Buscar

Exercicio 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Wisley Irineu dos Santos Araújo
Matricula: 2021101785
Universidade Anhembi Morumbi
Exercício
O Código Civil de 2002 traz, na Parte Geral, Livro I, Título I, disposições acerca das pessoas naturais, mais especificamente sobre a personalidade, a capacidade, os direitos da personalidade e a ausência. Buscando encontrar posicionamento para a inegável controvérsia que o tema gera, o breve esforço debruça-se sobre importantes dispositivos de leis na tentativa de se verificar qual o sistema adotado pelo Brasil. Dispensado dizer que, com a relevância que merece, também foi abordada a visão que a Constituição Federal possui sobre a tutela do nascituro.
Fonte: MOURA, Alessandro. As teorias do nascituro e o contexto jurídico nacional. Caderno Virtual, n. 22, v. 1. 2011.
 
 
Partindo-se da premissa de que a pessoa física é dotada de personalidade jurídica, questiona-se: em que momento a pessoa física ou natural adquire personalidade e quais os atributos garantidos ao nascituro?
R: 2º do CC, segundo o qual, "a personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida". Por a salvo o direito do nascituro como previsto na norma ora comentada, quer dizer resguardar seus direitos se vier a nascer com vida. 
O atributo jurídico da pessoa passa a existir a partir do momento em que o feto sai do ventre da mãe, quer por parto natural, induzido ou artificial, e tenha vida. É a vida que dá a personalidade jurídica da pessoa, até então, desde a concepção até o nascimento com vida, o embrião é um nascituro, gerado e concebido com existência no ventre materno; nem por isto pode ser considerado como pessoa. "A lei protege os interesses de um ser humano já concebido (óvulo fecundado), ordenando o respeito pelas expectativas daqueles direitos que esse ser humano virá a adquirir, se chegar a ser pessoa" , o que acontecerá, repetimos, somente após o nascimento com vida.

Continue navegando