Buscar

Atividade discursiva penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. 
a) A definição da pessoa física ou jurídica com o fundamento do exercício da atividade empresarial, é denominada pelo nome de empresário, este sujeito organiza e gerencia a empresa, organiza e assume os riscos do empreendimento com empenho e profissionalismo.
Art. 966. § único Considera-se empresário quem exercer profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
 b) O requerimento de inscrição do empresário é o Registro Legal da sua empresa é necessário comparecer a Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Física, é importante lembrar que ter o registro não permite que a sua empresa comece a operar instantaneamente, a empresa passa a existir, mas é necessária a formalização para o início do negócio.
 Apresentação dos seguintes documentos:
· Requerimento de Empresário Individual,
· Documentos pessoais, como RG, CPF, Título de Eleitor e Certificado de Reservista (em caso de homens);
· Requerimento Padrão (esse é um documento que a Junta Comercial de cada município irá fornecer);
· Ficha de Cadastro Nacional (também feito na Junta Comercial).
Efetuação de pagamento de algumas taxas, os valores e prazos para a abertura da empresa variam conforme o Estado e segmento do seu negócio.
Assim que a empresa estiver registrada, a pessoa receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE) e é com ele que faz o registro do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Essa etapa é feita online pelo site da Receita Federal.
2.
O Empresário individual, é conhecido como firma individual, é um tipo de empreendedor que atua como o único titular de seu negócio, sendo uma pessoa física e sem a presença de outros sócios, trabalha por conta própria, o seu faturamento anual máximo pode chegar até a R$ 360 mil, sendo considerado ME (Micro Empresa), ou até 4,8 milhões, sendo EPP (Empresa de Pequeno Porte).
O Registro Público de Empresas Mercantis é exercido em todo território nacional, de forma sistêmica, por órgãos federais e estaduais, com a finalidade de: dar garantia, publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos, submetidos a registro; cadastrar as empresas nacionais e estrangeiras em funcionamento no país e manter atualizadas as informações pertinentes; proceder às matrículas dos agentes auxiliares do comércio, bem como o seu cancelamento.
3. 
Os elementos do estabelecimento comercial é a junção de materiais, como: 
· bens móveis (mercadorias),
· bens imóveis (local a ser instalada a empresa), 
· bens incorpóreos ou bens imateriais (o ponto Comercial, o Nome Empresarial, os Acessórios do nome empresarial e os Diversos tipos de Propriedade Industrial). 
 As patentes (invenções e modelos de utilidade que dependem dos requisitos da novidade e a atividade inventiva sem qualquer impedimento).
O Registro de desenho industrial e de marca (é um ato administrativo que a partir dele se cria o direito industrial, o uso da marca, o desenho industrial não confere exclusividade a quem o faz, mas apenas o registro).

Outros materiais