A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação História da Filosofia Antiga Estácio 2021

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão (Ref.: 202012330107)
A atitude filosófica consiste em nos afastarmos do conhecimento do senso comum a fim de buscarmos um conhecimento fundamentado. Dentre as opções qual é INCORRETA quando nos referimos à Filosofia:
Opção Marcada	
Não questionar os porquês
 Questão número 2.2a Questão (Ref.: 202012330146)
Caracteriza-se pela transmissão de ideias a partir de um livro sagrado, muito embora há também a preservação da tradição oral como forma de transmissão de conhecimento. Ele se caracteriza também pela organização institucional e hierárquica de pessoas que administram esse conhecimento e que são os mediadores entre estes e o homem. Outra característica importante do está na definição dos rituais que determinam a forma de viver e de se relacionar com tais conhecimentos. Esta definição de aplica ao conceito de conhecimento:
Opção Marcada	
Religioso
 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 202012330941)
Vimos que, o surgimento da Filosofia ocorre em um cenário que está passando por mudanças radicais. Novas classes surgindo, uma política nascente se instalando, uma crescente descrença sobre os mitos, questionamentos cada vez mais contundentes. Sobre as características da filosofia nascente a única que NÃO a caracteriza é:
Opção Marcada	
Rompimento com capacidade de generalização.
 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 202012330956)
A Civilização Grega sem dúvida foi uma das civilizações mais importantes no mundo, até hoje sua história vive por meio da cultura preservada ou em forma de arte, ensinamentos e tradição. A história da civilização grega é dividida em 05 períodos, pois foi assim que os historiadores acharam mais conveniente revelar um período que durou mais de 2.000 anos. São eles:
I. Pré-Homérico
II. Homérico
III. Arcaico
IV. Clássico
V. Helenístico
Opção Marcada	
Todas estão corretas
 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 202012330981)
O caminho da razão de Parmênides, descrito na sentença: O ser é, o não ser não é, expressa a:
Opção Marcada	
Razão não é caminho seguro, pois leva à via da aparência enganosa.
 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 202012408125)
Dificuldade ou dúvida racional decorrente da impossibilidade objetiva de obter resposta ou conclusão para uma determinada indagação filosófica. Esta definição se refere ao conceito de:
Opção Marcada	
Aporia
 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 202012408275)
Menon (sobre a possibilidade de ensino da virtude); Crátilo (sobre a linguagem); Fédon (sobre a alma); Banquete (sobre o amor); República ¿ do livro II ao X; Fedro (sobre o amor e a alma); Parmênides (sobre a Teoria das Formas e das Ideias); Teeteto (sobre o conhecimento); República (sobre a formação do filósofo e a cidade ideal). Essas informações pertencem a quais ¿Diálogos¿ de Platão?
Opção Marcada	
Diálogos da Maturidade
 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 202012408307)
Aristóteles afirmava que para dizer o que um SER É, deve-se levar em conta que o Ser é determinado por quatro causas. Qual das apresentadas é FALSA?
Opção Marcada	
A causa da gênese: diz respeito sobre as origens das coisas.
 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 202012408314)
Com a morte de Aristóteles é inaugurado um novo tempo que virá nos três séculos seguintes. Período de expansão da cultura grega no mundo civilizado. Esse período se destaca pelo interesse filosófico em questões éticas, além da reflexão acerca das relações entre os homens e a natureza e desses dois com Deus. É nesse período que as polis perdem sua autonomia e sua importância como centro político, uma vez que a Grécia passa a estar sob o domínio do Império Romano. É o último período da Filosofia antiga e compreende o período que vai desde o final do século III a.C. até o final do século VI d.C. Essa definição corresponde a que período?
 
Opção Marcada	
Helenístico
 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 202012408337)
Esse período recebe esse nome porque os grandes filósofos desse período foram homens que abraçaram o cristianismo nascente. Esses homens eram chamados de Padres da Igreja, daí a filosofia formulada por eles ser conhecida como:
Opção Marcada	
Patrística

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.