Buscar

Como calcular as férias vencidas

Prévia do material em texto

Como calcular as férias vencidas?
O cálculo das férias é feito com base na média da remuneração dos 12 meses do período aquisitivo, com o adicional de 1/3, incluindo o salário, os adicionais recebidos (noturno, insalubridade etc.), horas extras, entre outros.
Para descobrir a base de cálculo é simples: basta somar a remuneração paga ao empregado no período aquisitivo e dividir por 12. O próximo passo é calcular o adicional de 1/3 e depois multiplicar o valor por 2, já que esse pagamento deve ser feito em dobro. Por exemplo, caso a média salarial do empregado seja R$ 1.200, você vai fazer o seguinte cálculo:
· 1/3 de férias: 1.200 ÷ 3 = 400;
· total de férias: 1.200 + 400 = 1.600;
· férias vencidas: 1.600 x 2 = 3.200.
Nessa situação, caso o empregado doméstico não usufrua do descanso até o final do período concessivo, será devido o total de R$ 3.200 a título de férias vencidas.
Como o empregador deve agir nessa situação?
O ideal é sempre ter um controle sobre o período de férias para evitar a obrigação do pagamento em dobro e também garantir ao empregado doméstico o descanso previsto na lei. Assim, ele poderá cuidar de sua saúde física e mental, repor as energias e ter momentos de lazer e convívio social.
Para isso, é possível contar com ferramentas que auxiliam nessa tarefa, identificando a data de vencimento das férias, ajudando com toda a documentação necessária e calculando o valor que deve ser pago. Entretanto, caso aconteça algum imprevisto e o período concessivo termine sem que o empregado tenha gozado do descanso previsto na lei, é importante que você regularize a situação o quanto antes e faça todos os pagamentos devidos.
Se a situação não tiver sido regularizada até o término do contrato de trabalho, os valores devem ser quitados na rescisão, indicando a existência das férias vencidas e o valor correspondente. Esse cuidado é muito importante para evitar que o empregado entre com uma reclamatória trabalhista para cobrar os seus direitos.
Observando as regras sobre a concessão desse descanso você garante a saúde e o bem-estar do seu empregado doméstico, além de assegurar o cumprimento da legislação trabalhista. Assim, você evita prejuízos com o pagamento das férias vencidas em dobro ou com ações judiciais.

Continue navegando