Buscar

quetionario 01

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE DIREITO DO TRABALHO E LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CCJ0284_A1_201908244739_V1
	
	
	
	
		Aluno: UERBETON DA SILVA OLIVEIRA
	Matr.: 201908244739
	Disc.: FUN.DIR.TRA.LEGI.ES. 
	2021.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		(TRT - 4ª Região - Magistratura - 2016). Considere as assertivas abaixo sobre a formação histórica do Direito do Trabalho:
I. Getúlio Vargas não inaugura a legislação social no Brasil, pois, antes de ele assumir o poder, já havia normas esparsas de proteção ao trabalho, mas é a partir da década de 1930 que o Direito do Trabalho passa a ser estruturado no país.
II. Com o Golpe de 1964, a evolução do Direito do Trabalho foi refreada, em benefício de medidas de economia pura, notadamente financeiras, com vistas a resultados de curto prazo.
III. A globalização da economia, cuja efetivação nos moldes atuais se dá por volta dos anos 2000, acarreta uma acentuada tendência à universalização e à padronização das regras de proteção ao trabalho, com participação marcante da Organização Internacional do Trabalho.
 
Quais são corretas?
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	Apenas III
	
	
	Apenas I
	
	
	Apenas II
	
	
	Apenas I e II
	
Explicação:
A afirmativa III está incorreta, haja vista que não há consenso que a globalização se dá por volta dos anos 2000. Segundo Carlos Henrique Bezerra Leite (2018, p. 350) ¿Há os que advogam que a globalização surgiu desde o império romano, com as supostas quebras de fronteiras promovidas por Alexandre ¿O Grande¿. Outros sustentam que ela data do período das grandes navegações. De toda a sorte, ninguém ousa negar que nesses períodos históricos a ideia da globalização consistia basicamente na invasão territorial, mediante tomada do poder por ato de guerra, o que resultava quase sempre num processo de escravização do vencido pelo vencedor. Na nova fase do direito moderno, a globalização surge com outra roupagem. Com o rápido avanço tecnológico, a partir do invento do chip, e o desenvolvimento dos meios de comunicação, mormente da internet, o fenômeno adquire dimensão não só econômica, mas também política, social e ideológica, na medida em que, por meio dele, vislumbra-se o surgimento de uma nova concepção do capitalismo¿.
A globalização também não acarreta a padronização das regras de Direito do Trabalho. Carlos Henrique Bezerra Leite (2018, p.352) ainda complementa que
 ¿o principal efeito da globalização econômica, pelo menos no que diz respeito à ocorrência do fenômeno nos países periféricos ou semiperiféricos, repousa na especulação em torno da possibilidade de flexibilização in pejus dos direitos sociais, conquistados paulatinamente pelos trabalhadores ao longo dos últimos cem anos¿.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre a definição do Direito do Trabalho, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	A Reforma Trabalhista fragilizou a corrente objetiva, estimulou a negociação, mas não autorizou a criação de normas costumeiras.
	
	
	A corrente mista parte do pressuposto de que além do sujeito e do objeto, também devem ser levadas em consideração as características que diferenciam o Direito do Trabalho dos demais ramos do Direito.
	
	
	A corrente subjetivista é aquela que concentra todas as suas forças na figura do empregado.
	
	
	A corrente objetivista é aquela que foca o Direito do Trabalho a partir da prestação laborativa, ou seja, do objeto que envolve as normas regulatórias da relação de emprego.
	
	
	O Direito do Trabalho é instrumento na busca por melhorias nas condições de trabalho proporcionando melhor qualidade de vida dos trabalhadores, com o objetivo de equilibrar a relação capital e trabalho.
	
