Buscar

av1 crimes em especiesIII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-É correto afirmar que a conduta de contrair alguém, sendo casado, novo casamento: *
Constituiu, no passado, crime de bigamia, estando atualmente revogado o tipo penal.
Encontra adequação típica formal no delito de bigamia, ainda que esteja separado judicialmente.
Constitui crime de bigamia, ainda que posteriormente venha a ser anulado o primeiro casamento, não servindo tal anulação posterior para fazer cessar os efeitos penais do delito já consumado.
Não constitui crime de bigamia, se ambos os contraentes já estiverem separados judicialmente e souberem da condição do outro.
2-Chiquinho, trabalhador autônomo de padrão de vida médio, deixou, sem justa causa, de pagar a pensão alimentícia ao filho menor de 18 anos, fixada pelo juiz. Além da possibilidade de prisão civil por dívida, é CORRETO afirmar que o pai poderá responder por: *
abandono material (art. 244, do Código Penal);
abandono de incapaz(art. 133, do Código Penal);
abandono intelectual(art. 246, Código Penal);
sonegação de estado de filiação(art. 243, do Código Penal);
nenhum crime;
3-O crime de registrar como seu o filho de outrem: *
não admite transação penal em nenhuma de suas formas.
pode ser praticado através da inscrição, no registro civil, de nascimento inexistente.
é classificado como uma hipótese de falsidade ideológica.
tem como termo inicial do prazo prescricional a ciência da falsidade pela pessoa fraudulentamente registrada.
não admite concurso de pessoas
4-A respeito dos crimes contra a incolumidade pública e dos crimes contra a paz pública, assinale a alternativa correta. *
Os crimes de infração de medida sanitária preventiva e de omissão de notificação de doença são próprios do médico.
Nos crimes de perigo comum, a forma qualificada somente incide quando praticados mediante dolo.
O crime de exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica restará configurado ainda que o exercício das profissões seja a título gratuito.
No crime de associação criminosa, haverá concurso facultativo de agentes.
O crime de associação criminosa, para configuração, exige a prática de pelo menos um crime.
5-Após ingerir intencionalmente bebida alcoólica, Josué arremessa, contra um ônibus destinado ao transporte coletivo de passageiros, que estava estacionado e parado dentro do terminal, uma garrafa de vidro vazia. O objeto atinge o vidro do coletivo, mas não chega a quebrar o vidro ou causar lesão nos três passageiros que estavam em seu interior, aguardando o horário de saída do veículo. Ocorre que agentes públicos presenciaram os fatos e encaminharam Josué para Delegacia. Considerando apenas as informações narradas, é correto afirmar que a conduta de Josué *
não configura crime de “arremesso de projétil”, tendo em vista que o veículo não estava em movimento.
não configura crime de “arremesso de projétil”, uma vez que havia três passageiros no interior do coletivo, o que é insuficiente para configuração da elementar “transporte público”.
configura crime de “arremesso de projétil”, sendo aplicável causa de aumento de pena pelo fato de haver pessoas no interior do coletivo.
não configura crime de “arremesso de projétil”, tendo em vista que a garrafa de cerveja não pode ser considerada “projétil”.
configura crime de “arremesso de projétil”, que é punível tanto diante da conduta culposa como dolosa do agente.
6-Caio, proprietário de uma farmácia, com o intuito de auferir lucro, adquiriu de Gilberto produtos cosméticos adulterados e os colocou à venda em seu estabelecimento. Considerando os fatos acima, acerca do crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, assinale a afirmativa correta. *
Gilberto poderá responder pelo crime em questão, mas não Caio, uma vez que foi aquele o único responsável pela adulteração do produto.
Caio e Gilberto poderão responder pelo crime em questão, ambos na modalidade dolosa, sendo aplicável, além da pena privativa de liberdade, pena de multa.
Caio e Gilberto não poderão ser punidos pelo crime, pois os produtos adulterados não se destinavam a fins terapêuticos ou medicinais.
Caio e Gilberto poderão responder pelo crime, sendo o primeiro na modalidade culposa e o segundo na modalidade dolosa.
Gilberto, ao realizar a venda para Caio, praticou o crime em questão, mas Caio apenas responderá pelo mesmo delito se algum cliente adquirir o produto adulterado de seu estabelecimento.
7-Assinale a alternativa correta em relação aos crimes contra a paz pública. *
A incitação ao crime, nos termos do artigo 286 do CP, destina-se ao estímulo de um número indeterminado de pessoas à prática de crime determinado e futuro, sendo que a apologia ao crime e ao criminoso, nos termos do artigo 287 do CP, diz respeito ao delito passado, haja vista que se faz publicamente elogio ou exaltação a fato criminoso ou a autor de crime.
A associação criminosa do artigo 288 do CP pune a associação de 04 ou mais pessoas, as quais se unem, com hierarquia e estabilidade, à prática de diversos crimes.
A constituição de milícia privada, crime do artigo 288-A do CP, é a mesma associação criminosa do artigo 288 do CP, diferenciando-se apenas no número de integrantes.
Tanto a associação criminosa quanto a constituição de milícia privada exigem o número de dois integrantes apenas a sua configuração, sendo irrelevante se a prática de crimes condiz com os previstos no Código Penal ou em Leis Especiais Penais.
A associação criminosa encontra previsão legal na Lei de nº 12.850/2013, a qual definiu organização criminosa.
8-Jocicleide, mãe de Josef Climber, e Whindersson, tutor de Jeredy, receberam convocação da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da respectiva Comarca para comparecem à audiência pública destinada a tratar específico programa para prevenir a evasão escolar. Na carta, havia advertência, em negrito e sublinhado, que a presença seria obrigatória, sob pena de incorrerem pais e/ou responsáveis legais em apuração de responsabilização criminal por abandono intelectual (CP, artigo 246). Jocicleide não compareceu, pois, no horário da reunião, realizou procedimento cirúrgico de emergência em Marcelina, colega de escola de Josef Climber. Tampouco Whindersson se fez presente, porquanto decidiu acompanhar um jogo do time do colégio de Jeredy. Ciente das ausências, o Promotor de Justiça requisitou instauração de investigação para apurar a responsabilidade de ambos. Em razão do exposto, Jocicleide e Whindersson poderão ser indiciados pelo crime de abandono intelectual? Se sim, ambos ou apenas um deles (qual deles)? Justifique sua resposta, com suas palavras. Se ambos não poderão ser indiciados, apenas justifique sua resposta. *
Sua resposta
9-Simpson, estudante de enfermagem, com o conhecimento já adquirido no curso, presta, em determinada data, atendimento médico a um casal de moradores da comunidade em que residia, realizando diagnóstico e receitando medicamentos. Para garantir a confiança do casal, Simpson esclareceu que tinha conhecimentos em razão de cursos na área da saúde, mas admitiu que era a primeira vez que praticava conduta típica do exercício da medicina. Ademais, informou que não cobraria qualquer valor do casal, já que seu objetivo era verificar se teria prazer em realizar atendimentos a pessoas com problemas de saúde. Com base nessa situação hipotética, Simpson praticou o crime de exercício ilegal da medicina? Justifique sua resposta, com suas palavras. *
Sua resposta
10-No caso de três ou mais pessoas associarem-se com a intenção de cometer um único assalto a banco, possuindo cada agente uma tarefa definida e uma ordem hierárquica, estará configurado o crime de associação criminosa? Justifique sua resposta, com suas palavras. *
Sua resposta
Enviar

Continue navegando