Buscar

Disciplina Currículo e Didática na Educação dos Surdos e

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Talitha Michely Samenezes dos Anjos Cipriano (3268680)
	
	Disciplina:
	Currículo e Didática na Educação dos Surdos (LBR103)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:676144) ( peso.:1,50)
	Prova:
	28426492
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Top of Form
	1.
	Na educação brasileira percebe-se que existem muitas tendências pedagógicas que influenciam, influenciaram e continuam influenciando  a escola de modo geral em nosso país. Em contrapartida, há mecanismos de aprendizagem, ou melhor, tendências capazes de simbolizar, valorizar, instigar os alunos para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem. Qual tendência que demonstra esses caminhos para a aprendizagem?
	 a)
	Na pedagogia liberal não diretiva.
	 b)
	Na tendência tecnicista.
	 c)
	Na pedagogia tradicional.
	 d)
	Na pedagogia liberal renovada progressista.
	2.
	As tendências pedagógicas são divididas em muitas teorias. Acreditamos que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e às normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. Considerando uma tendência de lutas e de glórias, de mudança no comportamento da sociedade e que surge como uma crítica à continuidade da sociedade de classes e suas normas, buscando não só transformar as relações de ensino-aprendizagem, mas a transformação da própria sociedade capitalista, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pedagogia Liberal.
	 b)
	Pedagogia Tradicional.
	 c)
	Pedagogia Progressista.
	 d)
	Pedagogia não diretiva.
	3.
	Comenius sempre apresentou um espírito de inovação, como ele já defendia uma educação para todos, independente da classe social da criança, esse foi um seus lemas. Estudar os recortes históricos acerca da didática nos possibilita compreender com maior clareza o percurso percorrido até aqui. Neste percurso, podemos destacar algumas personalidades que foram as peças-chave na evolução do conceito da didática. Sobre estas personalidades, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sócrates.
II- Comenius.
III- Jean-Jacques Rousseau.
IV- Johann Heinrich Pestalozzi.
(    ) Construiu um método chamado de ironia. Este método perpassava dois momentos: a refutação e a maiêutica.
(    ) Acredita que o mais importante era o desenvolvimento humano das habilidades e dos valores.
(    ) Defendia o ser humano como sendo naturalmente bom e suas ideias estavam focadas na liberdade e na sociedade.
(    ) Defendia uma educação para todos. Seu lema era Ensinar tudo a todos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. 16. ed. São Paulo: Nacional, 1985.
	 a)
	IV - III - II - I.
	 b)
	II - I - IV - III.
	 c)
	I - IV - III - II.
	 d)
	III - II - I - IV.
	4.
	Autores que defendem essa tendencia são B. Charlot, G. Snyders, Dermeval Saviani, além do próprio Libâneo. Nela, em alguns casos, o docente desperta outras necessidades e mobiliza o aluno a participar de forma mais ativa. Essa tendência respeita a bagagem que o aluno tem, os ensinamentos que ele próprio traz. Sobre essa tendência pedagógica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tendência Libertadora.
	 b)
	Tendência Tecnicista.
	 c)
	Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
	 d)
	Tendência Tradicional.
	5.
	Anteriormente à época de Comenius, a pedagogia estava num ensaio, muitas questões didáticas pedagógicas estavam em teste. Naquela época, somente as pessoas de classe alta tinha acesso à educação. Comenius escreveu a Didática Magna e iniciou a pedagogia moderna. Depois da Didática Magna de Comenius, os grupos menos favorecidos (pobres, mulheres e negros) começaram a ganhar vez no contexto educacional. Estudar os recortes históricos acerca da didática nos possibilita identificarmos em que aspectos ainda precisamos evoluir. O estudo da didática nos remete, obrigatoriamente, a algumas figuras importantes na história evolutiva do conceito da didática. Sobre estas figuras importantes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- John Frederick Herbart.
II- Friederich Froebel.
III- John Dewey.
(    ) Considerado o pai do Jardim de Infância.
(    ) Influenciou o movimento Escola Nova, que contestava o ensino tradicional.
(    ) Formulou a teoria do interesse.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - II - I.
	6.
	A avaliação pode assumir várias funções e pode ser classificada, basicamente, em três modalidades: diagnóstica, formativa e somativa. Quando falamos de avaliação, que é um tema polêmico, existe um confronto de ideias, ou ideias errôneas sobre os diferentes tipos de avaliação. Sobre as modalidades e as funções da avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- A avaliação diagnóstica exige comprometimento de professor e aluno, isso porque a avaliação será um instrumento da identificação de novos rumos, terá de ser o instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos no âmbito educacional e da identificação dos caminhos a serem perseguidos.
