homeopatia?
R: Ele era contra de alguns procedimentos da cura ao contrário que era aplicado naquela época, ele começou a desenvolver estas técnicas de diluição, redução das doses, das posologias, utilizar tratamentos mais leves mais brandos, essa ideia compôs a ideia de homeopátia. Retoma o tratamento como o individuo como todo.
4) O que fez com que Hahnemann buscasse outra forma de tratamento divergente das aplicadas em sua época?
R: As aplicadas na época de modo geral era as da escola de galeno, que era da alopatia, que tinham a visão da cura pelo contrário que era bastante intenso, pois empregavam substâncias em doses altas. Hahnemann clinicou durante algum tempo, mas mostrou-se insatisfeito, a exemplo de Paracelso, com os resultados obtidos com a medicina tradicional, incomodou pelas condições de como as pessoas eram tratadas com excesso de substâncias, pois dava mais danos do que tratamentos para as pessoas saudáveis. Em última análise, este foi um dos alicerces de seu ordenamento empírico e ‘experimental’, uma vez que, para Hahnemann, a observação genuína dos efeitos de um dado medicamento pressupõe que ele seja administrado às pessoas sãs, ao contrário do postulado por Paracelso. A partir desse momento Hahnemann começou a pesquisar a “lei dos semelhantes”. Em 1796 publicou o Ensaio sobre um novo princípio para averiguar os poderes curativos das substâncias medicinais. A ideia não era trazer o dano para a indivíduo.
5) Descreva os dois preceitos da Homeopatia e como Hahnemann os estabeleceu.
R: Diluição: começou a observar e a usar, o princípio da hemopatia da cura pelo semelhante, para reduzir a toxicidade das substâncias e Dinamização: partiu através da observação das pessoas que moravam longe melhor efeito, associou o medicamento com o balanço da carroça.