Buscar

FAEL Temas Contemporâneos em Educação

Prévia do material em texto

O autor do trecho a seguir abordou sobre esse tema no limiar do século XXI: “O papel da escola passa pela porta do conhecimento. É ajudar o ser que está em formação a viver, a encarar a vida. Eu acho que o papel da escola é nos ensinar quem somos nós, nos situar como seres humanos, nos situar na condição humana diante do mundo, diante da vida, nos situar na sociedade, é fazer conhecermos a nós mesmos” (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 9). O relato a cima pertence a:
b. Edgar Morin.
Como pode ser definido o multiculturalismo
e. É a prática de acomodar qualquer número de culturas distintas, numa única sociedade, sem preconceito ou discriminação.
Leia o trecho a seguir:
O objetivo de todo gestor ou diretor financeiro é reduzir custos e riscos por meio da organização e eficiência dos processos internos. Porém, muitas vezes é difícil saber como fazer isso na prática. Se essa é a sua situação, você precisa entender o que é auditoria dos processos internos. Esse é um elemento de controle, que permite avaliar se o plano de organização e a política usada para os procedimentos protegem os ativos e a confiabilidade dos dados e das informações gerenciais. O resultado é a diminuição de riscos, problemas e fraudes, que podem representar prejuízos irreparáveis. Por exemplo: você sabia que 5% dos funcionários furtariam sua empresa se tivessem oportunidade? Que R$ 428,00 é o valor médio de prejuízo devido a furtos internos? E que 77% das organizações sofrem fraudes de até R$ 1 milhão?
XERPA. 2018. Disponível em: <https://www.xerpa.com.br/blog/auditoria-processos-internos-10-dicas-preparar-empresa/>.
A partir do que se apresenta no texto acima, pode-se afirmar que para a realização de tal ação devemos realizar:
b. Auditoria do Processo
Segundo Jorge (2002), “a pergunta latente é: como formar pessoas num mundo de tecnologias? A autora chama a atenção para que a escola não caia no extremo de ao formar indivíduos para o mundo da tecnologia, dirigir suas ações para o lado mercadológico, formando-os num contexto onde serão vistos como trabalhadores eficientes e consumidores em potencial” (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 16/17).
Considerando o questionamento acima, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I- Ao contrário, destaca que o desenvolvimento do instrumental tecnológico, pode dar à escola subsídios para formar um novo homem, necessário ao novo mundo.
PORQUE
II- O saber passa a ser um instrumento de melhoria da vida de todos, sob um prisma de valores éticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
b. As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Como você pôde observar em seus estudos sobre Gênero, Cultura e Educação, o conceito de gênero passa a ser adotado no Brasil a partir dos anos1980, sendo que a maioria das teorias abordam em suas análises a oposição masculino/feminino. Sobre o caminho percorrido para apreensão dessa categoria, assinale V para Verdadeiro ou F para Falso para as afirmativas abaixo de depois assinale a alternativa correta sobre elas:
( ) Para Scott (1990) o gênero é um elemento constitutivo de relações sociais que se fundamentam nas diferenças observadas entre os sexos.
( ) O gênero é um dos modos mais recentes de dar significado às relações de poder e implica seis elementos.
( ) Os símbolos culturalmente disponíveis que evocam representações simbólicas (e contraditórias) são um dos elementos do gênero.
( ) Identidades subjetivas são as formas como as identidades de gênero são compreendidas biologicamente.
( ) De acordo com Barbieri, gênero pode ser explicado como conjuntos de práticas, símbolos, representações, normas e valores sociais elaborados socialmente a partir da diferença sexual, e que geralmente dão sentido às relações entre pessoas sexuadas.
d. V – F – V – F – V
O termo cigano é usado para designar povos de diferentes cores, crenças, religiões e costumes. O povo cigano tem convivido e superado diversos obstáculos, porém, o preconceito e a ignorância das pessoas têm sido quase impossível de superar, pois essa etnia é uma das mais hostilizadas no mundo” (Livro da Disciplina, cap. II, pág. 72). De acordo com o estudado no livro da disciplina, as afirmações acima são de qual escritor?
e. Marsiglia (2008)
 “Os indivíduos querem garantir um preparo voltado para o mundo do trabalho e das relações, onde os conhecimentos adquiridos tenham relação prática com a vida e a realidade, contando com educadores e um sistema competentes para fazer com que isso aconteça. Essa preocupação se baseia nas constantes dificuldades enfrentadas pelos indivíduos e também pelas novas exigências que lhe são impostas, dificuldades que nem sempre estão preparados para enfrentar”. Baseado nas afirmações acima, o que levam os estudantes a ver na educação a esperança de um mundo melhor?
