Buscar

GERENCIAMENTO E GESTÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discente: Paloma Maria Pereira de Sousa
Atividade 8
 
GERENCIAMENTO E GESTÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS
 
1. Qual a importância do gerenciamento dos recursos materiais?
Compreende a totalidade dos fluxos de materiais de uma organização de saúde: Programação, Compra, Recepção, Armazenamento, Distribuição , Controle.
2. O GERENCIAMENTO DOS RECURSOS MATERIAIS compreende um fluxo. Qual é?
Programação, Padronização, Classificação, Especificação, Previsão.
3. O que é Padronização e o que envolve?
Determinação do produto com sua especificidade. É amplamente discutida por todos os profissionais, normatizando o melhor de acordo com as características apresentadas.
4. O que é classificação?
A mais comum é quanto a finalidade: medicamentos, materiais médico-hospitalares ou matérias de consumo ou assistenciais, escritório, informática, gêneros alimentícios e de higiene. 
5. O que é especificação?
Descrição minuciosa do material: indicação do uso, desempenho técnico, matéria-prima de fabricação, dimensões, tamanhos, acabamento, embalagem, propriedades físico-químico, método de esterilização e prazo de validade, código de procedência, etc
6. O que é previsão?
Requisição da quantidade solicitada por cada unidade de acordo com o gasto por período estabelecido. A estimativa da quantidade a ser comprada depende do consumo mensal das unidades. Estabelece-se então o consumo médio mensal, acrescentando-se a este uma quantidade a mais denominada estoque de segurança. 
7. O que é compra?
Consiste em suprir o estabelecimento com todos os materiais necessários para o bom funcionamento do mesmo. Controle de qualidade; Licitação
8. O que é controle de qualidade?
São padrões de qualidade para o material estabelecidos pelos profissionais e usuários da instituição, dentre os disponíveis no mercado. São realizados testes para saber ser o material deve ou não ser comprado.
9. O que é licitação? Quais os tipos?
Procedimento administrativo regido por legislação específica, utilizado para aquisição ou alienação de bens e serviços, com objetivo de garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e de selecionar a proposta mais vantajosa para a administração. (Art. 3º. da Lei n. 8.666/93). 
 Convite, tomada de preço, concorrrência, concurso, leilão, pregão.
10. O que é convite? 
Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.
11. O que é concorrência?
A Concorrência é a modalidade mais ampla, ela pode ser usada para firmar contratos de qualquer valor. É também a modalidade com procedimento e prazos mais amplos.
12. O que é tomada de preço?
Utilizada entre interessados devidamente cadastrados ou que atendam as condições exigidas para cadastramento, indicadas para valores médios.
13. O que é concurso?
Utilizada entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico.
14. O que é leilão?
Utilizada entre quaisquer interessados para venda de bens móveis inservíveis para Administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados.
15. O que é pregão?
É a modalidade de licitação, do tipo menor preço, em que a disputa pelo fornecimento de bens ou pela prestação de serviços comuns é feita por meio de propostas escritas e lances verbais sucessivos em sessão pública
16. O que é recepção?
É de responsabilidade do almoxarifado; Controle os estoques; Deflagra novos processos de compra; Confere material entregue com a nota fiscal; Registra no setor de acordo com a norma da instituição; Distribui o material. 
 
17. O que é armazenamento?
Obedece as normas de guarda de material, mantendo-os de acordo com recomendação do fabricante em temperatura certa, livres da luz solar e obedecendo a um padrão.
18. Fale sobre a distribuição e controle:
Diretamente associados; Obedece a uma previsão de material gasto no mês; O controle é muito importante devido ao custo do material; Analisar o comportamento do consumo, tais como”as alterações no número de atendimentos ou na taxa de ocupação, as ocorrências sazonais das doenças e o número de alunos, entre outros.
 
19.  Qual o papel do enfermeiro no gerenciamento dos recursos materiais?
Conquista nas esferas da tomada de decisão; Importante papel do enfermeiro na dimensão técnico-administrativa inerente aos processos de cuidar e gerenciar; Não é mais uma atividade burocrática que não agrega valor a profissão e ao cuidado.

Continue navegando