Buscar

Ortodontia analise facial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ortodontia- Análise Facial
Ana Gabriela Freitas- UNIFASE 
É uma ferramenta de diagnóstico na ortodontia para identificar discrepâncias esqueléticas.
Diagnostico: esquelético,dentário e compensações dentarias ou não (presença)
É dividido em 3 planos:
 transversal ( visão frontal ex: assimetria mandibular )- problemas transversais são problemas laterais, vertical (ex: mordida profunda é um diagnóstico dentário) –são problemas de altura;e sagital (classe I,II,III dentaria e esquelética) são problemas Antero posteriores. 
· Transversal: atresia maxilar (deficiência maxilar no sentido lateral); assimetria mandibular (desvio)
· Vertical: tipo normal, tipo vertical (excesso de crescimento vertical); tipo horizontal (predominância do crescimento é no plano horizontal)
· Sagital: classe I esquelética, classe II esquelética ou classe III esquelética (mandíbula esta mais a frente da maxila do que o normal) classe III esquelético pode ser por deficiência ou protusão maxilar. 
OBS: Classe III esquelética: a tendência é que o overjet tenha uma mordida cruzada anterior porém nem todos os pacientes tem essa mordida devido a compensação dentaria que foi inclinação dos dentes inferiores para lingual e dos dentes superiores para a vestibular, então o overjet fica normal. Então na compensação é quando o dente se acomoda ( se camufla) para esconder uma má oclusão esquelética. 
Primeiramente para fazer um correto diagnostico facial a cabeça do paciente deve estar bem posicionada.O paciente deve estar em posição natural da cabeça : frontal: linha interpupilar deve estar paralela ao solo .Perfil: plano de Frankfurt deve estar paralelo ao solo (linha que passa no tragus a asa do nariz). As fotos devem ser: frontal repouso, frontal sorriso e perfil.
· Pontos de referência facial:
Ponto triquio: ponto localizado na linha onde se inicia a raiz do cabelo
Ponto Glabela: ponto mais proeminente da testa, entre as sobrancelhas.
Subnasal: ponto localizado na união do lábio superior com a base do nariz
Estômio: ponto mais inferior do lábio superior
Mentoniano: ponto mais inferior do mento mole
· Linha media facial : Passa um ponto no centro da glabela e filtro labial (passa pelo arco do cupido), essa linha serve para identificar discrepâncias laterais relacionadas a linha média do paciente 
· Analise frontal em repouso: 
Devemos avaliar primeiramente o desvio mandibular – desvio do mento em relação a linha media facial . Pode estar ausente ou presente. Identificar se há presença de assimetria mandibular ou não.
· Altura do terço inferior da face: normal, aumentada ou diminuída .É proporção do terço inferior da face (subnasal-mento) em relação ao terço médio. Ira identificar o padrão de crescimento vertical. Se o terço inferior esta aumentado ele é um paciente do tipo vertical, se esta diminuído ele é um paciente do tipo horizontal (altura facial diminuída).
Altura do terço inf da face normal: 1/3 da altura do terço inferior da face ,corresponde ao lábio superior e 2/3 ao lábio inferior. 
· Tipologia facial: relação entre altura e largura da face 
Paciente mesofacial: a relação de altura e largura da face proporcional (70-75% da largura da face)
Paciente braquiofacial: Quando a largura esta aumentada em relação a altura, ou seja ele tem uma altura diminuída.tipo facial horizontal, terço inferior da face diminuido, costuma apresentar mordida profunda 
Dolicofacial: altura da face maior que a largura,tipo facial vertical.
· Selamento labial: presença ou ausência.Contato entre o labio superior e inferior, indica o padrão de crescimentodo paciente. Quando este selamento esta ausente o paciente é do tipo vertical pois a altura da face esta aumentada .
 É considerado normal: ausencia de contato de 0 a 3 mm. Devemos considerar a presença de selamento labial em repouso . Acima de 3mm é considerado ausência de selamento labial.Devemos considerar a presença de selamento labial em repouso, pois é comum paciente que tem ausência desse selamento, na hora da fotografia forçar esse selamento.
· Exposição incisal: Normal, aumentada ou diminuída. Exposição do incisivo superior com os lábios separados e o lábio superior em repouso.
Paciente do tipo vertical terá mais exposição e do tipo horizontal terá menos .
Diferença entre homens e mulheres, é considerado normal:
Homens: 1 a 3 mm
Mulheres: 2 a 4 mm
Exposição aumentada,quando em repouso:
Homens > 3mm
Mulheres> 4mm
Exposição diminuída:
Homens< 1mm
Mulheres< 2mm
 