Responda assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 (__) Divergências.
 (__) Escolarização.
 (__) Qualificação.
 (__) Aperfeiçoamento constante.
 (__) Autonomia.
e. F, V, V, V, F.
Sem o diálogo entre o trabalhador e o conteúdo real da aprendizagem, sem o diálogo entre a prática profissional e a prática escolar, não haverá possibilidade de que o conhecimento adquirido através do cotidiano profissional seja reelaborado a partir da prática escolar. ”Esse relato refere-se a qual autor?
Escolha uma:
a. Carvalho (2000).
“A ascensão da burguesia ao poder foi inicialmente marcada por uma perspectiva revolucionária, na medida em que se reivindicou o acesso de todas as pessoas a direitos considerados universais. A queda da monarquia simbolizava o fim de um regime servil, que garantia privilégios inesgotáveis à classe dominante enquanto a população enfrentava situações de miserabilidade”. Assinale a afirmativa correta em relação ao que descreve os direitos universais de cada um:
b. Trabalho, moradia, alimentação, educação, saúde;
 
Dada a importância de tornarmos frequente e contínua a discussão sobre a garantia do respeito a todos os indivíduos, vale relembrar os dois primeiros artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Baseado no conteúdo estudado, relacione a importância do documento que norteia as políticas públicas em relação aos cidadãos e cidadãs:
A)Artigo I.
B)Artigo II.
(__) Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração.
(__) Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
(__) São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas as outras com espírito de fraternidade.
(__) Sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, política, opinião pública ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
e. B, A, A, B.
 “As feministas apresentam aos candidatos a eleições parlamentares, em um grande número de cidades brasileiras, documentos contendo suas reivindicações, condicionando seu apoio às candidaturas ao compromisso dos candidatos com essas exigências”. Em qual ano o movimento das mulheres se consolida como força emergente?
d. 1978.
A Europa, no século XVIII, foi marcada por grandes revoluções e, consequentemente, pela intensa participação da população no campo da política. As mulheres participaram ativamente, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução. Elas representavam o privado e sua participação ativa era rejeitada. (Livro da Disciplina, Cap. II, pág. 32). Assinale a alternativa correta, em que diz em qual revolução as mulheres participaram ativamente:
d. Revolução Francesa.
Se recorrermos a um dicionário para definir a palavra “escola”, teremos: “estabelecimento de educação, público ou privado, no qual o ensino, geral ou especializado, é ministrado de forma coletiva e segundo uma planificação sistematizada, conjunto dos alunos, professores e pessoal auxiliar de um desses estabelecimentos, edifício onde funciona um desses estabelecimentos” (Livro da Disciplina, Cap.I, pág. 20). Baseado no conteúdo estudado, relacione os vários significados que esta palavra demonstra.
I- Dimensão pedagógica
II- Dimensão administrativa
III- Dimensão política
IV- Dimensão social
V- Dimensão cultural
VI- Dimensão humana
(__) Situa as relações de poder e o processo decisório.
(__) Compreende o processo de ensino e aprendizagem, com todas as variáveis que o constitui, por exemplo, a organização dos conhecimentos, do espaço e do tempo escolar, a relação professor-aluno, a metodologia de ensino.
(__) Engloba as questões de infraestrutura e de pessoal, como os problemas hidráulicos e elétricos, merenda, quadro de pessoal, dentre outros.
(__) Compreende os sentimentos, desejos, dificuldades pessoais, os conceitos e preconceitos que povoam o íntimo de cada um de nós.
(__) Envolve as raízes e vivências que promovem a elevação do homem, conferindo-lhe uma identidade social e cultural. Por exemplo, suas tradições religiosas, políticas, expressões artísticas, hábitos alimentares.
(__) Refere-se à relação com a comunidade escolar em um sentido bem amplo, à relação interna entre professores, alunos e funcionários e à relação estabelecida com pais, moradores próximos à escola, secretaria de educação e sociedade em geral.
b. III, I, II, VI, V, IV.
Atualmente, as escolas indígenas estão inseridas no sistema de ensino brasileiro como modalidade de ensino e como categoria “escola indígena”, que a torna diferente das outras escolas brasileiras. Isso tem forçado às instituições de ensino a aprenderem a lidar com a diversidade cultural e a garantirem os direitos dos indígenas a uma escola diferenciada.
De acordo com os estudos do livro da disciplina, o relato acima se refere a qual escritor?
a. Ângelo (2006).
 “Podemos enumerar quatro razões importantes para a utilização da terminologia “necessidades educativas especiais”. A primeira compreende que várias pessoas são afetadas por várias deficiências e não existe uma só que possa caracterizá-las. A segunda revela que as categorias confundem o tipo de educação especial necessário, pois se estão todos nas mesmas categorias, suas necessidades são também semelhantes. A terceira razão diz respeito aos recursos proporcionados a uma determinada categoria, os que não se enquadram nela não podem utilizar, por exemplo, recursos comunitários só para pessoas que têm um tipo de deficiência. E a quarta ressalta o caráter rotulante e negativo que é designado às pessoas com deficiência, separando-as por grupos distintos tornam, assim, impossível a ideia de que façam parte de outros grupos”. De acordo com o estudado, a quais autores se refere o relato acima?
d. Marchesi e Palacios (2004).
Há uma modalidade de ensino que “propõe a organização de escolas nas quais seja privilegiada a fusão entre a qualidade do atendimento especializado com a qualidade do atendimento da rede regular de ensino, [...] que visa compreender que o convívio social da pessoa com deficiência, com seus pares, pode oferecer a efetivação das relações de respeito, de dignidade, de construção da identidade, de cidadania e de organização das regras sociais de forma justa, respeitosa e solidária”. De qual modalidade de ensino estamos falando?
a. Educação Inclusiva.
Se recorrermos a um dicionário para definir a palavra “escola”, teremos: “estabelecimento de educação, público ou privado, no qual o ensino, geral ou especializado, é ministrado de forma coletiva e segundo uma planificação sistematizada, conjunto dos alunos, professores e pessoal auxiliar de um desses estabelecimentos, edifício onde funciona um desses estabelecimentos” (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 20). Baseado no conteúdo estudado, relacione os vários significados que esta palavra demonstra.
I- Dimensão pedagógica
II- Dimensão administrativa
III- Dimensão política
IV- Dimensão social
V- Dimensão cultural
VI- Dimensão humana
(__) Situa as relações de poder e o processo decisório.
(__) Compreende o processo de ensino e aprendizagem, com todas as variáveis que o constitui, por exemplo, a organização dos conhecimentos, do espaço e do tempo escolar, a relação professor-aluno, a metodologia de ensino.
(__) Engloba as questões de infraestrutura e de pessoal, como os problemas hidráulicos e elétricos, merenda, quadro de pessoal, dentre outros.
(__) Compreende os sentimentos, desejos, dificuldades pessoais, os conceitos e preconceitos que povoam o íntimo de cada um de nós.
(__) Envolve as raízes e vivências que promovem a elevação do homem, conferindo-lhe uma identidade social e cultural. Por exemplo, suas tradições religiosas, políticas, expressões artísticas, hábitos alimentares.
(__) Refere-se à relação com a comunidade escolar em um sentido bem amplo, à relação interna entre professores, alunos e funcionários e à relação estabelecida com pais, moradores próximos à escola, secretaria de educação e sociedade em geral.
Assinale a alternativa que tem a ordem correta:
d. III, I, II, VI, V, IV
 “A organização do trabalho, no interior das instituições de educação e ensino, assume formas históricas construídas socialmente”. Esse trecho se refere a qual trabalho?
d. Trabalho Pedagógico.
 “As feministas apresentam aos candidatos a eleições parlamentares, em um grande número de cidades brasileiras, documentos contendo suas reivindicações, condicionando seu apoio às candidaturas ao compromisso dos candidatos com essas exigências”. Em qual ano o movimento das mulheres se consolida como força emergente?
e. 1978
 “No século XIX, havia um movimento ativo de mulheres, enquanto no Brasil, ainda não. Esses movimentos queriam pôr em prática princípios iluministas e lutar para que as mulheres tivessem as mesmas chances de formação educacional para, com isso, terem acesso às mais variadas profissões e lutarem pela paridade política, o que possibilitaria que ocupassem cargos políticos no parlamento e, por que não, no Governo. Nessa época, surgem as primeiras advogadas, médicas, juristas, cientistas, economistas, engenheiras”. Em qual continente ou país havia esse movimento ativo de mulheres?
a. Europa e nos Estados Unidos.
Segundo Jorge (2002), “a pergunta latente é: como formar pessoas num mundo de tecnologias? A autora chama a atenção para que a escola não caia no extremo de ao formar indivíduos para o mundo da tecnologia, dirigir suas ações para o lado mercadológico, formando-os num contexto onde serão vistos como trabalhadores eficientes e consumidores em potencial” (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 16/17).
Considerando o questionamento acima, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I- Ao contrário, destaca que o desenvolvimento do instrumental tecnológico, pode dar à escola subsídios para formar um novo homem, necessário ao novo mundo.