II- A avaliação formativa pode ser definida como toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, ou melhor, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de projeto educativo.
III- Já a avaliação somativa, que é comumente utilizada na escola, é aquela realizada ao final de uma unidade curricular ou de um período (bimestre, trimestre, semestre ou ano letivo), tendo como objetivo principal expor os resultados alcançados pelo aluno.
IV- Na função classificatória, baseada na pedagogia tradicional, a avaliação não evidencia um instrumento, somente uma nota para classificar os alunos, não fazendo parte de um todo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	Carl Rogers (1902-1987), psicólogo clínico, é o principal mentor desta tendência. Na Tendência Liberal Renovada Não Diretiva, também chamada de Escola Nova, a escola assume um papel até então desconhecido, isso porque os aspectos psicológicos são valorizados em detrimento das questões pedagógicas e sociais. Sobre as estratégias e as características dessa teoria, analise as sentenças a seguir:
I- O resultado de uma boa educação é muito semelhante ao de uma boa terapia.
II- Nesta tendência, os conteúdos de ensino não são essenciais.
III- O mais relevante nesta tendência é o relacionamento entre professor e aluno.
IV- O papel do professor autoritário é o mais importante.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	A avaliação é um dos temas mais polêmicos e traumáticos para todo e qualquer professor. Apesar de ser importante, é um tema pouco discutido dentro das instituições de ensino. Isso ocorre porque a avaliação na aprendizagem exige mudança de mentalidade, tudo isso para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem. Sobre a concepção de Luckesi (2010) sobre avaliação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
	 a)
	A avaliação não é continua, nem obrigatória.
	 b)
	É possível abordar o processo de ensino-aprendizagem.
	 c)
	A avaliação, obrigatoriamente, conduz todo um conjunto de outros fatores educacionais, por isso deve ser vista como processo de transformação em busca de uma nova modalidade de escola.
	 d)
	Esta ideia não é o resultado de uma concepção tradicional ainda muito presente em sala de aula.
	9.
	O currículo e a didática se aproximam conceitualmente ao mesmo tempo que se distanciam nas especificidades da sua definição teórica. O currículo envolve as questõesrelacionadas à seleção e à organização do conhecimento e saberes escolares. Sobre o conceito da terminologia da palavra didática, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O termo didática é um tema muito utilizado no contexto empresarial, assumindo múltiplos direcionamentos.
	 b)
	Didática é um fenômeno que perpassa na educação e no ensino há muito tempo, auxiliando e deixando o profissional da educação usar sua própria criatividade.
	 c)
	O termo didática é uma terminologia muito utilizada no contexto educacional, assumindo múltiplos significados e, por isso, muitas vezes, conceituada de forma errônea. O jeito de ensinar, a metodologia, a forma como cada docente explica, entre tantos outros significados que são atribuídos a esse termo.
	 d)
	Didática são métodos que possibilitam os professores ter um norte, ou seja, um direcionamento em sala de aula.
	10.
	Para Libâneo (1994), a educação consiste no fenômeno social e universal em que as ações humanas são necessárias para o funcionamento e a manutenção da sociedade. Assim, não existe uma sociedade isenta de práticas educativas, que promovem o aprendizado de conhecimentos e experiências culturais. Alguns elementos fazem parte do processo educacional, como o currículo e a didática, influenciando os fazeres e entendimentos realizados nas escolas que sofreram influências advindas das transformações sociais. Sobre o conceito da didática na teoria tradicional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O objeto de estudo nessa teoria consiste nos processos de formação ideológicos da reprodução cultural e social, da relação do poder com a classe social e o capitalismo.
(    ) Sua principal preocupação se baseia na formação dos indivíduos, segundo o modelo apresentado socialmente, que deveria ser universal a todos.
(    ) A sua organização fundamenta uma estrutura tecnicista e instrumental, organizando os conteúdos, as atividades e a avaliação de forma mecânica e padronizada.
(    ) A didática se constitui no controle sobre a ação pedagógica do professor, referente ao planejamento das aulas e sua efetiva concretização com a turma.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina