A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Manutenção predial - Manchas do IFRN SGA

Pré-visualização | Página 1 de 1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RIO GRANDE DO NORTE – CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE
COORDENAÇÃO DE PESQUISA
MANUTENÇÃO PREDIAL - 4M - SUBSEQUENTE
MANCHAS NO ANEXO DO IFRN-SGA
Tarcisio Dantas Câmara
Prof(a): Francilene Pereira dos Santos
SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN
Abril de 2018
INTRODUÇÃO
As edificações como um todo por, mas que se tenha um esforço para deixar tudo em pleno funcionamento adequado, podem ocorrer erros e tais erros podem levar a algumas manifestações patológicas. Segundo o dicionário, o significado de uma patologia é “o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial. ”
Em vista disso, foi analisado se o IFRN de SGA possui alguma manifestação patológica evidente, quais suas possíveis causas e quais medidas podem ser tomadas para que se evitem danos maiores.
O QUE SÃO AS MANCHAS?
	As manchas são manifestações patológicas que aparecem em áreas da edificação que sofrem a ação direta de agentes agressivos ou da umidade. No início atingem a alvenaria e se acaso não se tomem medidas preventivas podem atingir a estrutura e prejudicar a construção como um todo. Se a cor da mancha marrom avermelhada ou esverdeada, pode ser um sinal de que há oxidação da armadura. Podem também ter a presença de fungos e mofo.
Imagem 1: Mancha em uma residência
Fonte: AECweb
AS MANCHAS NO IFRN DE SGA
	O IFRN de SGA é um dos 21 campus que integram o IFRN e conta com diversos cursos. Sua estrutura é disposta e possui o prédio central, quadra poliesportiva, piscina, biblioteca e prédio anexo com laboratórios de apoio para os cursos. Esse prédio anexo será alvo de observação. Sua edificação é feita platibandas e em alguns locais foi feito duas quedas d’águas que vão de encontro à uma calha de concreto em que desce a água de chuva por um shaft, nesses locais citados é que encontramos as manifestações patológicas de manchas nas paredes. Segue imagem abaixo para demonstrar a problemática:
Imagem 2, 3 e 4: Manchas em platibanda e calha de concreto.
 
Fonte: Próprio autor.
As manchas da imagem 2, estão localizadas no caminho para o laboratório de CAD e que ficam mais evidentes em períodos de chuva, também já é possível visualizar uma rachadura no lado superior esquerdo que já pode ser consequência da primeira problemática ou falta de manutenção preventiva. Na imagem 3 e 4, que ficam ao lado do laboratório de simulações, podem ser vistas manchas nas platibandas que, assim como da imagem anterior, ficam mais evidentes em dias de chuva. Tais manchas nesses e em outros locais ao redor do campus pode ser devido a agentes agressivos e a umidade, também pode ser por falta de manutenção ou por não ter aplicado um impermeabilizante para evitar danos na estrutura e assim não causar tal patologia. 
SUGESTÕES
Para que se possa resolver, primeiramente, tem que se fazer um levantamento técnico para ver a situação mais a fundo e assim tomar algumas medidas, mas algumas podem ser sugeridas para tal caso, como: reforçar a proteção da armadura, aplicação de impermeabilizantes e comprar materiais adequados para a manutenção.