Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Trabalho gestão financeira
A contabilidade surgiu da necessidade humana de controlar suas riquezas, ou seja, de saber sobre o seu patrimônio. Com a evolução da humanidade e desenvolvimento dos mercados saber apenas o quanto se tem já não é mais o bastante.
Atualmente é crescente a competitividade entre as empresas. Por isso, há necessidade de que cada organização esteja atenta às demandas, sendo o conhecimento do próprio negócio o fator determinante para sua sobrevivência. O desenvolvimento tecnológico e das corporações, a complexidade do ambiente econômico e o nível de incerteza têm dificultado esse conhecimento e, consequentemente, a gestão dos negócios. A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões sejam elas financeiras ou não. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
A contabilidade é uma ciência cuja função principal é a de fornecer informações seguras para que as decisões sejam tomadas com o máximo de segurança. As informações e dados fornecidos pela contabilidade representam ferramentas de gestão, que servirão de apoio e suporte à tomada de decisão e devem fazer parte da rotina empresarial, ou seja, servir de apoio em todas as etapas da empresa. Diante disso, a contabilidade vem tomando um papel de destaque dentro das organizações, pois consegue reunir todas as informações necessárias para auxiliar os gestores.
Este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da contabilidade como ferramenta de gestão e auxilio a gestão financeira na tomada de decisão. Diante dos avanços tecnológicos e das mudanças na economia, as empresas estão necessitando cada vez mais de técnicas que as auxiliem nos processos decisórios. Não só no Brasil, mas a nível mundial, essas organizações necessitam se adequar às novas regras para se manter no mercado, por meio de técnicas que possibilitem a competitividade saudável entre elas.
A contabilidade vem ao encontro dessas necessidades existentes nos dias atuais. Essa ferramenta de gestão, quando utilizada de forma correta e precisa, pode conduzir a organização ao sucesso no mundo dos negócios.
a Contabilidade pode ser conceituada como o método de identificar, mensurar e comunicar informação econômica, financeira, física e social, a fim de permitir decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários da informação. Desta forma, entende-se que a contabilidade estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das organizações, por meio do registro, classificação, demonstração, análise e interpretação desses fatos e oferece a informação e orientação necessárias para a condução dos assuntos gerais no tocante à administração de uma organização.
Com a finalidade de assegurar seu controle e fornecer aos seus gestores as informações necessárias à ação administrativa, bem como aos proprietários do patrimônio e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela organização para alcançar os seus fins, Marion (2009 a, p. 28) “acrescenta que todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa”.
A contabilidade para desempenhar seu papel gerencial deve fornecer a seus usuários demonstrativos e relatórios que é exemplo o DRE, DLPA, DVA, o balanço patrimonial dentre outros, que são utilizados como meios de avaliação e controle, para posteriormente servirem de meios alternativos para a tomada de decisão. Cada um desses demonstrativos serve para um objetivo diferente uns mostram o lucro ou prejuízo da empresa enquanto outro por exemplo reúne todos os bens e dividas da empresa.
	
História (pode apagar caso não seja necessário)
O principal foco da Contabilidade Gerencial na primeira fase, antes de 1950, era a determinação do custo de produção e no controle financeiro por meio do uso de orçamento e do sistema de contabilidade de custos. Esse foco mudou em 1960, passando a estar voltado para informações que suprissem a necessidade de planejamento gerencial e controle.Nas décadas posteriores a 1960, os sistemas contábeis gerenciais não deveriam ser universais, mas apropriados à realidade de cada organização conforme seu ambiente externo, seu desenvolvimento tecnológico, sua competitividade estratégica e missão e as características da indústria em que cada organização está inserida.Com a mudança do foco da Contabilidade Gerencial para a redução de perdas no processo empresarial, em 1980, surgem métodos de custo de qualidade, custeio baseado em atividades e teorias da gestão estratégica de custos.Por volta de 1990, é constatado um novo rumo de desenvolvimento, em que não só são importantes o controle, planejamento e redução de perdas, mas a ênfase na criação de valor.Diante desse contexto, surgiram novas técnicas que demonstram essa tendência, como, por exemplo, o Balanced Scorecard, cujo objetivo é mostrar indicadores do sucesso econômico da empresa.

Mais conteúdos dessa disciplina