Buscar

Questões sobre Procariontes e Eucariontes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões sobre Procariontes e Eucariontes
1- Vimos dentro do grupo dos procariontes, as bactérias podem ser dividas em 2 grupos (conforme composição da parede celular). Essa diferença pode ser bem observada na coloração de Gram. Assim. Qual a influência desses grupos, na prática, para uma empresa que trabalha com a produção de detergentes?
Os detergentes são produto destinado à limpeza, compostos por diferentes substâncias solúveis em água que emulsificam, umedecem e desprendem a sujidade dos materiais por meio da diminuição da tensão superficial. Ele é composto por substâncias sintéticas, orgânicas, líquidas ou pós-solúveis em água que contêm agentes umectantes e emulsificantes que suspendem a sujidade e evitam a formação de compostos insolúveis ou espuma no instrumento ou na superfície.
Os detergentes normalmente removem as bactérias, não necessariamente às mata, só são eficientes contra as bactérias se houver em sua composição a presença de substâncias como quaternário de amônio, cloro, formol ou álcool com concentração igual ou superior a 70%. Ao produzi-los, deve se levar em consideração os grupos de bactérias existentes e a finalidade para qual o produto será destinado de acordo com a sujidade e complexidade da superfície, uma vez que estes reagem diferente ao contato com o detergente. As bactérias gram-positivas têm menor resistência contra detergentes enquanto que as bactérias gram-negativas são bastante resistentes, por conterem uma membrana externa. Desta forma, a formulação do detergente será diferenciada, quando se desejar tratar das bactérias gram-positivas, ou gram-negativas.
2- As bactérias podem ser agentes deteriorantes dos alimentos. Explique o princípio da deterioração desses microrganismos quando atacam as frutas.
A deterioração é um processo no qual há uma diminuição no potencial de desempenho. As frutas, são ricas em nutrientes, em água e carboidratos, dispondo de quantidade inferior de proteínas e lipídeos. O processo de deterioração nestas, pode iniciar a partir de injuria mecânica ou aberturas naturais na superfície. A deterioração mais comum é a fúngica, porém, algumas frutas possuem características atrativas para bactérias. Essas, possuem um pH próximo a neutralidade, alta atividade de água e alto potencial de oxi-redução. 
As bactérias liberam enzimas líticas que tem poder de degenerar componentes da célula, liberando água e outros constituintes necessários para sua multiplicação. Algumas bactérias provocam amolecimento e podridão, além de aparência úmida e odor desagradável nas frutas, isto acontece através da hidrolise da pectina. Nas regiões amolecidas, outros microrganismos podem se desenvolver, por identificarem compostos atrativos para seu crescimento. Outros gêneros de bactérias têm a habilidade de se multiplicar em baixas temperaturas, podendo produzir pectinases e fermentar açucares e álcoois presentes na fruta.
A casca das frutas é uma barreira física natural, que protege o interior do alimento, fazendo com que microrganismos tenham maior dificuldade de deteriora-lo. Levando em consideração a praticidade, as frutas têm sido cada vez mais comercializadas minimamente processadas, onde podem apresentar-se cortadas e descascadas. Este tipo de processamento também facilita a contaminação por bactérias, por não dispor da casca e por apresentar alta umidade, proveniente do corte.
3- Fungos (não patogênicos) podem ser usados na maturação de queijos, podendo conferir texturas e aromas diferentes do produto original. Explique os mecanismos de ação desses microrganismos para que ocorram essas alterações.
Os queijos colonizados por fungos são considerados queijos finos, e apresentam características diferenciadas, tais como a coloração azul-esverdeados e mofo branco na superfície, além dos sabores peculiares. O queijo gorgonzola, Camembert e o roquefort, são exemplos deste tipo de queijo.
