Buscar

Introdução à Cartografia e Geoprocessamento

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO
NOME: Gabriel Marotta Lemes | RA: 11201810724
1)
“Geoprocessamento é o tratamento das informações geográficas, ou de dados georreferenciados, por meio de softwares específicos e cálculos. Ou, ainda, o conjunto de técnicas relacionadas ao tratamento da informação espacial.”
Fonte: Geoprocessamento. InfoEscola. Disponível em:
<https://www.infoescola.com/cartografia/geoprocessamento/>. Acesso em: 9 Feb. 2021.
‌ “A cartografia pode ser definida como a ciência e a arte dedicadas à confecção e ao estudo de mapas e outros produtos cartográficos, como plantas, croquis e cartas.”
Fonte: PALOMA GUITARRARA. Cartografia: o que é, importância, história, tipos. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/cartografia.htm>. Acesso em: 9 Feb. 2021.
‌‌ “Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são equipamentos e meios tecnológicos para se estudar o espaço terrestre. São utilizados por pesquisadores, empresas, ONGs, governos, serviços de inteligência, entre outros.”
Fonte: ALVES, Rodolfo F. SIG. Sistema de Informações Geográficas. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sig.htm>. Acesso em: 9 Feb. 2021.
‌‌ “A Geodésia é a ciência que analisa a determinação da forma, das dimensões e do campo de gravidade da Terra.”
Fonte: O que é Geodésia? | Santiago & Cintra. Santiagoecintra.com.br. Disponível em: <https://www.santiagoecintra.com.br/blog/geo-tecnologias/o-que-e-geodesiay>. Acesso em: 9 Feb. 2021.
‌‌ “[...] a Fotogrametria é a técnica que permite o estudo e a definição das formas, das dimensões e das posições de objetos no espaço, utilizando-se de medições obtidas a partir de fotografias ou imagens digitais.
Fonte: Fotogrametria. Unicamp.br. Disponível em: <http://www.fec.unicamp.br/~museuLTG/fotogrametria.htm>. Acesso em: 9 Feb. 2021.
‌‌ 
“O Sensoriamento Remoto é a técnica de obtenção de informações acerca de um objeto, área ou fenômeno localizado na Terra, sem que haja contato físico com o mesmo. As informações podem ser obtidas através de radiação eletromagnética, gerada por fontes naturais (sensor passivo), como o Sol, ou por fontes artificiais (sensor ativo), como o radar. São apresentadas na forma de imagens, sendo mais utilizadas, atualmente, aque­las captadas por sensores óticos orbitais localizados em satélites.”
Fonte: IBGE. Sensoriamento Remoto. Ibge.gov.br. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/o-que-e-cartografia/sensoriamento-remoto.html>. Acesso em: 9 Feb. 2021.
2) 	
Desde que me aproximei da Engenharia Ambiental e Urbana minha área de maior interesse foi a de auditoria ambiental e certificações (ISO 14001). Acredito que a questão “Onde?” é muito pertinente para esta área por cada lugar do planeta ter condições diferentes para a aplicação de um Sistema de Gestão de Ambiental. Por exemplo: um local com mais disponibilidade de água pode ter mais folga em relação as exigências questão hídrica, do que um local em que isso é um fator limitante.
3) 
O datum usado pelo Google Earth é o WGS84. Trata-se de um datum geocêntrico, pois a “amarração” entre o geoide e o elipsoide é feita a partir do centro de massa da terra.
4)
	Como o problema citado na notícia se deu por conta de coordenadas erradas em relação a localização do duto perfurado, acredito que possa ter ocorrido um equívoco na escolha do datum utilizado pela empresa responsável pela obra, fazendo com que houvessem informações desnexas e fora da realidade do local.
5)
	Figura 1: Mapa do Estado de Rondônia.
6)
	Figura 2: Zoom no mapa do Estado de Rondônia.

Continue navegando