Buscar

FACULDADES INTEGRADAS NORTE PARANÁ 3 SEMESTRE GESTÃO PUBLICA

Prévia do material em texto

superior de tecnologia em gestão pública 3º Semestre
Produção textual individual:
Desafios de um prefeito: buscando uma gestão municipal efetiva em um contexto preocupante.
NEIA
SAPEZAL
2021
superior de tecnologia em gestão pública 3º Semestre
Produção textual individual:
Desafios de um prefeito: buscando uma gestão municipal efetiva em um contexto preocupante.
neia
Trabalho de Produção Textual Individual apresentado à Universidade Pitágoras UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Finanças Públicas; Gestão de Custos no Setor Público; Contabilidade Pública; Auditoria e Controle no Setor Público e Administração Pública.
Orientadores: 
Regis Garcia;
Paulo Alexandre da Silva Pires;
Eric Ferreira dos Santos;
Eric Ferreira dos Santos;
Jaqueline dos Santos Ferrarezi.
SAPEZAL
2021
Sumário
TAREFA 1: FINANÇAS PUBLICAS	4
TAREFA 2: GESTÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO	5
TAREFA 3: CONTABILIDADE PUBLICA	6
TAREFA 4: AUDITORIA E CONTROLE NO SETOR PÚBLICO	6
TAREFA 5: ADMINISTRAÇÃO PUBLICA	7
CONCLUSÃO	8
REFERÊNCIAS	9
TAREFA 1: FINANÇAS PUBLICAS
Pode-se entender o Plano Plurianual como um instrumento que evidencia o programa de trabalho do governo e no qual se enfatizam as políticas, as diretrizes e as ações programadas no longo prazo e os respectivos objetivos a serem alcançados. É o instrumento para planejar as ações do governo de caráter mais estratégico, político e de longo prazo, a ser considerado pelos administradores públicos. São regras de conduta que buscam sistematizar etapas programáticas, de forma sincronizada, cumprindo de maneira estritamente formal e coercitiva a necessidade do planejamento público. Por ser um plano plurianual o novo prefeito deverá utiliza-lo, dando assim continuidade ao plano da antiga gestão. O planejamento financeiro é o primeiro passo para equilibrar renda e gastos e é uma forma eficiente de criar um cenário favorável para conquistar objetivos financeiros. A austeridade fiscal é uma situação em que o governo toma medidas para reduzir seus gastos públicos, frequentemente políticas de austeridade fiscal são tomadas para reduzir um déficit público. O governo tem despesas na educação, saúde também tem gastos na segurança e na habitação, etc. Há despesas que aumentam o patrimônio público.
TAREFA 2: GESTÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO
CUSTOS INDIRETOS
	CUSTO
	VALOR
	SEC. DE SAUDE
	SEC. DE EDUCAÇÃO
	SEC DE SEGURANÇA
	ALUGUEL DO EDIFICIO
	33.000,00
	24.420,00
	16.830,00
	24.750,00
	SALARIO DOS EMPREGADOS DE COPA E COZINHA
	18.000,00
	11.700,00
	11.700,00
	12.600,00
	SALÁRIOS DOS EMPREGADOS DE LIMPEZA
	5.900,00
	4.130,00
	3.245,00
	4.425,00
	CANSUMO DO MATERIAL DE ESCRITORIO
	4.500,00
	2.250,00
	3.150,00
	3.600,00
	ENERGIA ELETRICA
	11.500,00
	9.200,00
	5.750,00
	8.050,00
	TOTAL
	72.900,00
	51.700,00
	40.675,00
	53.425,00
TOTAL DE CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS
	Secretaria
	Custo direto
	Custo indireto
	Custo total
	Sec. De Saúde
	68.840,00
	51.700,00
	120.540,00
	Sec. De Educação
	85.320,00
	40.675,00
	125.995,00
	Sec. De Segurança
	120.550,00
	53.425,00
	173.975,00
Para redução de custos o prefeito deverá alterar algumas coisas e conversar com a auditoria interna, para que assim eles, em conjunto, consigam diminuir os gastos.
TAREFA 3: CONTABILIDADE PUBLICA
O PPA pode ser comparado com um planejamento de uma empresa privada pelo motivo de ser elaborado e ter um alto rendimento, sendo assim uma via de mão dupla.
Apesar de o planejamento estratégico ter aplicação comum nas administrações pública e privada, há diferenças, contextos únicos e objetivos de cada tipo de administração. Quando observamos a organização das empresas privadas, percebemos que elas valorizam aspectos como funcionalidade, as organizações privadas se planejam para cumprir a sua missão e realizar lucros, o que é compatível com a natureza das mesmas. Nas organizações públicas, a administração, frequentemente, não se separa das questões políticas, os objetivos a serem atingidos nem sempre são tão evidentes. 
TAREFA 4: AUDITORIA E CONTROLE NO SETOR PÚBLICO
