Buscar

avaliação final discursiva filologia uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Michele Medeiros de Brito (2442987)
	
	Disciplina:
	Filologia Portuguesa (LET40)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669094) ( peso.:4,00)
	Prova:
	30872215
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	No que diz respeito à formação da língua portuguesa, em grande parte, esta originou-se do latim, a língua falada em toda a extensão do Império Romano. O latim foi a língua falada na região central da Itália, o Lácio, mas não era a única língua. Havia outras, entre as quais o osco, o umbro, o etrusco e o grego. Inicialmente, o Lácio era uma colônia de pastores e agricultores. A partir disso, inicia-se o percurso do que veio a ser o português brasileiro (PB). A língua oficial de nosso país é estudada a partir de diferentes perspectivas - duas delas seguem no centro das discussões: a teoria externalista/crioulista e a teoria internalista/derivista. Disserte sobre a teoria internalista/derivista e suas características.
	Resposta Esperada:
A partir da teoria internalista/derivista, a principal concepção é que as principais diferenças entre o português brasileiro (PB) e o português europeu (PE) refere-se à própria estrutura interna da língua, ou seja, antes mesmo de chegar ao Brasil, já havia na língua algumas tendências a ser o que é aqui no Brasil. Em outras palavras, algumas características do português brasileiro (PB) já podiam ser observadas no português arcaico (PA) e no latim.
	2.
	A sala de aula é um universo. São variadas as possibilidades. Não é possível prever, em detalhes, o que se dará em sala, quais dúvidas aparecerão. Por esse motivo, o docente precisa estar preparado e capacitado, inclusive conhecendo as origens, as mudanças e as influências do português brasileiro. A partir disso, algumas estratégias são indicadas a serem trabalhadas nos aspectos fonético-fonológicos do português brasileiro em sala. Essas estratégias, o docente pode lançar mão ao trabalhar as dúvidas que surgirem em sala. Isso posto, disserte sobre duas estratégias quanto aos aspectos fonético-fonológicos.
	Resposta Esperada:
Existem algumas estratégias que dizem respeito ao estudo de aspectos fonético-fonológicos do português brasileiro em sala. A partir das dúvidas dos alunos, algumas posturas podem ser adotadas. Uma delas é o uso de amostras de fala, realizando uma comparação do português europeu (PE) e do português brasileiro (PB). A segunda é o uso do gênero poético e, ainda, amostras de fala dos alunos. Outra estratégia possível é fazer uma aproximação dos fenômenos com o que ocorria no português arcaico ou no latim, para que seja possível visualizar que eles já ocorriam em tempos passados.
Parte inferior do formulário

Outros materiais