Buscar

Atividade de pesquisa-prática final-Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução ao Empreendedorismo
Aluno (a): Ricardo Luiz G. de Sousa
Data: 01 / 04 / 2021
Atividade de pesquisa/prática 
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade completa vale 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta.
· Ao terminar, grave o arquivo com o nome Atividade de pesquisa prática.
· Envio o arquivo pelo sistema.
EMPREENDEDORISMO
Demonstre o seu aprendizado fazendo uma introdução sobre Empreendedorismo.
Podemos Dizer que o empreendedorismo, é um método de trabalho onde se demonstra a capacidade para realizações de projetos estimulando o desenvolvimento. Empreendedor vem do francês, palavra “entrepreneur”, e tem significado de realizar, executar. Sendo assim, o empreendedor é aquele que assume os riscos e começam algo novo. Os empreendedores estimulam o progresso econômico mediante novas e melhores formes em agir, além claro, de possuir uma personalidade ousada.
Um bom empreendedor atende o seu papel no desenvolvimento econômico da sociedade, acompanhando as necessidades das pessoas, tendo sempre, a criatividade e a curiosidade consigo na empreitada. O início poderá se dar, pela falta de rendas, necessidades pessoais, falta de oportunidade no mercado, sendo um conjunto de características que constroem um perfil de empreendedor, de acordo com seu desenvolvimento.
Cite e explique as características que um empreendedor deve ter.
Hoje no mercado encontramos um empreendedor franqueado ou um empreendedor individual, não importando o ramo de atuação ou empresa.
1) INICIATIVA- Aquele que sempre usa as palavras “Eu já tinha pensado nisso”. Trata-se de um empreendedor que morre de medo em empreender e sair do comodismo, só possui a intenção, mas nunca em ações, do contrário, será sempre um expectador do sucesso dos demais. É necessário estar sempre atento as oportunidades, aproveitá-las, e claro, usufruí-las.
2) PERSISTÊNCIA- Aquela história de que aprendemos com os erros é uma meia verdade, uma vez que, a realidade é que aprendemos com a correção dos erros. Desta forma não se pode desistir depois de um fracasso. As dificuldades são experiências de uma jornada de aprendizado, e com ela adquirimos lições úteis para avaliarmos planos e ou metas.
3) TER UM PLANEJAMENTO – Compreende o monitoramento das informações de uma empresa. O empreendedor precisa sempre se atentar, analisar e sempre monitorar os resultados, isto lhe possibilitará que se identifique possíveis erros de gestão e operação, para assim poder buscar soluções.
4) AUTOCONFIANÇA- Do mesmo jeito que é necessário se ter coragem para começar, é preciso confiança para transmitir suas opiniões. O empreendedor precisa sempre passar confiança e credibilidade aos fornecedores e clientes, sendo a melhor forma de se conquistar, com conhecimento profundo dos negócios, extrair informações e demonstrar que sabe o que está fazendo, diante dos riscos, ou na tomada de decisão.
5) LIDERANÇA- Para se desenvolver uma liderança, é importante sempre saber, e se colocar no lugar do outro, estar sempre motivando, entendendo as dificuldades da equipe, isso não por acaso, uma vez que o líder tem papel chave no desenvolvimento e projetos da empresa.
6) BUSCA DE INFORMAÇÔES- Em um processo de abertura da empresa é necessário diversas pesquisas, não podendo ser preguiçoso, realizar pesquisas para se entender a parte burocrática, o público alvo, e identificar as oportunidades. Outros benefícios para as pesquisas realizadas, é encontrar materiais que apoiem o desenvolvimento dos seu negócio.
7) VISÂO EMPREENDEDORA- Nesta característica, o objetivo é transformar qualquer ideia em negócio, pessoas com esta mentalidade conseguem agir rápido, não existe o melhor momento, mas sim o planejamento mais adequado.
8) CAPACITAÇÂO- É um dos diferenciais competitivos, o conhecimento pode ajudar no direcionamento dos negócios, seja para ter mecanismos para acompanhar as tendências ou nas escolhas dos profissionais mais adequados para atuar nos setores da empresa.
Quais são os objetivos de um empreendedor
Os objetivos do empreendedor é de abrir uma empresa, desenvolvê-la e gerar lucros, estar modernizado para lidar com os problemas, e claro, sempre solucionando, lidar sempre com os desafios e criar sempre soluções eficazes para a empresa.
Cite e explique os tipos de empreendedores
1) INFORMAL- Ganha dinheiro porque precisa viver, está muito ligado as necessidades. Este tipo de empreendedor somente trabalha para garantir o suficiente, tem riscos baixos e nenhum planos para o futuro.
2) COOPERADO- Costuma empreender ligado a cooperativas, como artesãos, por tal motivo, o trabalho em equipe é fundamental, tendo como meta o seu crescimento, até se tornar independente. Sempre empreende de maneira intuitiva, por serem empreendedores com poucos recursos, e assim, baixo risco.
