Buscar

Ciclo2-portfolio

Prévia do material em texto

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO 
JANETE CANTERBURY
RA 8238451
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
PORTFÓLIO - CICLO 2
Curitiba
2021
NOME DO MITO 
Perseu e a Medusa
BREVE RESUMO DO MITO
Os heróis gregos em geral são filhos de um deus e um mortal, portanto são mais fortes e corajosos que as pessoas comuns. Perseu alardeou que conseguiria degolar a górgona Medusa. Medusa tem o poder de transformar pessoas em pedra com seu olhar. Perseu pediu ajuda aos deuses para realizar essa tarefa. O deus Hermes deu-lhe sandálias aladas, o deus Hades emprestou-lhe o capacete da invisibilidade e a deusa Atena entregou-lhe um escudo tão polido quanto um espelho. Perseu usou as sandálias aladas para voar até a caverna da Górgone. Com o capacete da invisibilidade conseguiu enganar as Gréias que guardavam o caminho. Perseu sabia que não podia olhar diretamente para os olhos de Medusa, pois se os olhares se cruzassem ele viraria pedra, Perseu, então, utiliza o reflexo em seu escudo como guia, evitando assim o olhar direto da medusa, e consegue decapitá-la. Ao morrer o cavalo alado Pégaso surge do ventre de Medusa, Perseu monta no cavalo e utiliza novamente o capacete de invisibilidade para fugir das irmãs de Medusa, as górgonas Esteno e Euríale. Perseu então retorna vitorioso com a cabeça degolada de Medusa como prova de sua bravura e do cumprimento do desafio heroico que se propôs. 
EXPLICAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO QUE PODE SER ESTABELECIDA ENTRE O MITO ESCOLHIDO E OS PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA EDUCAÇÃO HOMÉRICA
O período da educação homérica era fundamentado na poesia épica de Homero, cujas obras Íliada e Odisséia eram transmitidas de forma oral, pois a linguagem escrita não era difundida. A educação homérica foi o primeiro modelo de formação em excelência e focava a formação do subjetivo do homem. A educação focava no modelo dos heróis cujas virtudes os homens almejavam alcançar, os heróis eram filhos de deuses com humanos, portanto ao almejar as virtudes dos heróis também almejava-se o divino e valorizavam a religião grega. Os vitoriosos em guerras e combates eram valorizados pelo Estado, que o fazia para reforçar sua relevância para a sociedade fazendo suas as virtudes dos heróis.
A formação dos jovens gregos acontecia por meio de disputas e da concorrência. Para o homem se desenvolver ele deveria superar seus adversários, assim como Perseu superou a Medusa e assim como Perseu ao mostrar a coragem necessária para enfrentar os desafios o homem recebia a ajuda dos deuses. Perseu também demonstra engenhosidade no uso do escudo como espelho, o que também serve de inspiração aos jovens gregos que tinham os heróis como modelo. Ao superar os desafios o homem grego passava a um patamar mais alto, portanto deveria superar desafios maiores a partir de então, dessa maneira sempre almejando a superação e a excelência.
REFERÊNCIAS 
CORRÊA, R. A.; KRATANOV, S. V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais: Claretiano, 2013.
RIBEIRO, M. E. dos S. [et al.] História da Educação. Porto Alegre:mit SAGAH, 2018.
Educação na Idade Média (Biblioteca Digital Minha Biblioteca).
WILKINSON. P. O livro Ilustrado da Mitologia. São Paulo: Publifolha, 2000.

Continue navegando