A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Antropologia Social e Cultural

Pré-visualização | Página 2 de 5

em torno de temas da antropologia física ou biológica, como escavações, ou da etnologia, com pesquisas sobre populações indígenas e negras no Brasil.
III- Eram realizadas por indivíduos que foram pesquisar povos fora do Brasil, adquirindo conhecimento antropológico, abrindo cursos superiores em universidades.
IV- Destacam-se nomes como Peter Lund, Barbosa Rodrigues, Nina Rodrigues, Roquete Pinto, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	A antropologia pode contribuir de forma significativa para pensar a educação inclusiva ao possibilitar novos olhares em relação ao outro. Antropólogos participaram da elaboração e do debate sobre currículos em diferentes momentos da história, porém pouco nos atentamos a tais contribuições. Dentre essas contribuições podemos destacar o papel de antropólogas discípulas de Franz Boas, como Margareth Mead e Ruth Benedict, em suas análises sobre a educação nos Estados Unidos da América. Considerando as análises realizadas por esse grupo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As análises da antropologia mostraram como a influência de elementos sociais e culturais poderia levar a uma pedagogia da violência.
	 b)
	As dificuldades com relação à exclusão social estão restritas a um grupo específico de escolas, sendo assim de fácil superação.
	 c)
	A superação da exclusão social requer o desenvolvimento de uma educação pautada no conhecimento do aluno, sem necessidade de questioná-lo.
	 d)
	A escola era considerada um espaço democrático capaz de promover a superação de contextos sociais de exclusão.
	10.
	Em razão de uma incompreensão acerca do conceito antropológico de cultura, alguns setores da sociedade têm reagido muito fortemente àa discussão no ambiente escolar da questão de gênero. Alguns estados brasileiros chegaram a proibir a menção desse assunto nas escolas públicas. Isso coloca um problema para os educadores que debatem quais seriam as maneiras apropriadas de esclarecer a população sobre o tema. Com relação à visão da antropologia sobre "gênero", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Gênero refere-se à classificação cultural entre masculino/feminino.
(    ) Os atributos de gênero são invariáveis temporal e espacialmente.
(    ) O gênero é socioculturalmente construído e varia em cada sociedade.
(    ) O sexo sempre define o gênero com o qual a pessoa se identifica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	11.
	(ENADE, 2011) Cada vez que somos levados a qualificar uma cultura humana de inerte ou estacionária, devemos, portanto, nos perguntar se este imobilismo aparente não resulta da ignorância que temos de seus interesses verdadeiros, conscientes ou inconscientes, e se, tendo critérios diferentes dos nossos, esta cultura não é, a nosso respeito, vítima da mesma ilusão (LÉVI-STRAUSS, 1976, p. 346). O fragmento de texto foi utilizado por um professor de Antropologia em uma atividade preparatória para uma pesquisa de campo em uma pequena localidade urbana, envolvendo seus alunos, em sua maioria jovens moradores de uma metrópole. A qual objetivo metodológico presente na obra de Lévi-Strauss atende à proposta desse professor?
FONTE: LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. In: LÉVI-STRAUSS, C. (Org.). Antropologia Estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976.
	 a)
	Adotar uma vigilância epistemológica frente ao que, a princípio, pode parecer aos olhos do pesquisador uma sociedade sem história.
	 b)
	Apurar o olhar para o conhecimento da diferença, compartilhando com o outro suas perspectivas e visões de mundo.
	 c)
	Perceber que o outro também tem atitudes etnocêntricas frente a sua sociedade, cabendo ao pesquisador resguardar-se em suas relações de campo.
	 d)
	Estar atento às diferentes perspectivas presentes em outras sociedades, a fim de melhor classificá-las e compará-las em sua complexidade.
	12.
	(ENADE, 2013) Se por um lado os direitos civis estão historicamente vinculados ao ideário burguês, por outro, os direitos políticos e sociais são resultados da organização e da luta da classe trabalhadora. O Estado burguês, por sua vez, intervém por meio de políticas sociais para atenuar o conflito, possibilitando o desenvolvimento e aprofundamento da sociedade capitalista. A partir do texto apresentado, política social é:
	 a)
	É terreno de conflito de classes.
	 b)
	Responde aos interesses da classe trabalhadora, desconsiderando os interesses burgueses.
	 c)
	Tem como objetivo a superação do sistema capitalista.
	 d)
	É um meio de superação da sociedade democrática.
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural (PSI24)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:661380) ( peso.:4,00)
	Prova:
	30318862
	Nota da Prova:
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Ao longo do tempo, por meio das pesquisas de campo realizadas, a Antropologia foi se construindo e se firmando como uma ciência social relevante no meio acadêmico e científico em geral. Para tanto, teve que consolidar alguns conceitos centrais, que servem para explicar a relevância da disciplina, seus métodos de análise e seus objetos de estudos. Nesse sentido, o conceito de Etnocentrismo é muito importante para a antropologia. Disserte sobre o Etnocentrismo.
	Resposta Esperada:
Etnocentrismo refere-se aos comportamentos dos indivíduos de uma cultura, que tomam seus próprios valores para avaliar e julgar as culturas diferentes da sua. Dito de outra forma refere-se ao comportamento de tomar os valores do seu grupo como corretos e centrais e o das outras culturas como inferiores e errados.
	2.
	O conhecimento antropológico tem contribuído muito no ambiente escolar na instrumentalização para o educador de ferramentas teórico-metodológicas, que o permite vivenciar em sua prática pedagógica os paradigmas contemporâneos na educação. A Antropologia tem a capacidade de ser uma ferramenta de grande valia para o aprimoramento da prática do educador em seu cotidiano, facilitando e mediando conteúdos e conhecimentos. A partir do conhecimento antropológico e pensando o ambiente escolar e a diversidade cultural encontrada nesse ambiente, qual deve ser a postura do professor diante da sala de aula, considerando as particularidades de cada turma?
	Resposta Esperada:
*Cada aula é uma aula, cada turma é uma turma, cada escola é uma escola, e apesar do processo educacional que desempenha, a vivência do docente é única. *Por isso, cabe continuar considerando a sala de aula como um espaço de construção de ideias, valores e visões de mundo que o professor provoca para intermediar o que deve ser conhecido e o que apreende a subjetividade do aluno. *Neste sentido, o professor precisa deixar de lado a aplicação de fórmulas pedagógicas que limitam a atuação do aluno. *O professor deve encarar a sala de aula como um espaço onde é socialmente construído ideias, valores e diferentes perspectivas com relação à realidade social. *O professor deve suscitar o livre debate e discussões dessas intermediando o processo entre o conhecimento a ser apreendido e a subjetividade do educando. *Ao estimular o potencial de seus alunos, o professor contribui para a democratização do espaço escolar e sua inclusividade, ao mesmo tempo em que ensina limites ao exercício da liberdade.
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural (PSI24)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:661379) ( peso.:1,50)
	Prova:
	29716414
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A antropóloga americana Margaret Mead (1901-1978) integra a corrente teórica da Escola Americana relacionada aos comportamentos e aos padrões culturais. Tal linha

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.