PORQUE
II- O saber passa a ser um instrumento de melhoria da vida de todos, sob um prisma de valores éticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
a. As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Como pode ser definido o multiculturalismo
a. É a prática de acomodar qualquer número de culturas distintas, numa única sociedade, sem preconceito ou discriminação.
Se recorrermos a um dicionário para definir a palavra “escola”, teremos: “estabelecimento de educação, público ou privado, no qual o ensino, geral ou especializado, é ministrado de forma coletiva e segundo uma planificação sistematizada, conjunto dos alunos, professores e pessoal auxiliar de um desses estabelecimentos, edifício onde funciona um desses estabelecimentos” (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 20). Baseado no conteúdo estudado, relacione os vários significados que esta palavra demonstra.
I- Dimensão pedagógica
II- Dimensão administrativa
III- Dimensão política
IV- Dimensão social
V- Dimensão cultural
VI- Dimensão humana
(__) Situa as relações de poder e o processo decisório.
(__) Compreende o processo de ensino e aprendizagem, com todas as variáveis que o constitui, por exemplo, a organização dos conhecimentos, do espaço e do tempo escolar, a relação professor-aluno, a metodologiade ensino.
(__) Engloba as questões de infraestrutura e de pessoal, como os problemas hidráulicos e elétricos, merenda, quadro de pessoal, dentre outros.
(__) Compreende os sentimentos, desejos, dificuldades pessoais, os conceitos e preconceitos que povoam o íntimo de cada um de nós.
(__) Envolve as raízes e vivências que promovem a elevação do homem, conferindo-lhe uma identidade social e cultural. Por exemplo, suas tradições religiosas, políticas, expressões artísticas, hábitos alimentares.
(__) Refere-se à relação com a comunidade escolar em um sentido bem amplo, à relação interna entre professores, alunos e funcionários e à relação estabelecida com pais, moradores próximos à escola, secretaria de educação e sociedade em geral.
d. III, I, II, VI, V, IV.
Os estereótipos são construções sociais de como o masculino e o feminino são percebidos. Essas construções se fundamentam nas diferenças, que se dá, primeiramente, na “naturalização” de um processo que é cultural. Existe uma infinidade de exemplos que podem demonstrar a construção dessas diferenças. A educação sexista é dada primeiramente pela:
e. Família.
Estamos acostumados a vermos a mulher ocupando diversos espaços profissionais em nossa sociedade, apesar de ainda não existir equidade salarial com os homens que exercem as mesmas funções que elas. No entanto, sabemos que não foi sempre assim. Assinale a alternativa correta em relação ao que período que marca essa modificação:
b. Século XIX
Dada a importância de tornarmos frequente e contínua a discussão sobre a garantia do respeito a todos os indivíduos, vale relembrar os dois primeiros artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Baseado no conteúdo estudado, relacione a importância do documento que norteia as políticas públicas em relação aos cidadãos e cidadãs:
A)Artigo I.
B)Artigo II.
(__) Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração.
(__) Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
(__) São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas as outras com espírito de fraternidade.
(__) Sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, política, opinião pública ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
b. B, A, A, B.
Em relação à educação escolar indígena, a partir da década de 1970, ela passou a ser pensada de forma diferenciada, respeitando as experiências linguísticas, os direitos humanos e sociais, o saber tradicional dos povos indígenas, a diversidade culturas e os processos próprios de aprendizagem. Neste contexto, atualmente as escolas indígenas:
e. Estão inseridas no sistema de ensino brasileiro como modalidade de ensino e como categoria escola indígena, tornando-se diferente das outras escolas brasileiras.
 “Podemos enumerar quatro razões importantes para a utilização da terminologia “necessidades educativas especiais”. A primeira compreende que várias pessoas são afetadas por várias deficiências e não existe uma só que possa caracterizá-las. A segunda revela que as categorias confundem o tipo de educação especial necessário, pois se estão todos nas mesmas categorias, suas necessidades são também semelhantes. A terceira razão diz respeito aos recursos proporcionados a uma determinada categoria, os que não se enquadram nela não podem utilizar, por exemplo, recursos comunitários só para pessoas que têm um tipo de deficiência. E a quarta ressalta o caráter rotulante e negativo que é designado às pessoas com deficiência, separando-as por grupos distintos tornam, assim, impossível a ideia de que façam parte de outros grupos”. De acordo com o estudado, a quais autores se refere o relato acima?
c. Marchesi e Palacios (2004).
 “As intenções do ideário liberal burguês em relação à escolarização, demonstrando como, na sua origem, a burguesia possuía um caráter revolucionário, que se explica pela origem de classes, a partir do século XVIII, sobretudo durante o século XIX, com a consolidação da existência da escola” (Livro da Disciplina, cap. III, pág. 152). Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, no que diz respeito ao tipo de escola a citação acima se refere:
(__) Pública.