3) INDIVIDUAL- Trata-se de um empreendedor individual que se formalizou através da MEI, começando assim, a estruturar uma empresa. Mesmo estando formalizado, não tem pensamento em crescimento, está ligado a necessidade de sobrevivência, trabalha sozinho ou com mais um funcionário.
4) O FRANQUEADO E O FRANQUEADOR- Para a maioria o franqueado não se trata de empreendedor, porém, a iniciativa em comandar um negócio, deve ser levado em conta. Procuram renda mensal média e um retorno do investimento. O Franqueador é o responsável pela construção de ume rede através de sua marca
5) SOCIAL- Este tipo de empreendedor, tem a vontade de ganhar dinheiro, fazendo algo de bom para o mundo. Este tipo de empreendedor tem crescido muito, principalmente entre os jovens, muitos ainda na faculdade, se lançam em abrirem seus próprios negócios. Esta categoria, o trabalho em equipe é primordial e o objetivo é sempre mudar o mundo e inspiraras pessoas a fazerem o mesmo.
6) CORPORATIVO- Trata-se de um intraempreendedor, ou seja, um funcionário que empreende novos projetos na empresa que trabalha. Hoje a maioria das empresas, buscam aumentar a quantidade das pessoas com este perfil. Seu objetivo é crescer na carreira com promoções e bônus.
7) PÚBLICO- É uma variação do corporativo para o governamental, existem muitos funcionários públicos, preocupados em utilizar recursos e inovar nos serviços básicos. A motivação é sempre querer provar que seu trabalho é nobre e tem muito valor para a sociedade.
8) CONHECIMENTO- Usa profundo conhecimento em determinada área para conseguir faturar, seria como os atletas que se preparam, treinam para conseguir medalhas importantes, buscam realização profissional e reconhecimento com isto.
9) NEGÓCIO PRÓPRIO- Este é o mais comum, costuma abrir um negócio próprio por estilo de vida ou pensa grande. Dentro deste perfil encontramos subtipos de empreendedores, os nato, serial e o normal.
O Nato costuma ser tido como genial, com trajetórias de negócios espetaculares, exemplares.
O Serial cria negócios em sequência, não se apaixona pela empresa em si, mas por empreender.
O Normal planeja para minimizar os riscos seguindo o plano estabelecido.
Todos procuram ter uma autonomia, uma satisfação financeira, querendo deixar sempre um legado.
Quais os fatores que intervêm no processo empreendedor
São os fatores pessoais, sociológicos, ambientais e organizacionais;
PESSOAIS- Influenciam positivamente ou negativamente, por se tratar do ponto de partida de um empreendedor, onde se exercita a criatividade. Os aspectos são, a realização pessoal, capacidade em assumir os riscos, e experiência no ramo pretendido.
SOCIOLÓGICOS- Impacta nas relações que o empreendedor está tendo, antes ou depois de empreender, como os networking, pessoas de sucesso que servem de inspiração para uma ideia que será o diferencial da empresa.
AMBIENTAIS- Normalmente quem começa seu próprio negócio, faz por necessidade e não por oportunidade, sendo que grande parte, não se dispõe de dinheiro suficiente para empreender, o que gera muita desmotivação. Existe também os fatores externos, onde irá pesar nahora de empreender, como por exemplo, o cenário do negócio onde será inserido. Normalmente quem empreende passa a ter grandes concorrentes no mercado, devendo assim, procurar um diferencial para sobressair aos demais.
ORGANIZACIONAIS- Atuam diretamente no início do processo de empreendedorismo, são eles que impulsionam o empreendedor a identificar a oportunidade do negócio. A cultura que o indivíduo pratica, as estratégias de negócio, planos de ação a serem desenvolvidos, estruturas que darão base ao negócio.
Cite tipos de inovação
Inovação em modelos de negócio, Inovação de processo, Inovação organizacional, Inovação em marketing, Inovação em produto, Inovação em serviços, Inovação incremental, Inovação radical.
Conclusão
No atual momento em que o mundo se encontra, o sucesso ou fracasso de uma empresa, está ligada diretamente à capacidade de entender o mercado em que atua ou irá atuar, sua estrutura, atrair e sempre satisfazer seus clientes. Uma organização somente consegue se manter no mercado, se tiver uma boa estrutura e conhecimento daquilo que faz. O empreendedorismo é de suma importância para o gerenciamento, desenvolvimento e crescimento da empresa. Podemos dizer que o empreendedor, deve estar preparado para diversas situações, sejam estas, para boas ou as perspectivas ruins, passando por diversas análises e procedimentos, demonstrando sempre seu equilíbrio mental, psicológico e discernimento para solução aos clientes da empresa.
Atividade de pesquisa prática final

Outros materiais