Buscar

Anotações O imperio do Brasil e as grandes Potencias

Prévia do material em texto

Anotações: O império do Brasil e as grandes potências
Francisco Fernando Monteoliva Doratioto.
· Sui generis: significa algo único, sem algo que possa comparar, único no seu gênero, peculiar.
· Independência proclamada em 1822 pelo príncipe de Portugal com apoio da burocracia do RJ.
· Brasil independente virou uma monarquia governada pelo príncipe e a burocracia.
· D. Pedro no governo permitiu o brasil a usar dos conhecimentos diplomáticos de Portugal.
· Colônias espanholas: guerras e rompimento bruto sem usufruir desse laço colonial.
· Objetivo primordial de DP é buscar reconhecimento político do brasil para alcançar a continuidade do livre comercio com os países centrais.
· O reconhecimento foi um processo gradual que envolveu diversos acordos e negociações, a priori Portugal aceitou reconhecer o brasil ao transferir sua dívida com Londres para nós. E assim Londres nos reconheceu também.
· Inglaterra assinou tratados que a beneficiavam comercialmente na alfandega brasileira. E exigiu o fim do trafico negreiro que causou revoltas na elite agricultura brasileira.
· Figura de DP abalada no brasil por ter cedido às pressões inglesas e diversas outras questões internas, assim ele abdica, mas seu filho é muito novo então o império é regido por regentes brasileiros.
· A cerca do trafico os regentes estavam em um impasse, se cedessem a pressão inglesa seriam odiados pelos brasileiros e se não cedessem a Inglaterra seriam cortados das relações econômicas.
· Amazonas vira alvo de expansão francesa após fraude em acordo, em que um Warden trocou o nome dos rios alvo de propósito. Depois do decorrer do embate de resistência BR pede ajuda a INGLA e retirasse então as tropas francesas do território BR. 5 anos depois é dado vitória diplomática BR.
· INGLA começa a ter interesse na Amazônia, mas não deu em nada pois BR estabeleceu aquela uma zona neutra e de posse cultural dos índios. Essa questão só foi resolvida mediante mediação da Itália que dividiu as terras entre os dois países.
· Oligarquias cafeeiras impõem o modelo monárquico centralizado a DP II pois lhe convêm o modelo a fim de por ordem no campo e nada cidade, além de mediar divergências entre o grupo. (Brasil estado das elites)
· Começo de uma politica racional e continua mediante metas mensuráveis e debatidas em grupos. Um dos objetivos era controlar a politica de comercio exterior a fim de colocar na balança a importação inglesa, mostrar que os produtos brasileiros faziam jus a importação e não as baixas taxas impostas. 
· A não renovação do contrato de baixas taxas mostrou uma defesa dos interesses nacionais por parte do governo.
· Brasil nega o fim do trafico e Inglaterra reage com BILL ABERDEEN, lei que permite apreensão de navios negreiros.
· Em 1850 BR era forte o suficiente para impor o fim da escravidão por meio da Lei Eusebio de Queirós.
· Amazona se torna debate de rota entre EUA, INGLA e outros países, após muita resistência do BR e tentativas de entrada força se executa uma liberação controlada do Rio Amazonas a fim de estreitar relações com os países ribeirinhos.
· Questão Christie: navio inglês naufragado nas águas do Rio Grande do sul e 3 marinheiros ingleses presos por desacato as autoridades brasileiras. Christie queria indenização e liberdade dos marinheiros. Não conseguindo-as ele armou cerco contra navios brasileiros deixando a população insatisfeita. BR paga a indenização e cessa relações com Londres.
· Anos depois foi dada vitória brasileira na Questão Christie quando a rainha declarou um pedido de desculpas oficial a fim de reatar relações.
· Esse reatamento de relações se deu na guerra do Paraguai onde BR estreitou suas relações com EUA após o fim da guerra.
· Relação BR e EUA era a base do comercio de café.
· Diversas viagens de DP II foram feitas internacionalmente e conseguiram diversos acordos.
· Brasil sendo chamado para nomear árbitros de conflitos, começando a ser visto como um mediador.
· Economia se estabilizou e pais ficou conhecido pela entrada de imigrantes como mão de obra nas lavouras de café.
· Relação com o EUA gerou diversos convites para conferencias ao Brasil.
· Politica externa do BR teve 2 momentos: subordinação da independência ate 1840, por conta da prioridade em ser reconhecido e dos privilégios acordados a INGLA. Autonomia possível, ocorreu no período após 1840, Segundo Reinado, contou com politicas que preservavam os interesses nacionais e que resistiam a pressões internas e externas.