· Analise frontal sorriso:
Corredor bucal- preenchido ou não preenchido. Distancia entre a comissura labial e a vestibular dos dentes posteriores . Isso facilita a identificar a atresia maxilar (se o paciente tem uma deficiência lateral de maxila), indicando a relação transversal da maxila.O normal é ter o corredor preenchido.
Exposição gengival: exposição gengival no sorriso na região anterior e posterior . Pode ser considerada normal, excesso anterior, deficiente ou excesso posterior.
 Indica posição vertical da maxila e dos incisivos superiores.
 0 a 2 mm: normal.
 No excesso anterior quer dizer que a maxila cresceu demais no sentido vertical ; paciente com deficiência é do tipo horizontal, paciente com excesso posterior temos certeza que a maxila cresceu muito. A paciente com excesso anterior apenas quer dizer que essa maxila não esta aumentada no sentido vertical, quem esta fora do normal são os incisivos que extruiram , então para corrigir essa exposição basta intruir os incisivos então o problema é dentário (porem não podemos concluir apenas com essa informação). 
Se o excesso é so anterior muitas vezes então será um problema dentário , se o excesso também é posterior, só uma intrusão não ira adiantar indicando uma cirurgia ortogntaica ou tentar fazer uma compensação dentaria .
Quando fazer a gengivectomia: não fazer quando for excesso anterior pois primeiramente devemos saber a proorção de largura dos dentes anteriores pois se for feita nesse caso o dente ira ficar muito grande ( se a altura e a largura for considerada normal não pode fazer, se não pode fazer) com excesso posterior o ideal será a ortognatica então não adianta fazer a gengivectomia , caso o paciente não queira fazer a cirurgia há a alternativa paliativa que é a aplicação de botox . 
OBS:O paciente do tipo vertical(dolicofacial) pode ter uma mordida aberta anterior (crescimento da maxila e mandíbula), se ele não apresenta essa mordida pode ter acontecido uma compensação,e os incisivos extruíram ,acontecendo a exposição gengival aumentada .
· Análise de perfil:
· Ângulo naso-labial: Formado pela base do nariz e o lábio superior
Normal, ou aberto ou fechado
Indica a posição sagital da maxila, ângulo formado pela união dos pontos lábio superior, subnasal e base do nariz .90 a 110 graus esta normal. Quando esse ângulo esta aberto há uma deficiência maxilar, se ele esta fechado há uma protusão da maxila.
· Projeção malar: normal ou deficiente – projeção do osso zigomatico . Quando esta deficiente esta indicando que a maxila esta retruida, então indica a posição sagital da maxila. Geralmente esses pacientes são do tipo sagital e classe III. As vezes o paciente é classe III não por protusão da mandíbula mas por deficiência da maxila.
· Sulco lábio-mentoniano: ângulo formado pela interseção dos pontos lábio inferior e projeção anterior do mento . Indica posição sagital e /ou vertical da mandíbula. Pode ser normal, ausente ou pronunciado.
Normal: 120 graus
Ausente : acima de 120 graus, o ângulo esta muito aberto então o paciente tem a mandíbula muito acima do normal.Ele será classe III esquelético por protusão mandibular. Então a correção dele deve ser feita apenas na mandíbula e não na maxila já que podemos perceber que o paciente apresenta ângulo naso labial normal.
Pronunciado: do ponto de vista sagital , o paciente é classe II esquelético , pois mandíbula esta retruída. Indicado o uso de propulsor mandibular como forma de tratamento.
· Linha queixo-pescoço : Pode estar normal, aumentada ou diminuída.
Linha delineada do ponto mentoniano ao ponto cervical (encontrodo mento com o pescoço). Indica a posição da mandíbula ( se esta aumentada ou diminuída). 
Percebemos se a linha queixo- pescoço esta aumentada ou diminuída primeiramente em relação a base do crânio .Ela deve ter 80% da altura do 1/3 inferior da face.
Linha queixo pescoço aumentada: paciente classe III esquelético.
Linha queixo pescoço diminuída: paciente classe II esquelético. Deficiência mandibular.
· Ângulo da linha queixo pescoço :Ângulo formado pelas linhas delineadas no mento e no pescoço.Pode estar normal, aberto (mandíbula muito retruida) ou fechado (mandíbula com crescimento aumentado da face).
Normalidade entre 120 a 130 graus. 
Posicionamento vertical ou sagital da mandíbula. 
· Analise sagital-Perfil: pode ser reto,convexo ou côncavo. Relacionado com o ângulo formado pelos pontos glabela,subnasal e mentoniano . Indica a discrepância sagital entre maxila e mandíbula .Classe III: concavidade de perfil. Classe II : convexidade de perfil.
Normalidade em torno de 165 e 180 graus (perfil reto).
· Diagnostico esquelético:
Diagnostico transversal: atresia maxilar (corredor bucal preenchido ou não) e assimetria mandibular (desvio mandibular em relação a linha média facial)
Diagnostico vertical: Terço inferior da face diminuído, ausência de selamento labial, ausência de exposição gengival, dolicofacial
Diagnostico sagital: Classe I esquelética, classe II esquelético, classe III esquelético.

Outros materiais