Buscar

APX1 Currículo 2021-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 1 – 2021.1
PRAZO FINAL PARA POSTAGEM: 24/04 - 12h
Disciplina: Currículo
Coordenadora: Rita Frangella
Aluno(a): Rhanna Rebecca Cristina Silva Brito.
Matr.: 18112080499 Polo: Resende. 
Entrega da avaliação: até 24/4 às 12h
1 - Um dos materiais lidos na disciplina são textos extraídos do livro “Teorias de Currículo”, Lopes e Macedo (2011). (1,5 pontos cada questão)
A - Sobre a questão do conhecimento, as autoras trazem os seguintes questionamentos:
“ Como poderíamos responder a esses questionamentos? Exponha seus argumentos e os relacione às diferentes perspectivas de conhecimento.
O currículo é um norteador para o plano educacional, que seleciona conhecimentos mas não se dá apenas isso. Ele forma o futuro do indivíduo que vai se basear nesse currículo. 
B- Lopes e Macedo, no capítulo 1, afirmam que "a pergunta 'o que é currículo?' não tem encontrado resposta fácil”. Você concorda com as autoras? Por quê? Explique.
Sim, pelo fato de que o currículo é composto por diversos elementos que abordam diferentes perspectivas curriculares fazendo com que apenas uma definição não consiga exemplificar tudo que é abordado. 
2- Lopes (2008) em artigo que discute a disciplinaridade, utiliza como metáfora a relação estabelecida entre disciplinas e bibliotecas. As disciplinas vistas como unidades estáveis e homogêneas. Apropriando-se dessa visão oferecida pela autora, como poderíamos discutir e problematizar esse entendimento? Qual sua contribuição no debate curricular? (2,5 pontos)
Tendo em vista que os documentos curriculares nacionais, não explicitam a importância das bibliotecas para além de um equipamento físico e de apoio aos demais setores da escola, tampouco às vinculam a fazeres diretamente pedagógicos. E se fazer refletir de que as bibliotecas são aliadas no processo de aprendizagem e que essa disciplinaridade faz com que ocorra esses processos de integração das bibliotecas escolares aos currículos, agregando cada vez mais recursos para os alunos aprenderem. 
3 - Segundo Silva (2010) acerca das teorias do currículo, existem diferentes abordagens para a compreensão dos conhecimentos curriculares. Observe as palavras abaixo. Como podemos agrupá-las de forma que remetam a diferentes perspectivas curriculares? Monte 3 agrupamentos e explique como o fez e o que representam. Acrescente outras palavras/conceitos que possam complementar sua produção. (1,5 cada composição e sua justificativa)
Conteúdo – conhecimento – gênero – poder -classe social -diferença – raça -avaliação -reprodução - planejamento – multiculturalismo - eficácia.
Perspectivas tradicionais: planejamento/avaliação/aprendizagem.
Perspectivas crítica: didática/avaliação/organização.
Perspectivas pós-crítica: metodologia/ensino/eficácia/conteúdo e objetivos. 
Para termos uma postura pós-crítica do currículo, temos que ampliar e modificar nossa visão e concepção de currículo. Dessa maneira, as teorias do currículo pós-críticacontribuem para a construção das identidades, métodos, eficiência e objetivos, par odesenvolvimento das potencialidades, da criatividade e da subjetividade. A teoria pós-crítica busca-se por um currículo multicultural de identidade, alteridade e diferença queimplica na capacidade de entender, respeitar e apreciar a outras culturas, são teoriasbaseadas nas ideias de aceitação, existente nas diversas culturas, que o currículo pode exercer nas escolas e nas instituições de ensino.

Outros materiais