Buscar

Avaliação contextualizada - Metodologia do ensino de Artes

Prévia do material em texto

O filme “Vem Dançar” traz diversos assuntos, envolvendo a cultura, discriminação, paixão, uma coletiva de e moções. Ele mostra dois mundos diferentes, o gueto, a periferia de uma cidade, onde os adolescentes vivem em mundo que só sobre vive os melhores, e outro, o oposto onde o dinheiro é quem manda. Esses dois grupos se cruzam no momento em que um home m mostra que o dinheiro não é tudo. E em um gesto de generosidade oferece aos jovens desprovidos de riqueza que a cultura é direito de todos e que o acesso a ela não deveria ser limitado. A determinação de um grupo de adolescentes quase todos negros, fez com que ele s chegas sem a um lugar, e mostrassem a todos que os qualificavam como imorais, e que os discriminavam todos os dias, que só precisavam que alguém lhes estendesse a mão, lhes dessem apoio, que muitas vezes os próprios pais lhes negavam. O professor conseguiu ensinar princípios e valores a todos através de uma dança, no qual os alunos começaram a se aceitar e confiar em suas capacidades, aprendendo a se relacionar com os de mais colegas, apesar de suas diferenças. Em virtude dos fatos mencionados somos levados a acreditar que a dança ou qualquer outro tipo de esporte pode interferir positivamente na vida de uma pessoa. 
 Nas escolas temos situações e realidades muito semelhantes, mas que podem ser transformadas com ações reais e não apenas teorias enfeitadas. Um professor pode sim fazer a diferença junto a seus alunos, o professor carismático, sempre consegue bons resultados com eles, mesmo com os mais problemáticos da classe. Em uma sala de aula é importante que, aluno e professor, tenham um bom relaciona mento, é preciso dar e receber, é preciso compreender as necessidades do outro. Mas obviamente que o primeiro passo é do mestre, porque os alunos estão aprendendo. 
 O Sorriso de Monalisa
O filme se passa na década dos anos 50, em que uma Instituição educacional extremamente tradicionalista, de visão ultrapassada, assim como a maioria do corpo docente e discente. A professora de História da Arte recém- contratada fica surpresa com seus alunos que são meros reprodutores. Ela busca então, uma nova abordagem: deixa a apostila de lado e passa a utilizar slides de obras famosas e até mesmo com formas simples, demonstrando a compreensão de arte moderna, provoca nas suas alunas uma nova forma pensar diferente. Ela busca instigar as alunas a pensarem que não existe um papel de mulher Pré- determinado pela sociedade. O perfil ideal do professor para trabalhar no colégio, tinha que ser um professor ura mente tradicional. Katharine rompeu com essa tradição, ela era inovadora, inconformista, moderna e corajosa por não aceitar os limites impostos pela sociedade em que a escola estava inserida é o mesmo que Paulo Freire. Ela buscava desenvolver a autonomia de pensar de suas alunas e que elas tivessem consciência do seu eu na sociedade. 
 O professor deve estar sempre se auto avaliando como profissional e de repensar sua prática pedagógica, a cada dia temos novas descobertas. Somos seres e fazemos parte da história, à medida que o tempo passa se estabelece novos conceitos, novas condutas e novas formas de pensar.

Continue navegando