Buscar

Sistema de informações em saúde - SIS - Gestão e gerenciamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Discente: Paloma Maria Pereira de Sousa
Atividade 10: Responda ao questionário a seguir
1. Conceitue: Dado, informação, indicador.
Dado: É qualquer elemento quantitativo ou qualitativo, desvinculado de referencial explicativo, que por si só não conduz ao entendimento da situação.
Informação: É o produto da análise dos dados obtidos, devidamente registrados, classificados, organizados, relacionados e interpretados dentro de um contexto para gerar conhecimento conduzindo à melhor compreensão de fatos e situações. 
Indicador: É algo que indica ou que serve para indicar. Significa mostrar algo através de sinais ou de indícios.
2. Como acontece o processo de transformação de dado em informação?
Passa por um processo de armazenamento, depois por um processamento, por uma análise que podem ser tanto realizados manual ou como eletronicamente.
3. Enumere as limitações no uso das informações:
Cada SIS atende ao propósito criado;O SIS não são compatíveis entre si;Qualidade dos dados – grande n° de pessoas envolvidas com treinamentos distintos;Grande n° de variáveis em branco ou mal preenchidas;O menor nível de desagregação é o município.
4. O que é Sistema de Informações em saúde?
É um mecanismo de coleta, processamento, analise e transmissão de informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de sáude.
5. Quais os principais SIS ligados ao MS. Coloque a sigla e o que quer dizer cada uma delas:
Sistema de Informações de Mortalidade – SIM 
Sistema de Informações de Nascidos Vivos – SINASC 
Sistema de Informações de Agravos de Notificação – SINAN 
Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional – SISVAN
Sistema de Informações da Atenção Básica -- SIAB
Sistema de Informações Ambulatoriais – SAI
Sistema de Informações Hospitalares – SIH
Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização – SIPNI
6. Quais os fatores que prejudicam a qualidade das informações?
Cadastros incompletos, preenchimento incorreto, variáveis ignoradas, falta de análise, digitação incorreta, causas mal definidas, omissões, pouco ou nenhum uso das informações.
7. Cite algumas doenças de notificação compulsória:
Tuberculose, hanseniase, malária, dengue, hepatite, sarampoo, AIDS, febre amarela.
8. Fale sobre o SIH-SUS:
 Foi o primeiro sistema do DATASUS a ter captação implementada em microcomputadores (AIH em DISQUETE – 1992) e descentralizada nos próprios usuários, encerrando a era dos pólos de digitação. O processamento das AIH´s continuou centralizado até ser descentralizado para os Gestores de Secretaria de Saúde em abril de 2006, usando plataforma Windows, SGBD Firebird e Linguagem de programação Delphi – que é o estado em que se encontra atualmente. 
 A finalidade do AIH (Sistema SIHSUS) é registrar todos os atendimentos provenientes de internações hospitalares que foram financiadas pelo SUS, e a partir deste processamento, gerar relatórios para que os gestores possam fazer os pagamentos dos estabelecimentos de saúde. Além disso, o nível Federal recebe mensalmente uma base de dados de todas as internações autorizadas (aprovadas ou não para pagamento) para que possam ser repassados às Secretarias de Saúde os valores de Produção de Média e Alta complexidade, além dos valores de CNRAC, FAEC e de Hospitais Universitários – em suas variadas formas de contrato de gestão.
 Treinamento das SES tendo em vista a implantação da Tabela Unificada de Procedimentos– realizados em conjunto com a SAS/DRAC/CGSI e da equipe de atendimento – realizado internamente pelo DATASUS-RJ.
9. Fale sobre o SIAB e e-SUS Atenção Básica:
SIAB - É por meio das informações coletadas pelo software do SIAB que o Ministério da Saúde toma decisões de gestão da Atenção Básica em nível nacional. Entretanto, o SIAB não deve ser compreendido e utilizado somente para esse fim. Este sistema é parte necessária da estratégia de SF, pois contém os dados mínimos para o diagnóstico de saúde da comunidade, das intervenções realizadas pela equipe e os resultados sócio-sanitários alcançados. Dessa forma, todos os profissionais das Equipes de Atenção Básica (EAB) devem conhecer e utilizar o conjunto de dados estruturados pelo SIAB a fim de traçar estratégias, definir metas e identificar intervenções que se fizerem necessárias na atenção da população das suas respectivas áreas de cobertura, bem como avaliar o resultado do trabalho desenvolvido pela equipe.
e-SUS - O e-SUS AB é um conjunto de ações do Ministério da Saúde para otimizar a gestão da informação na Atenção Básica por meio da informatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram criadas soluções que centralizam as informações dos pacientes para que sejam acessadas sempre que necessário. Os dois principais componentes dessa estratégia são o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), que é nacional, e o e-SUS AB, que é utilizado nas UBSs. Dessa maneira, eles permitem manter um registro individualizado dos atendimentos de cada cidadão, identificado pelo Cartão Nacional de Saúde.

Continue navegando