Buscar

AV1 Fundamentos de Bioquímica 3014 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 Fundamentos de Bioquímica (ARA0009/3602060) 3014 2020.2
Data: 06/10/2020.		 Nome: Árlen de Souza Paula.		 Matrícula: 202003393258.		 
1) A água é a substância mais abundante no corpo humano, sendo um veículo de assimilação e eliminação de muitas substâncias. Como a polaridade da água influencia a sua ação como solvente universal? (1,2 pontos)
 Por causa da sua polaridade e habilidade em formar ligações de hidrogênio, a água dá um excelente solvente, ou seja, ela pode dissolver diversos tipos de moléculas. A maioria das reações quimícas importantes para a vida ocorrem em um ambiente aquoso dentro das células, e a capacidade da água em dissolver uma grande variedade de moléculas é assencial para permitir que essas reações quimíca ocorram.
2) Os organismos vivos são estruturalmente complexos e diversificados. No entanto, todos utilizam as mesmas biomoléculas para sobreviver, crescer e reproduzir. (1,2 pontos)
a) O que são macromoléculas e como são formadas? Exemplifique (0,6 pontos)
Macromoléculas são moléculas orgânicas, portanto são formadas basicamente por esqueleto de carbono ligado ao oxgênio e a hidrogênio. Temos 04 grupos de macromoléculas, que são os carbonos hidratados ou carboidratos, lipídios, proteinas e os ácidos nucléico. Por exemplo DNA e RNA.
b) Todas as biomoléculas são macromoléculas? Explique (0,6 pontos)
Podemos dizer que sim, pois as biomoléculas são as moléculas produzidas pelos seres vivos, que no entanto são as moléculas orgânicas.
3) Tendo em vista que os aminoácidos possuem a mesma estrutura geral, quais são os fatores que são responsáveis pela diversidade das proteínas? (1,2 pontos)
 Apesar de serem formadas pelos mesmos 20 tipos de aminoácidos que existem na natureza, só se diferem entre si no radical. As proteínas elas são diferentes, devido a sequência pela qual esses aminoácidos se organizam em cada pepítideo (cada proteína) e pelo seu tamanho, ou seja, a quantidade de aminoácidos que formam a protína. 
4) Os lipídeos possuem papeis essenciais na nutrição e na saúde, no entanto, seu consumo excessivo pode ocasionar danos nocivos ao organismo. Explique qual a importância que o colesterol tem, e como o seu excesso pode ter um efeito nocivo ao organismo. (1,2 pontos). É importante porque ele entra na composição dos sais biliares (que são importantes na emulsificação de gordura) e também se ligam aos fosfolipídeos que formam a camada externa da bicamada da membrana plasmática celular. A ligação desse colesterol nesse fosfolipídeo que fica na membrana externa é importante porque controla a fluidez da membrana, o grande problema é que quando esse colesterol se liga a uma lipoproteina de baixa ou então de muito baixa densidade, ele acaba se acumulando nos vasos sanguíneos, causando arterosclerose (entupimento ou endurecimento desses vasos sanguíneos).
5) Diante da importância dosagem de glicose sanguínea no diagnóstico e no tratamento do diabetes, diversos métodos foram desenvolvidos para averiguar o teor deste carboidrato no sangue. Por que o resultado da hemoglobina glicosilada é mais confiável para o monitoramento do teor de glicose no sangue?
 	Porque a hemoglobina glicada reflete a glicemia dos últimos 03 meses (justamente o ciclo celular completo de uma hemácia, que por ser anucleada dura-se 03 meses) e não apenas a glicemia momentânea.

Outros materiais