Buscar

Procedimentos para Locação de Imóvel

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 – UC4
Nome: Eduarda dos Santos 
Cidade: Passo Fundo-RS
Descreva os procedimentos necessários para a locação do imóvel.
O locatário terá que preencher um formulário de cadastro de pessoa física ou jurídica, mais completo possível, com informações verdadeiras, e entrega-los a imobiliária.
Liste os documentos considerando locatário e locador.
Locatário: RG, CPF, comprovação de estado civil, comprovante de residência, comprovante de renda, (se casado deve ter os mesmos documentos do cônjuge).
Locador: RG, CPF, comprovação de estado civil, comprovante de residência, comprovante de renda, (se casado deve ter os mesmos documentos do cônjuge).
Descrição da vistoria
Tudo deve ser devidamente documentado. Nela devem ser avaliados diversos detalhes do local como: 
A parte elétrica: Quedas de energia podem trazer riscos para futuros inquilinos. Portanto, é necessário avaliar o estado das tomadas e fios domésticos, verificar se há fios expostos e sinais de alterações na rede;
Hidráulica: O mais importante é procurar por possíveis vazamentos analise bem a pintura da casa. Se encontrar partes escuras isso pode indicar que há umidade e, portanto, há um vazamento. Também o estado das válvulas dos vasos sanitários e de todas as torneiras e chuveiros.
Pisos e forros: É muito importante analisar as condições do piso e do teto antes de fornecer um imóvel para venda ou aluguel, o ideal é analisar se a estrutura do forro está obviamente normal, sem rachaduras ou orifícios. No chão, é necessário verificar se há ladrilhos soltos, buracos ou falhas graves.
Pinturas e revestimentos: Verifique se a propriedade foi pintada recentemente e se a pintura está em bom estado. Pinturas antigas expostas à chuva tendem a descascar, portanto, verifique as condições externas e internas. Verifique se não há ladrilhos, fissuras e rejuntes entre eles, pois isso prejudicaria gravemente a aparência.
Portas e janelas: verificar a resistência de portas e janelas se têm rachaduras, se estão rangendo, como estão as travas e fechaduras, fixação por parafuso, saídas de água, ajustes de fechadura, borracha, escovas, roldanas e outros elementos de vedação operam portas e janelas.
Direitos de locador:
Receber alugueis
Atualização anual do valor do aluguel.
Exigir o oferecimento de garantias locatícias: as garantias legais do pagamento, conforme os artigos 37 da LLPU são:
- Caução;
- Fiança;
- Seguro-fiança
Deveres de locador
Transmitir a posse do bem ao locatário;
Assegurar o uso da coisa no período de locação, respeitando a posse do locatário e defendendo ela contra turbações de terceiros;
Pagar as despesas extraordinárias de condomínio;
Emissão do recibo de quitação: o locatário tem o direito de exigir do locador a emissão do recibo de quitação das parcelas pagas;
Responder pelos vícios ou defeitos anteriores a locação;
Direitos do locatário
Impedir que o locador retirasse a propriedade involuntariamente. No entanto, existem alguns motivos para a reintegração de posse do imóvel. O locador pode exercer o seu direito de retomar a posse do imóvel num contrato de arrendamento habitacional de duração superior a 30 meses e deve apresentar os seguintes motivos que podem ser encontrados no artigo 9.º e 47 da LLPU.
Deveres do locatário 
Remunerar pontualmente o locador pela cessão de uso;
Não modificar a forma externa e interna do imóvel;
Entregar documentos dirigidos ou de interesse do locador;
Utilizar o imóvel de acordo com a destinação fixada em contrato; 
Cuidar e ser diligente com a coisa locada como se fosse dono;
Permitir a vistoria;
Reparar de forma imediata os danos de sua responsabilidade;

Continue navegando