Buscar

O que mudou no comportamento do consumidor com a chegada da interet

Prévia do material em texto

O que mudou no comportamento do consumidor com a chegada da internet?
Marketing 4.0
(economia digital)
Este é o momento em que vivemos e está sendo chamado de economia digital. Vivemos em um cenário que a internet está presente em todos os momentos de nossas vidas.
O grande desafio das empresas é compreender esse hiperconectado e de uma mudança de visão para uma lógica mais horizontal e inclusiva.
Segundo Kotler, a internet trouxe conectividade e transparência, permitindo mudanças drásticas nos padrões sociais e nas estruturas de poder. Eis as principais:
· Do exclusivo ao inclusivo: se antes o diferencial era a exclusividade, hoje um produto é valorizado pela sua capacidade de incluir mercados emergentes no consumo.
· Do vertical ao horizontal: as hierarquias se perderam. O fluxo de influência e de inovação, que antes era vertical, tornou-se horizontal: empresas e consumidores estão lado a lado.
· Do individual ao social: o compartilhamento de experiências pela internet se tornou crucial nos comportamentos de compra. O “reconhecimento facial” é um aspecto muito relevante da decisão do consumidor. Novo conceito de audiência 360º.
Comprar é um processo de decisão (5 As do caminho do consumidor)
1ºA do marketing 4.0: assimilação
É quando a marca passa a ser conhecida pelo consumidor.
· É o momento em que a pessoa toma consciência da existência de uma marca entre todas do mercado
· A ação mais importante para a assimilação é publicitária. São os esforços em publicidade que darão conhecimento de um ponto ou serviço a um potencial cliente e poderão atraí-lo para uma possível venda.
· É preciso investir em publicidade nas mídias certas, para um público mais bem segmentado.
2ºA do marketing 4.0: atração
É quando o consumidor percebe um valor na marca.
· O cliente potencial irá eliminar marcas desinteressantes de sua lista mental e selecionar apenas as que foram memoráveis em algum sentindo.
· Então, passará a ter um sentimento de atração por ela e um desejo de obter informações.
· A capacidade de uma marca de gerar curiosidade sobre seu produto é o fator crucial.
· Direcione os esforços para ações que visem conferir mais personalidade e benefícios que a diferenciem dos outros.
3ºA do marketing 4.0: arguição
É quando o consumidor consulta opiniões e conselhos.
· Obter as informações que saciem a curiosidade do consumidor, que recorrerá majoritariamente às opiniões das comunidades online – onde se discutem experiências pessoais com produtos e serviços – e às recomendações de amigos e familiares.
· Valerão todos os esforções em fomentar discussões nas mídias sociais e na fidelização do cliente para torna-lo um defensor da marca.
· Desenvolver no possível consumidor o comprometimento de ir andante e realizar a compra.
4ºA do marketing 4.0: ação
É quando o consumidor efetua a compra.
· A escolha foi realizada e o cliente potencial está decidido a fazer a compra.
· Essa etapa envolve a experiência pessoal do cliente com o produto.
· Não é somente o produto que contará nesta experiência, já que os canais de atendimento e o suporte técnico também se configurarão como fatores de peso para a satisfação do cliente.
· A insatisfação de um cliente conectado à internet pode ressoar irreparavelmente e atingir um número muito grande de pessoas. Esforce-se para oferecer a melhor experiência.
5ºA do marketing 4.0: apologia
É quando o consumidor se torna um defensor da marca.
· O processo de fidelização. No contexto de marketing 4.0, significa mais do que a recompra de um produto, mas a disposição do cliente para defender a marca e recomenda-la.
· Manter o cliente satisfeito e diminuir a possibilidade de perde-lo para a concorrência requer a manutenção dessa relação através da comunicação; ofereça um serviço de pós-venda impecável, pautado em ir além do esperado e na surpresa do cliente.
· É fundamental interagir com ele pelas mídias sociais através de conteúdo relevante e ativando seu “instinto” de defesa da marca por meio de estímulos específicos, como pesquisas e fomento de discussões.

Continue navegando