Os queijos Roquefort e Gorgonzola, caracterizados como queijos azuis, são produzidos com a adição do mofo Penicillium roqueforti em condições rigorosamente controladas. O Roquefort possui casca com aspecto pegajoso, cor clara e textura bem macia com sabor intenso, picante e bastante característico. O Gorgonzola possui alto teor de gordura e conta com sabores que podem variar entre levemente adocicado, suave ou picante, de acordo com o método de fabricação e concentração de sal. O desenvolvimento do Penicillium roqueforti ocorre no processo de maturação. Nesta fase, através da ação proteolítica e lipolítica, o ácido lático é consumido e resulta em metabólitos. Na lipólise, as enzimas liberam ácidos graxos, que têm grande importância no sabor e aroma do queijo. Na proteólise acontece a hidrólise da caseína, pela ação da cultura primária e do fungo, produzindo aminoácidos, em seguida a proteólise é catalisada por enzimas.
O Camembert é um queijo produzido com o Penicillium camemberti, sua casca apresenta uma camada branca ou acinzentada de mofos, aveludada, dispões de textura macia e sabor levemente picante. O fungo se instala na superfície e produz enzimas que lançam uma reação em cadeia até o miolo do queijo. Quando o lactato é digerido, esse fungo faz com que o queijo fique mais ácido na parte externa do que na interna, o que leva os íons de fosfato de cálcio, que se encontravam na estrutura do queijo, a migrar para a superfície. A mudança na acidez e a movimentação do íon faz o interior do queijo amolecer. Na parte externa do queijo, ocorre uma digestão de proteínas que produz amônia, que se distribui pelo queijo e fornece seu aroma singular.
4- Explique porque algumas bactérias formam endósporos e qual a influência dos mesmos na tecnologia de alimentos.
Algumas bactérias têm a capacidade de esporular quando expostas a condições ambientais adversas. A formação do endósporo é um mecanismo de defesa das bactérias, que consiste na desidratação da célula e formação de parede espessa ao redor do citoplasma e cromossomo, no interior da membrana celular. As bactérias esporulam porque o esporo consegue sobreviver a situações adversas como calor intenso e falta de água, por suspender completamente a sua atividade metabólica. As bactérias não conseguiriam suportar tais transtornos.
Na tecnologia de alimentos, os esporos causam preocupação, por serem resistentes a altas temperaturas. O botulismo, doença causada pela bactéria Clostridium botulinum, é transmitida por alimentos industrializados mal esterilizados (conservas, embutidos, enlatados). Nas condições anaeróbias em que o alimento se encontra, os esporos germinam como forma de sobrevivência encontrada pela espécie para se perpetuar e originam populações de bactérias, que produzem a toxina botulínica, letal se ingerida.
ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância sanitária. Resolução – RDC N° 15, de 15 de março de 2012. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
CHAVES, Rafael Djalma. Esporos, os danadinhos da microbiologia. Blogs de ciência da Universidade Estadual de Campinas. ISSN 2526-6187 versão online. v.2, n.7, 2016. Disponível em: <https://www.blogs.unicamp.br/blog/esporos-os-danadinhos-da-microbiologia/.> Acesso em: 15 dez. 2020.
COELHO, Gabriel. Avaliação das propriedades químicas, térmicas, tecnológicas e sensoriais de queijos azuis. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
GREENWOOD, Veronique. O estranho mundo vivo do interior de um queijo. 2015. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/01/141230_vert_fut_queijo_biologia_ml#:~:text=Esses%20fungos%20produzem%20toxinas%20que,o%20camembert%2C%20tamb%C3%A9m%20abrigam%20fungos..> Acesso em: 16 dez. 2020.
OLIVEIRA, Fernanda de Carvalho. Produção de lipase por Penicillium roqueforti e sua aplicação na obtenção de aroma de queijo. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Biotecnologia Industrial na Área de Microbiologia Aplicada, Escola de Engenharia de Lorena,Universidade de São Paulo, Lorena, 2010.
PIMENTEL, I. C.; DIONÍSIO, J. A.; SIGNOR, D. Bactérias esporuladas. In: DIONISIO, J. A.; PIMENTEL, I. C.; SIGNOR, D.; PAULA, A. M. de; MACEDA, A.; MATANNA, A. L. Guia prático de biologia do solo. Curitiba: SBCS: NEPAR, 2016. Cap. 4, p. 23-26.
PINTO, Uelinton M.; LANDGRAF, Mariza; FRANCO, Bernadette D.G.M.. Deterioração microbiana dos alimentos. In: JOSÉ, Jackline Freitas Brilhante de São; ABRANCHES, Monise Viana (org.). Microbiologia e higiene de alimentos: teoria e prática. Rio de Janeiro: Rubio, 2019. 
Questões sobre Procariontes e Eucariontes
 
 
1
-
 
Vimos dentro do grupo dos procariontes, as bactérias podem ser dividas em 2 grupos 
(conforme composição da parede celular). Essa diferença pode ser bem observada na 
coloração de Gram. Assim. Qual a 
influência
 
desses grupos, na prática, para uma 
empresa 
que trabalha com a produção de detergentes?
 
Os detergentes são produto destinado à limpeza, compostos por diferentes substâncias 
solúveis em água que emulsificam, umedecem e desprendem a sujidade dos materiais 
por meio da diminuição da tensão superficial. 
Ele é composto por substâncias sintéticas, 
orgânicas, líquidas ou pós
-
solúveis em água que contêm agentes umectantes e 
emulsificantes que suspendem a sujidade e evitam a formação de compostos insolúveis 
ou espuma no instrumento ou na superfície.
 
Os deterge
ntes normalmente removem as bactérias, não necessariamente às mata, só 
são eficientes contra as bactérias se houver em sua composição a presença de 
substâncias como quaternário de amônio, cloro, formol ou álcool com concentração 
igual ou superior a 70%. Ao
 
produzi
-
los, deve se levar em consideração os grupos de 
bactérias existentes e a finalidade para qual o produto será destinado de acordo com a 
sujidade e complexidade da superfície, uma vez que estes reagem diferente ao contato 
com o detergente. As bactér
ias gram
-
positivas têm menor resistência contra 
detergentes enquanto que as bactérias gram
-
negativas são bastante resistentes, por 
conterem uma membrana externa. Desta forma, a formulação do detergente será 
diferenciada, quando se desejar tratar das bactér
ias gram
-
positivas, ou gram
-
negativas.
 
 
2
-
 
As bactérias pode
m
 
ser agentes deteriorantes dos alimentos. Explique o 
princípio
 
da 
deterioração desses microrganismos quando atacam as frutas.
 
A deterioração
 
é um processo n
o qual há uma 
diminuição
 
no potencial de desempenho
.
 
A
s frutas,
 
s
ão ricas em nutrientes
, em água e carboidratos, dispondo de 
quantidade 
inferior de
 
proteína
s
 
e lipídeos. 
O
 
processo
 
de deterioração nestas
, 
pode iniciar a partir 
de injuria mecânica
 
ou aberturas 
na
turais na superfíci
e
.
 
A
 
deter
ioração mais comum é 
a 
fúngica
,
 
porém
, algumas frutas
 
possuem 
características
 
atrativas para bactérias.
 
Es
sas, possuem um 
pH
 
próximo
 
a 
neutralidade
,
 
alta atividade de 
água e 
alto
 
potencial 
de oxi
-
reduçã
o.
 
 
As
 
bactérias
 
liberam enzimas líticas que tem poder de 
degenerar componentes 
da 
célula
, 
liberando água e outros constituintes necessários para sua multiplicação
. 
A
lgumas bactérias
 
p
rovocam 
amolecimento e podridão
, além de 
aparência
 
úmida
 
e odor 
desagradável 
n
as fru
tas
,
 
isto acontece
 
através
 
da hidrolise da pectina
.
 
Nas regiões 
amolecidas, outros 
microrganismos
 
podem 
se desenvolver
, por iden
tificarem compostos 
atrativos para seu crescimento
. Outros gêneros de ba
ctérias
 
t
êm a habilidade de 
se 
multiplicar em baixas temperaturas, podendo produzir pectinas
es
 
e
 
fermentar 
açucares 
e 
álcoois
 
presentes na fruta
.
 