(__) Gratuita.
(__) Universal.
(__) Particular.
(__) Obrigatória.
(__) laica.
e. V, V, V, F, V, V.
Assinale a alternativa que completa corretamente o período abaixo.
De acordo com o que estudamos no tópico que trata do multiculturalismo no material didático de nossa disciplina, os Parâmetros Curriculares Nacionais já tratam essa temática em seus Temas Transversais, os quais propõem à escola uma reflexão sobre:
a. A ética, o meio ambiente, a saúde, a orientação sexual e a pluralidade cultural (esta última relacionada ao multiculturalismo).
Cada vez mais a defesa aos direitos humanos está presente em nosso cotidiano e nas políticas públicas. No tocante a ela, assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado. “As políticas públicas, de acordo com o que estudamos, no segundo capítulo de nosso material didático, são norteadas...”:
e. Pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Como você pôde observar em seus estudos sobre Gênero, Cultura e Educação, o conceito de gênero passa a ser adotado no Brasil a partir dos anos1980, sendo que a maioria das teorias abordam em suas análises a oposição masculino/feminino. Sobre o caminho percorrido para apreensão dessa categoria, assinale V para Verdadeiro ou F para Falso para as afirmativas abaixo de depois assinale a alternativa correta sobre elas:
( ) Para Scott (1990) o gênero é um elemento constitutivo de relações sociais que se fundamentam nas diferenças observadas entre os sexos.
( ) O gênero é um dos modos mais recentes de dar significado às relações de poder e implica seis elementos.
( ) Os símbolos culturalmente disponíveis que evocam representações simbólicas (e contraditórias) são um dos elementos do gênero.
( ) Identidades subjetivas são as formas como as identidades de gênero são compreendidas biologicamente.
( ) De acordo com Barbieri, gênero pode ser explicado como conjuntos de práticas, símbolos, representações, normas e valores sociais elaborados socialmente a partir da diferença sexual, e que geralmente dão sentido às relações entre pessoas sexuadas.
Escolha a ordem correta de sua resposta:
e. V – F – V – F – V.
Em relação à educação escolar indígena, a partir da década de 1970, ela passou a ser pensada de forma diferenciada, respeitando as experiências linguísticas, os direitos humanos e sociais, o saber tradicional dos povos indígenas, a diversidade culturas e os processos próprios de aprendizagem. Neste contexto, atualmente as escolas indígenas:
b. Estão inseridas no sistema de ensino brasileiro como modalidade de ensino e como categoria escola indígena, tornando-se diferente das outras escolas brasileiras.
No capítulo Educação, Trabalho e Cidadania, observa-se que as práticas educacionais, quando inseridas em uma concepção que valorize o saber socialmente significativo, deverá desenvolver uma relação direta entre educação e trabalho. No tocante a essa relação, assinale a alternativa correta.
a. Ela deve confrontar a experiência de educadores e educandos, suas práticas vividas e os conteúdos que são necessários de serem apreendidos.
Os direitos humanos são todos direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais para dignidade. Eles devem ser garantidos a todos os cidadãos, de qualquer parte do mundo e sem qualquer tipo de discriminação, como cor, religião, nacionalidade, gênero, orientação sexual e política. A Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, define quais são os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. Veja alguns e analise as sentenças a seguir, assinalando V, para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. Igualdade de direitos e deveres entre mulheres e homens.
II. Direito de pena de morte.
III. Liberdade de pensamento, de crença e de religião.
IV. Liberdadede escolha de profissão.
V. Acesso garantido à justiça.
c. São corretas as alternativas I,III, IV e V.
 “A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas”.
Conferência Sub-regional de Educação Ambiental para a Educação Secundária – Chosica/Peru (1976). Disponível em: < http://mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental>. Acesso em: 10 jul. 2018.
Considerando as implicações da educação, meio ambiente, sustentabilidade e as ações educativas, avalie as frases abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
a. A educação ambiental é necessária para despertar a consciência e preparar o professor para educar a favor da sustentabilidade e contextualizar para o aluno que esse aprendizado e conhecimento também se refletem aos direitos humanos.
Segundo Cury, em artigo publicado na Escola de Gestores do MEC, “a educação escolar é um bem público de caráter próprio por implicar a cidadania e seu exercício consciente, por qualificar para o mundo do trabalho, por ser gratuita e obrigatória no ensino fundamental, por ser gratuita e progressivamente obrigatória no ensino médio, por ser também dever do Estado na educação infantil”. Disponível em:. Acesso em: 9 jul. 2018 (adaptado). Considerando as informações apresentadas pelo texto, avalie as afirmações a seguir.
I O termo cidadania, usado no texto, explica o papel do cidadão quanto às tomadas de decisões individuais e/ou coletivas, caracterizando desse modo, umas das formas de exercer e reivindicar seus direitos.
II Um dos princípios da cidadania é excluir toda e qualquer pessoa que seja dependente, seja social ou econômica.
III Cabe aos cidadãos organizarem-se em grupos sociais, objetivando pleitear melhorias e qualidade na educação, para terem acesso aos mesmos direitos das classes privilegiadas bem como permitir sua entrada no cenário político nacional. Está correto o que se afirma em:
c. Estão corretas I, II e III
Estamos acostumados a vermos a mulher ocupando diversos espaços profissionais em nossa sociedade, apesar de ainda não existir equidade salarial com os homens que exercem as mesmas funções que elas. No entanto, sabemos que não foi sempre assim. Assinale a alternativa correta em relação ao que período que marca essa modificação:
b. Século XIX.
No tocante às questões vinculadas às relações étnico-raciais, aprendemos, a partir do estudo do capítulo 2.3 que, na escola, o maior desafio dos professores e educadores é:
b. Mudar a forma de ensinar a história do Brasil, tradicionalmente ensinada e sistematizada pela historiografia oficial.
Boaventura de Souza Santos afirma que “...temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades”. (p.56, . 2003). Em relação a essa afirmação, assinale abaixo a resposta que se relaciona com ela:
a. A cultura nos faz seres humanos diferentes uns dos outros, fazendo parte da constituição de cada um de nós e presente em nossos relacionamentos, cabendo à escola o papel de situar a condição humana diante do mundo, como seres humanos.
Considerando-se o exposto no capítulo 3, sobre a relação entre educação e trabalho, considera-se que, dentro desse contexto, O professor não deverá se restringir em satisfazer apenas as necessidades e carências, buscará despertar outras necessidades , o professor tem a função de:
b. Acelerar e disciplinar os métodos de estudo, exigir o esforço do educando, propor conteúdos e modelos compatíveis com suas experiências vividas para que o indivíduo se mobilize para uma participação ativa em seu grupo social e de trabalho.
Considerando-se o exposto no capítulo 3, sobre a relação entre educação e trabalho, considera-se que, dentro desse contexto, O professor não deverá se restringir em satisfazer apenas as necessidades e carências, buscará despertar outras necessidades , o professor tem a função de:
e. Acelerar e disciplinar os métodos de estudo, exigir o esforço do educando, propor conteúdos e modelos compatíveis com suas experiências vividas para que o indivíduo se mobilize para uma participação ativa em seu grupo social e de trabalho.
Deve, a educação, como direito fundamental, destinar-se primeiramente às crianças, embora até recentemente elas e os adolescentes não tenham sido tratados como cidadãos nem como sujeitos de direitos. MAIA, H. S. O Direito das Crianças à Educação. Disponível em https://aplicacao.mpmg.mp.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1025/R DJ Direito das crianças a educaçao - heli de souza maia.pdf?sequence=1>. Acesso em: 9 jul. 2018 (adaptado). Nesse contexto, para construir uma educação igualitária, coletiva, social e de qualidade e que promova as transformações necessárias para a autonomia das crianças, adolescentes e jovens, espera-se que o Poder Público:
d. Atenda, de forma satisfatória e adequada, através de gestão orçamentária e das boas práticas em conjunto com as políticas públicas apropriadas, as necessidades da população.
Assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado. De acordo com o conteúdo estudado no Capítulo 2, do livro didático desta disciplina, dentre as ações da escola enquanto espaço de convívio social, encontra-se a de estar em constante formação sobre:
c. as temáticas como: diversidade cultural, questões étnico-raciais, questões de gênero e inclusão, entre outras mais.
Mesmo o Ministério da Educação promovendo cursos à distância sobre o tema, o direcionamento dado à questão fica quase sempre a critério dos interesses e do empenho das instituições e dos próprios professores. Na maioria dos casos, o assunto fica a cargo dos docentes de Ciências pela compatibilidade com o tema ou limitado a projetos esporádicos realizados ao longo do ano.
PAIVA, T. Os desafios da Educação Ambiental. Carta Educação. Disponível em:< http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/os-desafios-da-educacao-ambiental/ >. Acesso em: 11 jul. 2018 (adaptado).
a. Ação transformadora, cujo comprometimento está focado na formação de indivíduos críticos, proativos e responsáveis que respeitem o meio ambiente e os demais ecossistemas.
