Buscar

TESTE CIENCIAS E PROFISSÃO MOD 2 Ava

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Em relação à Lei n 4.119, em 27 de agosto, assinada pelo presidente João Goulart, que dispunha sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamentava a profissão de psicólogo, assinale a opção correta.
Resposta: Para o exercício profissional era obrigatório o registro dos diplomas no órgão competente do Ministério da Educação e Cultura.
2 - Sabemos que o conhecimento validado e alicerçado na fidedignidade, confiabilidade e racionalidade pode servir como o principal insumo para potencializar intervenções profissionais dos psicólogos.
Em relação ao tipo de conhecimento que estamos nos referindo, assinale a opção que apresenta a alternativa correta.
Resposta: conhecimento cientifico
3 - Segundo a literatura especializada sobre a história da Psicologia, podemos afirmar que a profissionalização da Psicologia no Brasil for marcada por três fases distintas denominadas: pré-profissional, profissionalização e profissional.
Em relação as características de cada uma delas, assinale a alternativa que apresenta a opção correta.
Resposta: Na fase de profissionalização já existia curso de formação em Psicologia
4 - A Psicologia ciência e profissão revela sua diversidade tanto em relação à classificação como área do conhecimento científico quanto das possibilidades diversas de atuação do psicólogo. Podemos ainda dizer que a Psicologia é uma área de conhecimento e campo de atuação profissional em construção.
Assim, tomando como base essa assertiva, assinale a alternativa que apresenta a opção correta. 
Resposta: A atuação tecnicamente competente do psicólogo e a incorporação do saber interdisciplinar estão intrinsecamente relacionadas.
5 - Ao focar na formação do Psicólogo, no Brasil, é possível observar que a última reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Psicologia aconteceu em 2004. Entretanto, em 2011 foi incluído um adendo referente ao Projeto complementar de Formação de Professores (licenciatura), promulgando-se a Resolução n. 05/2011. Tal reformulação curricular nos cursos de Psicologia culminou em calorosos debates e críticas aos conteúdos que eram ensinados.
Em relação às principais críticas, assinale a alternativa que apresenta a opção correta.
Resposta: Era necessário a elaboração de um projeto ético-político para o exercício profissional do psicólogo que abrangesse projetos com maior escopo social
6 - A criação das primeiras Associações de Psicologia e os primeiros periódicos científicos para disseminação do conhecimento em Psicologia são considerados fatos importantes para consolidação e legitimação da área no Brasil.
Com base nesta assertiva, assinale a alternativa que apresenta a opção correta.
 
Resposta: O desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão está relacionado ao intercâmbio entre profissionais e acadêmicos.
7 - Leia o trecho a seguir. 
“A abordagem científica em Psicologia é um processo dinâmico entre a reflexão teórica e a possibilidade de verificação de fenômenos psicológicos na realidade” (CRUZ, 2016, p. 251). 
CRUZ, R. M. Competências científicas e profissionais e exercício profissional do psicólogo [Editorial]. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n° 2, p. 251-254, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v36n2/1982-3703-pcp-36-2-0251.pdf. Acesso em: 28 mar. 2020.
Diante dessa assertiva, é possível afirmar que:
 
Resposta: A relação teoria e prática é indispensável para o desenvolvimento da área.
8 - Nos final dos anos de 1940 e início dos anos de 1950, os psicólogos eram conhecidos como psicotécnicos ou psicologistas. O escopo de atuação é ampliado, do campo industrial, atuando com recrutamento e seleção profissional, o psicólogo passa a atuar na clínica, realizando psicodiagnóstico com crianças e jovens e orientação de pais.
Em relação aos instrumentos utilizados para viabilizar suas intervenções, o principal deles, utilizado neste momento histórico era:
 
Resposta: o teste psicológico
9 - O conhecimento construído em Psicologia, sob o ponto de vista epistemológico, teve sua gênese num modelo individualizado de compreensão do ser humano.
Em termos da atuação dos psicólogos, os espaços tradicionalmente ocupados foram:
 
Resposta: Clínica, escola e indústria.
10 - A história da Psicologia nos mostra que seu reconhecimento enquanto ciência se deu, no final do século XIX, quando se separou da Filosofia. Isso só foi possível a partir do momento em que passou a usar o método científico e atender as exigências da comunidade científica, vindo assim, fazer parte do rol das ciências da humanidade.
Quando classificamos a área da Psicologia como campo científico e profissional, estamos nos referindo ao fato de que a Psicologia pode ser vista como:  
 
Resposta: ciência pura e aplicada

Continue navegando