A casca da
s 
f
rutas
 
é uma barreira 
física
 
natural, 
que
 
proteg
e
 
o interior
 
d
o aliment
o
, 
fazendo com 
que micro
rganismos tenh
am maior 
dificuldade
 
de deteriora
-
lo. 
Levan
do em 
consid
eração a praticidade,
 
as frutas 
t
êm sido cada vez mais c
o
mercializada
s 
minimamente process
adas, onde 
pode
m
 
apresenta
r
-
se 
cortadas e des
cascadas. 
Este 
tipo de processa
mento tamb
ém facilita a contaminação 
p
or bactérias, 
por não dispor da
 
casca e por 
apresentar alta umidade, proveniente
 
do
 
corte.
 
Questões sobre Procariontes e Eucariontes 
 
1- Vimos dentro do grupo dos procariontes, as bactérias podem ser dividas em 2 grupos 
(conforme composição da parede celular). Essa diferença pode ser bem observada na 
coloração de Gram. Assim. Qual a influência desses grupos, na prática, para uma 
empresa que trabalha com a produção de detergentes? 
Os detergentes são produto destinado à limpeza, compostos por diferentes substâncias 
solúveis em água que emulsificam, umedecem e desprendem a sujidade dos materiais 
por meio da diminuição da tensão superficial. Ele é composto por substâncias sintéticas, 
orgânicas, líquidas ou pós-solúveis em água que contêm agentes umectantes e 
emulsificantes que suspendem a sujidade e evitam a formação de compostos insolúveis 
ou espuma no instrumento ou na superfície. 
Os detergentes normalmente removem as bactérias, não necessariamente às mata, só 
são eficientes contra as bactérias se houver em sua composição a presença de 
substâncias como quaternário de amônio, cloro, formol ou álcool com concentração 
igual ou superior a 70%. Ao produzi-los, deve se levar em consideração os grupos de 
bactérias existentes e a finalidade para qual o produto será destinado de acordo com a 
sujidade e complexidade da superfície, uma vez que estes reagem diferente ao contato 
com o detergente. As bactérias gram-positivas têm menor resistência contra 
detergentes enquanto que as bactérias gram-negativas são bastante resistentes, por 
conterem uma membrana externa. Desta forma, a formulação do detergente será 
diferenciada, quando se desejar tratar das bactérias gram-positivas, ou gram-negativas. 
 
2- As bactérias podem ser agentes deteriorantes dos alimentos. Explique o princípio da 
deterioração desses microrganismos quando atacam as frutas. 
A deterioração é um processo no qual há uma diminuição no potencial de desempenho. 
As frutas, são ricas em nutrientes, em água e carboidratos, dispondo de quantidade 
inferior de proteínas e lipídeos. O processo de deterioração nestas, pode iniciar a partir 
de injuria mecânica ou aberturas naturais na superfície. A deterioração mais comum é 
a fúngica, porém, algumas frutas possuem características atrativas para bactérias. 
Essas, possuem um pH próximo a neutralidade, alta atividade de água e alto potencial 
de oxi-redução. 
As bactérias liberam enzimas líticas que tem poder de degenerar componentes da 
célula, liberando água e outros constituintes necessários para sua multiplicação. 
Algumas bactérias provocam amolecimento e podridão, além de aparência úmida e odor 
desagradável nas frutas, isto acontece através da hidrolise da pectina. Nas regiões 
amolecidas, outros microrganismos podem se desenvolver, por identificarem compostos 
atrativos para seu crescimento. Outros gêneros de bactérias têm a habilidade de se 
multiplicar em baixas temperaturas, podendo produzir pectinases e fermentar açucares 
e álcoois presentes na fruta. 
A casca das frutas é uma barreira física natural, que protege o interior do alimento, 
fazendo com que microrganismos tenham maior dificuldade de deteriora-lo. Levando em 
consideração a praticidade, as frutas têm sido cada vez mais comercializadas 
minimamente processadas, onde podem apresentar-se cortadas e descascadas. Este 
tipo de processamento também facilita a contaminação por bactérias, por não dispor da 
casca e por apresentar alta umidade, proveniente do corte.

Continue navegando