Outro conteúdo importante para entendermos o multiculturalismo diz respeito à inclusão. Esse assunto é abordado em nosso livro didático– Inclusão: ensinando e aprendendo na diversidade. Sobre o conceito das necessidades especiais educativas, no Brasil, é correto afirmar que:
c. Foi adotado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (BRASIL, 1997), abrangendo todas as crianças e jovens com deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
A Declaração de Salamanca realizada em 7 e 10 de Junho de 1994, nas políticas Educacionais, no ambiente escolar tem seus princípios filosóficos na Educação Inclusa, norteando o trabalho profissional do docente nas Práticas Pedagógicas, que levem em conta os saberes e conhecimentos desse aluno, até produzindo experiências de vida com os educandos de necessidades especiais. De acordo com o texto exposto, que acontecimento ocorre na ação inclusiva do aluno com necessidades especiais? Marque a alternativa correta.
b. O resultado de novos profissionais da área educacional, objetivo ao educando com necessidades especiais de transformar, acolher, construir esse indivíduo em suas diferenças em novas individualidades e novos sujeitos com autonomia e independência nas relações sociais preparando para incluir nas atividades e grupos sociais, a luta contra a discriminação, atos solidários e cooperativos com relação ao outro.
Na Constituição Brasileira (1988), auxilia e protege a população reivindicando os seus direitos sociais, a alimentação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, proteção a maternidade, previdência social, e assistência aosabandonados. A outro princípio na Lei nº 5692 /71, que ampara a Educação é um direito de todos, mas na realidade não é isso que acontece, pois existem muitas pessoas que ainda não tem acesso a escolaridade por vários motivos e situações particulares em sua vida. De acordo com o texto exposto qual é a teoria do autor Oliveira (1998), com essa declaração do Direito à Educação na Constituição Federal no Brasil?
c. O autor declara que esses direitos a educação devem-se tomar novas medidas para que haja uma verdadeira ruptura com o paradigma atual desses direitos humanos sociais. Representando um salto de qualidade com relação à legislação anterior, com maior precisão da redação e detalhamento, introduzindo se, até mesmo, os instrumentos jurídicos para a sua garantia. Entretanto, o acesso, a permanência e o sucesso na escola fundamental continuam como promessa não efetivada.
 “A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas”. Conferência Sub-regional de Educação Ambiental para a Educação Secundária – Chosica/Peru (1976). Disponível em: < http://mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental>;. Acesso em: 10 jul. 2018. Considerando as implicações da educação, meio ambiente, sustentabilidade e as ações educativas, avalie as frases abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
c. A educação ambiental é necessária para despertar a consciência e preparar o professor para educar a favor da sustentabilidade e contextualizar para o aluno que esse aprendizado e conhecimento também se refletem aos direitos humanos.
O professor em suas Práticas Educacionais introduz uma ação que valoriza os seus conhecimentos, valores éticos e morais em sua função pedagógica. Em seus exercícios práticos é constituído na educação e no preparo para o trabalho o relacionamento no educando integrando na sociedade. Porém, o educador com essas práticas educativas não deverá limitar esse educando em sua aprendizagem, e sim conscientizar, incentivar esse aluno em suas potencialidades e esforços para que haja uma mobilização e iniciativa própria desse aluno no mercado de trabalho. De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor FREIRE, (1999, p. 34), do papel do professor e suas práticas educativas com a pessoa com necessidade especial?
d. O professor não deve solicitar a cada aluno um relacionamento ao grupo, que deverá compreender que todas as pessoas passam por situações diferentes das que imaginam como ideais, mas aprendem a lidar com elas, assim como aprendem algo importante para seu desenvolvimento pessoal.
Desde a história da humanidade é constituído relações entre homens, mulheres e crianças, que determinam entre si resultados de suas existências humanas e familiares. Com a sua cultura social e na ideia Educação e dos Direitos Humanos, lidamos, sobretudo, com essa segunda forma de entender os princípios da educação. Esses princípios educam, previne, orienta, aconselha e oferece uma base de reflexão para preparar no ser humano o ato de superar os obstáculos que a própria vida com decorrer do tempo acontece, principalmente nos momentos de tomar decisões exatas, ou seja refletir os resultados positivos nas suas atitudes e se possível na medida exata em sua vida individual ou em coletividade. De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor segundo (VIGOTSKI, 1998), sobre o processo educativo em suas relações humanas?
e. Na aprendizagem é um aspecto fundamental da constituição dos seres humanos, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas e, por essa razão, se perpetua por toda a vida do indivíduo.
Considerando o processo histórico de colonização dos povos indígenas, assinale a sentença correta.
d. A partir da década de 1970, com a intensificação de diversos segmentos em favor da preservação e respeito a cultura indígena, possibilitou um redirecionamento na compreensão das etnias indígenas e de seu trabalho nas escolas, respeitando e considerando as diferentes expressões culturais, linguísticas e sociais.