Explicação:
A Reforma Trabalhista fragilizou a corrente subjetiva, estimulando a negociação e a criação de normas costumeiras. Nesse sentido, deve-se ressaltar o posicionamento de Cisneiros (2018), que afirma que a Reforma Trabalhista fragilizou a já desgastada corrente subjetiva, estimulando a negociação e a criação de normas costumeiras, com o claro objetivo de diminuir a influência estatal sobre o contrato de trabalho, não esquecendo o fato de que a proteção do hipossuficiente continua sendo a marca do sistema normativo brasileiro.
A corrente objetiva é que aquela que se pauta no sentido de o Direito do Trabalho não poder ser definido apenas pelos sujeitos, devendo também ser levado em consideração o objeto. Ponto de retomada: Conceito e finalidade do direito do trabalho.
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		(TRT/RJ 2014) Considere as assertivas abaixo sobre a formação e a evolução histórica do Direito do Trabalho:
 
I. A Constituição brasileira de 1946 expressou o intervencionismo estatal com características do sistema corporativo, instituindo o sindicato único, vinculado ao Estado e proibindo a greve, vista como recurso antissocial e nocivo à economia nacional e restringindo direitos trabalhistas previstos nas constituições anteriores.
II. A transformação do Estado Liberal de plena liberdade contratual em Estado Neoliberalista com intervenção estatal na ordem econômica e social, se constitui em aspecto político importante para o surgimento de regras de proteção ao trabalho.
III. A Constituição de ¿Weimar¿, editada na Alemanha em 1919, embora tenha apresentado um texto progressista para a sua época, não representou uma grande conquista no campo dos direitos sociais e trabalhistas.
IV. O marco da inserção constitucional de normas de Direito do Trabalho ocorreu com a Constituição Federal do Brasil de 1934, culminando com a valorização do direito coletivo e a introdução de regras que favorecem o caminho da normatização autônoma na Constituição de 1988.
V. A ¿Carta Del Lavoro¿, editada na Itália em 1927, foi base dos sistemas políticos corporativistas, inclusive no Brasil, representando de um lado a tutela dos assalariados por meio de ampla legislação paternalista, e de outro a inibição do desenvolvimento sindical pelo forte dirigismo exercido sobre o movimento sindical.
 
Está correto o que se afirma APENAS em:
	
	
	
	II, IV e V
	
	
	III e V
	
	
	I, III e IV
	
	
	I e II
	
	
	I, II e IV
	
Explicação:
A assertiva I está incorreta porque a Constituição brasileira de 1946 não instituiu o sindicato único e não proibia a greve.
A assertiva III está incorreta porque a Constituição de ¿Weimar¿ editada na Alemanha em 1919, representou uma grande conquista no campo dos direitos sociais e trabalhistas. As demais assertivas estão corretas.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Acerca dos papéis do Direito do Trabalho, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	O Direito do Trabalho exerce função social quando protege a parte mais fraca da relação laboral.
	
	
	O Direito do Trabalho, ao preservar a dignidade humana do trabalhador, exerce sua função integradora.
	
	
	O Direito do Trabalho usa de sua função opressora, por meio das leis, para minimizar os movimentos revolucionários da classe trabalhista.
	
	
	A função tutelar do Direito do Trabalho fica caracterizada pela concessão de vantagens econômicas ao trabalhador como condição para equilíbrio econômico da sociedade.
	
	
	O Direito do Trabalho funciona também como elemento econômico, coordenando os interesses do capital e do trabalho.
	
Explicação:
haja vista que por meio das leis, o Direito do Trabalho restringe a autonomia privada coletiva, dificultando as reivindicações dos trabalhadores, ficando demonstrada assim a função opressora do Estado para minimizar os movimentos revolucionários da classe trabalhista.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		(TRT 15 Região) Como Diria Drummond, em momento cético e aomesmo tempo indignado,"Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo". O Direito do pós-guerra tenta incorporar o sentimento do mundo e o Direito do Trabalho vale-se da compreensão do sofrimento para se integrar de valores humanos. O jurista trabalhista, então, parafraseando o poeta, poderá dizer: tenho as minhas mãos e o sofrimento do mundo. Considerando o anseio maior da construção da paz mundial, conforme estabelecido no Pacto da Sociedade das Nações ao término da Primeira Guerra Mundial, o Direito do Trabalho foi integrado às bases da nova ordem jurídica, sendo-lhe atribuída, desde então, a função de:
	
	
	
	coibir agitações perturbadoras da ordem.
	
	
	garantir a autonomia privada.
	
	
	incentivar o trabalho decente.
	
	
	promover a justiça social
	
	
	premiar as diferentes competências humanas.
	
Explicação:
O fim da Primeira Guerra Mundial marca o início dos movimentos da classe operária na luta pela justiça social e pelo reconhecimento dos direitos trabalhistas. Criou-se a OIT e o Direito do Trabalho passa a ser sistematizado, havendo disciplina para as relações jurídicas que tinham como origem a exploração do trabalho.
 