Através da auditoria interna é possível verificar a adequação, a integridade e a eficiência dos controles internos e das informações, contábeis, financeiras, fiscais e operacionais do local, a auditoria interna a contribuiria verificando a eficiência dos controles. 
TAREFA 5: ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
O contexto enfrentado pelo novo prefeito na administração do município nos remete a uma série de conteúdos inerentes ao campo da Administração Pública e, aqui, nosso enfoque recairá sobre alguns conflitos encontrados pelo prefeito recém-eleito ao avaliar a gestão antecessora. Júlio se deparou com um quadro de cargos comissionados baseados essencialmente em questões particulares dos governantes. 
A Administração pública gere os interesses da coletividade, através de serviços públicos, devendo guiar-se em suas atividades pelos denominados princípios da Administração Pública, pois a ela cabe o exercício do controle social sobre os atos praticados pela Administração Pública. Na Administração Pública não há vontade pessoal, nem liberdade.
O prefeito recém-eleito percebeu também algumas decisões tomadas em prol de interesses pessoais, e não da população como, por exemplo, obras de revitalização em pontos desnecessários e investimentos em projetos secundários aos interesses públicos. O princípio em causa não é senão o próprio princípio da igualdade. Quanto ao dever de atendimento ao interesse público, tendo o administrador a obrigação de agir de forma impessoal, abstrata, genérica, protegendo sempre a coletividade. 
Algumas outras inobservâncias aos fundamentos da Administração Pública podem ser percebidas, tais como o município está no limite máximo permitido para gastos com pessoal; A deliberação de obras de revitalização em pontos desnecessários se comparadas tais ações com outras demandas municipais mais urgentes – bem como investimentos expressivos em programas e projetos secundários aos anseios da população da cidade, etc.
CONCLUSÃO
Diante dos assuntos abordados chego a conclusão de que as avaliações de gestão de governo e de são ferramentas importantes de avaliação e correção de políticas. Em trabalhos voltados ao Executivo, é bom realizar um diagnóstico em relação a administração e a atuação do administrador. 
Chegando ao fim deste trabalho tenho colocado em prática os conceitos abordados em todas as disciplinas do semestre, sendo elas Finanças Públicas; Gestão de Custos no Setor Público; Contabilidade Pública; Auditoria e Controle no Setor Público e Administração Pública.
 . Cumpri o que me foi requisitado, esse trabalho foi muito importante para aprimorar meu conhecimento e ter um grande aprofundamento nas disciplinas ministradas no primeiro semestre do ano de 2021 (dois mil e vinte e um), me permitiu fixar o conhecimento e compreender a gestão de negócios.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
JUSTIÇA. Ministério da Justiça e Segurança Pública: Governo Federal. O Plano Plurianual. Disponível em: https://www.justica.gov.br/Acesso/governanca/PPA. Acesso em: 26/04/2021às 21:35h/m
KOHAMA, Heilio. Contabilidade pública: teoria e prática. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
PISCITELLI, Roberto Bocaccio. TIMBÓ, Maria Zulene Farias. Contabilidade pública: uma abordagem da administração financeira pública. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
Planejamento público disponível em: http://pnc.cultura.gov.br/wp-content/uploads/sites/16/2017/10/Modulo-04-Planejamento-publico_financiamento.pdf Acesso em: 01/05/2021 às 17:12 h/m
ZIVIANI, Juliardi. Lei de Responsabilidade Fiscal: planejamento, controle, transparência e responsabilização. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 517, 6 dez. 2004. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6026> Acesso em: 15/04/2021 às 22:20 h/m.
PPA
Plano plurianual: é o documento que define as prioridadesdo Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas. 
LDO
A Lei de Diretrizes Orçamentárias: estabelecem quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte.
LOA
A Lei Orçamentária Anual: é o instrumento de planejamento de curto prazo (01 ANO) utilizado pelos municípios com objetivo de gerenciar as receitas e despesas públicas em cada exercício financeiro.

Continue navegando