Para construirmos uma educação formando cidadãos com inclusão de pessoas com deficiências é necessário não só da Instituição Educacional, mas sim, envolver a família, sociedade e o Estado, para a construção de uma comunidade com princípios, valores morais e éticos. De acordo com o texto exposto, qual é a visão do autor (SKLIAR, 1997, p. 40), em sua teoria que aponta a formação do docente e algumas condições básicas no desempenho escolar, com a pessoa de deficiência no ambiente social.
c. A formação dos professores deve ser específica (especializada) em pedagogia especial e que esses docentes devem ser remunerados com gratificação especial por sua ocupação com pessoas que apresentam deficiências. Não há oferta de emprego, não há captação das competências dessa mão de obra pelo mercado de trabalho, e não há trânsito social nas instituições básicas da cidadania, como saúde e educação.
Os direitos humanos são todos direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais para dignidade. Eles devem ser garantidos a todos os cidadãos, de qualquer parte do mundo e sem qualquer tipo de discriminação, como cor, religião, nacionalidade, gênero, orientação sexual e política. A Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, define quais são os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. Veja alguns e analise as sentenças a seguir, assinalando V, para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
Igualdade de direitos e deveres entre mulheres e homens.
Direito de pena de morte.
Liberdade de pensamento, de crença e de religião.
Liberdade de escolha de profissão.
Acesso garantido à justiça.
A seguir, assinale a alternativa correta:
c. São corretas as alternativas I,III, IV e V.
Assinale a alternativa que completa corretamente o período abaixo. De acordo com o que estudamos no tópico que trata do multiculturalismo no material didático de nossa disciplina, os Parâmetros Curriculares Nacionais já tratam essa temática em seus Temas Transversais, os quais propõem à escola uma reflexão sobre:
e. A ética, o meio ambiente, a saúde, a orientação sexual e a pluralidade cultural (esta última relacionada ao multiculturalismo).
A Europa, no século XVIII, foi marcada por grandes revoluções e, consequentemente, pela intensa participação da população no campo da política. As mulheres participaram ativamente, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução. Elas representavam o privado e sua participação ativa era rejeitada. (Livro da Disciplina, Cap. II, pág. 32). Assinale a alternativa correta, em que diz em qual revolução as mulheres participaram ativamente:
e. Revolução Francesa
Para Compiani (2001), sem o desenvolvimento de uma formação reflexiva e crítica, grande parte dos professores seguem a rotina e permanecem com as velhas práticas, não se abrindo para mudanças e mostrando-se inseguros para desenvolver novas ideias. Dessa forma, as especificidades da educação ambiental, tanto em nível temático como nas práticas metodológicas, determinam a necessidade de processos específicos de formação e capacitação dos professores, a fim de que ela seja implementada na escola para atender às reais necessidades do educando. Assim, torna-se relevante que a formação de profissionais para atuar coma educação ambiental assegure: Analise as afirmativas abaixo sobre o que é relevante que a formação dos profissionais para atuar com a educação ambiental garanta:
I O conhecimento dos conteúdos específicos da temática;
II. O domínio dos procedimentos que favoreçam a pesquisa dos complexos temas ambientais em suas complexas fontes de informação;
III. A reflexão sobre o tratamento didático dos conteúdos, valores e atitudes sobre o meio ambiente;
IV. A superação da complexidadeda sociedade moderna, aliada ao caráter integrador do tema meio ambiente, permitindo por meio da teoria e da prática estudar o sujeito capaz de adquirir conhecimento;
V. Uma atitude de disponibilidade para a aprendizagem e busca por atualização.
e. I, II, III e V;
Segundo Rubim (apud CORNELL; THURSCHWELL, 1987, p. 171),
Homens e mulheres são, evidentemente, diferentes. Mas não são tão diferentes como dia e noite, terra e céu, yin e yang, vida e morte. De fato, do ponto de vista da natureza, homens e mulheres estão mais pertos um do outro do que qualquer outra coisa – por exemplo, montanhas, cangurus, ou palmas de coqueiro. A ideia de que homens e mulheres são mais diferentes um do outro do que qualquer outra coisa deve provir de algum lugar que não seja a natureza.
Considerando a explicação de Rubim, analise as sentenças a seguir e assinale a verdadeira.
c. A luta por igualdade de direitos pelas mulheres vem por quebrar um paradigma institucionalizado socialmente, pelos homens, destinando afazeres específicos para mulheres e outros para homens.

Mais conteúdos dessa disciplina