FUND
AMENTOS DE DIREITO DO TRABALHO E LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
 
 
Lupa
 
 
 
Calc.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CCJ0284_A1_201908244739_V1
 
 
 
Aluno:
 
UERBETON DA SILVA OLIVEIRA
 
Matr.:
 
201908244739
 
Disc.:
 
FUN.DIR.TRA.LEGI.ES.
 
 
2021.1 EAD (GT)
 
/
 
EX
 
 
 
Prezado (a) Aluno(a),
 
 
Você fará agora seu
 
TESTE DE CONHECIMENTO
! Lembre
-
se que este exercício é opcional, mas não 
valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
 
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. 
Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
 
 
 
 
 
 
 
1.
 
 
 
(TRT 
-
 
4ª Região 
-
 
Magistratura 
-
 
2016). Considere as 
assertivas abaixo sobre a formação histórica do Direito do 
Trabalho:
 
I. Getúlio Vargas não inaugura a legislação social no Brasil, 
pois, antes de ele assumir o poder, já havia normas esparsas 
de proteçã
o ao trabalho, mas é a partir da década de 1930 que 
o Direito do Trabalho passa a ser estruturado no país.
 
II. Com o Golpe de 1964, a evolução do Direito do Trabalho foi 
refreada, em benefício de medidas de economia pura, 
notadamente financeiras, com vista
s a resultados de curto 
prazo.
 
III. A globalização da economia, cuja efetivação nos moldes 
atuais se dá por volta dos anos 2000, acarreta uma acentuada 
tendência à universalização e à padronização das regras de 
proteção ao trabalho, com participação marcan
te da 
Organização Internacional do Trabalho.
 
 
 
Quais são corretas?
 
 
 
 
I, II e III.
 
 
 
Apenas III
 
 
 
Apenas I
 
 
 
Apenas II
 
 
 
Apenas I e II
 
 
 
 
Explicação:
 
A afirmativa III está incorreta, haja vista que não há consenso que a globalização se dá por volta dos 
anos 2000. Segundo Carlos Henrique Bezerra Leite (2018, p. 350) ¿Há os que advogam que a 
globalização surgiu desde o império romano, com as supostas queb
ras de fronteiras promovidas por 
 
FUNDAMENTOS DE DIREITO DO TRABALHO E LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA 
 
Lupa Calc. 
 
 
 
 
 
CCJ0284_A1_201908244739_V1 
 
 
Aluno: UERBETON DA SILVA OLIVEIRA Matr.: 201908244739 
Disc.: FUN.DIR.TRA.LEGI.ES. 2021.1 EAD (GT) / EX 
 
 
Prezado (a) Aluno(a), 
 
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não 
valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha. 
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. 
Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS. 
 
 
 
 
 
1. 
 
 
(TRT - 4ª Região - Magistratura - 2016). Considere as 
assertivas abaixo sobre a formação histórica do Direito do 
Trabalho: 
I. Getúlio Vargas não inaugura a legislação social no Brasil, 
pois, antes de ele assumir o poder, já havia normas esparsas 
de proteção ao trabalho, mas é a partir da década de 1930 que 
o Direito do Trabalho passa a ser estruturado no país. 
II. Com o Golpe de 1964, a evolução do Direito do Trabalho foi 
refreada, em benefício de medidas de economia pura, 
notadamente financeiras, com vistas a resultados de curto 
prazo. 
III. A globalização da economia, cuja efetivação nos moldes 
atuais se dá por volta dos anos 2000, acarreta uma acentuada 
tendência à universalização e à padronização das regras de 
proteção ao trabalho, com participação marcante da 
Organização Internacional do Trabalho. 
 
Quais são corretas? 
 
 
 
I, II e III. 
 
 
Apenas III 
 
 
Apenas I 
 
 
Apenas II 
 
 
Apenas I e II 
 
 
 
Explicação: 
A afirmativa III está incorreta, haja vista que não há consenso que a globalização se dá por volta dos 
anos 2000. Segundo Carlos Henrique Bezerra Leite (2018, p. 350) ¿Há os que advogam que a 
globalização surgiu desde o império romano, com as supostas quebras de fronteiras promovidas por

Continue navegando