A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Antropologia Social e Cultural

Pré-visualização | Página 3 de 5

antropológica deu ênfase aos aspectos psicológicos dos fenômenos culturais. Com relação à ideia de Mead sobre a compreensão dos padrões culturais em torno do sexo, analise as afirmativas a seguir:
I- Suas obras indicam que o sexo é uma questão biológica e que as necessidades ambientais é que definem os padrões.
II- Os padrões culturais possuem significância apenas para sociedades existentes no passado e, atualmente, mostram-se pouco relevantes.
III- O temperamento entre os sexos é determinado culturalmente, cujo padrão de masculino e feminino difere entre as culturas.
IV- Suas obras foram importantes para o debate sobre questões culturais, mas que eram consideradas ou explicadas como biológicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	2.
	Este termo corresponde aos hábitos, valores, crenças e relações sociais que se institucionalizam em uma determinada sociedade e que são repassados de geração para geração. De que conceito estamos falando?
	 a)
	Relativismo cultural.
	 b)
	Cultura.
	 c)
	Etnocentrismo.
	 d)
	Antropologia.
	3.
	As ciências humanas são compostas por várias áreas. Entre elas, identificamos a Antropologia, que surge a partir de estudos científicos os quais buscam a comprovação de teorias que expliquem a evolução e o comportamento humano. Sobre as teorias antropológicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A teoria difusionista compreende que cada cultura é composta de particularidades individuais, resultado de uma estrutura macro, possível de estabelecer comparações.
(    ) A teoria funcionalista compreende que cada cultura independe de comparações, pois percebe que as instituições são o foco principal de análise.
(    ) A teoria evolucionista compreende que cada cultura procede de um processo contínuo e natural, que entende o processo como resultado da adequação dos meios às suas incompatibilidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	4.
	O conceito de Cultura é central para a Antropologia, sua parte mais elementar. Na obra "A Invenção da Cultura", o antropólogo Roy Wagner desenvolve essa reflexão, discutindo, ainda, a cultura como uma criação da mente do antropólogo. Segundo Roy, a cultura é uma invenção. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- Com isso, o antropólogo critica as perspectivas de uma cultura universal, única, voltando-se para uma pluralidade possível de observar as culturas.
II- Segundo Roy, a noção de cultura é uma construção aberta e criativa realizada na experiência do antropólogo, de suas investigações e origem social.
III- Segundo Roy, a etnografia é um trabalho insuficiente para que a Antropologia seja considerada uma Ciência, apresentando-se, então, como uma ciência inventada.
IV- A partir da etnografia, o antropólogo experiencia a relativização da sua própria cultura para acessar a cultura do outro, questionando as suas próprias categorias, resultando num esforço de invenção e reinvenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	5.
	A Antropologia aparece no Brasil ainda no século XIX, tratando de temas clássicos. Destacam-se nomes como Peter Lund, Barbosa Rodrigues, Nina Rodrigues e Roquete Pinto. Com relação ao trabalho desses antropólogos pioneiros, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nina Rodrigues.
II- Roquete Pinto.
III- Peter Lund.
IV- Barbosa Rodrigues.
(    ) Estudos paleoantropológicos em Lagoa Santa.
(    ) Investigações de caráter geral.
(    ) Etnologia e arqueologia.
(    ) Estudos africanistas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - III - I.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	I - III - IV - II.
	 d)
	III - II - IV - I.
	6.
	Lewis Henry Morgan (1818-1881) procurou sistematizar a evolução das sociedades humanas através da tríade "selvageria, barbárie, civilização". Quer dizer, apesar de povos com histórias diferentes, a "raça" humana seria uma só. Com relação a essa ideia de Morgan, assinale a alternativa CORRETA que apresenta como ela foi construída:
	 a)
	Morgan desenvolveu pesquisas junto aos nativos da Polinésia, nas Ilhas Trobriand, dando início ao método etnográfico que consiste no estudo in loco dos grupos, tribos de interesse do antropólogo.
	 b)
	Morgan estudou os povos iroqueses da América do Norte e, percebendo similaridades entre sistemas de parentescos com outras tribos, organizou questionários para ampliar sua pesquisa e tecer comparações.
	 c)
	Morgan se preocupava mais com o lugar dos indivíduos na ordem social e com a construção dessa ordem social do que com a ação individual.
	 d)
	Morgan, como quase todos os primeiros antropólogos evolucionistas, era um adepto do gabinete, pois ficavam mais em seus escritórios do que entre os nativos.
	7.
	François Laplatine (2000), no livro "Aprender antropologia", discute as principais tendências do pensamento antropológico do início aos dias de hoje. Segundo este autor, podemos indicar a existência da antropologia americana, francesa e britânica. Sobre esta última corrente, analise as afirmativas a seguir:
I- A Antropologia britânica tem como característica o fato de ter sido realizada predominantemente por missionários, padres e agentes governamentais.
II- A Antropologia britânica tem como característica o trabalho de campo e a conformação de uma crítica ao evolucionismo e o difusionismo cultural.
III- A Antropologia britânica tem um viés comportamental, privilegiando o estudo dos comportamentos e padrões culturais.
IV- A Antropologia britânica tem um viés social, privilegiando o estudo da organização e dos sistemas sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000.
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	8.
	A Antropologia possui diversos métodos e instrumentos de pesquisas, sendo que o trabalho de campo, também chamado de Etnografia, é um dos mais importantes. Clifford Geertz chama esse momento de "estar lá". Como recurso para aprofundar esta etapa, temos a Observação Participante. Sobre a Observação Participante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Leva o pesquisador a compartilhar os papéis e os hábitos dos grupos observados para estarem em condição de observar fatos.
(    ) Leva o pesquisador a investigar, a interagir e a relacionar-se com todos os indivíduos e as instituições presentes no campo.
(    ) É o registro realizado pelo pesquisador por meio de fotografias, filmagens, entrevistas gravadas no cotidiano da pesquisa.
(    ) É uma modalidade de experiência direta do observador que, ao se inserir no campo de pesquisa, procura diminuir os "estranhamentos".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	A antropóloga Mary Douglas (1976), na obra "Pureza e perigo", aponta que a sujeira é essencialmente desordem. Eliminar a sujeira não é um esforço negativo, mas positivo, voltado à reorganização. Para a autora, o maior problema seria:
I- O desequilíbrio no uso dos recursos naturais.
II- Ligar os conceitos de sujeira e desordem a pessoas e grupos.
III- Os problemas ambientais de nossa época.
IV- Os conflitos armados e sua capacidade de trazer perigos e destruição.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. São Paulo: Perspectiva. 1976.
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.