Buscar

atv 1 fundamentos do design

Prévia do material em texto

Sara Guedes Anunciação. Em quais frentes o designer atua hoje? EAD/UNIFACS, 2020
Segundo contextos históricos o design está presente em varias áreas de atuação e em tudo ao nosso redor, desde um simples grampo de papel e a uma obra de arte. O design teve seu inicio quando em 1888, o artesanato criado pelo socialista William Morris na Inglaterra (e as ideias influenciadas pelo romancista John Ruskin) buscou uma forma de fazer trabalhos impressos em móveis e objetos. Eles desempenharam um papel importante na indústria deste século, e logo esse trabalho foi chamado de design.
A partir deste período histórico surgiram diversos movimentos de manifestação artística e de revolução, onde o design aparecia com diversas facetas que estão presentes até hoje como é o exemplo da Art Pop e o Design Industrial, os mesmos tem um papel importantíssimo na história e na evolução do design. Com o passar do tempo o design começou a ser definido em diferentes áreas e ser reconhecido como uma profissão essencial em qualquer área de trabalho, desde a área artística de entretenimento, como em projetos industriais e empresariais.
Com a chegada da década de 1940 começou o surgimento do design gráfico. O design tornou-se ousado e moderno, visando maximizar o impacto emocional. E para entender como isso aconteceu, é necessário entender as mudanças na cultura americana nos anos 1950. Após a Segunda Guerra Mundial, a maioria das áreas do mundo estava se reconstruindo. Os Estados Unidos estavam em uma posição de poder e prosperidade globais. O negócio percebeu e causou um boom publicitário.
A maioria das pessoas associa o boom da publicidade à televisão, mas ela foi muito além do boom da TV. Os formatos de TV modernos construídos em torno da publicidade surgiram, levando a um modelo de lucro baseado inteiramente nas vendas de publicidade. Esta é uma nova forma de contar histórias para vender desejo. Imagens de romance, atração sexual e prosperidade são usadas para induzir os consumidores a comprar produtos de luxo, e isso também funcionou de outra maneira. Os designers gráficos se tornaram livres para conduzir experimentos que não são tradicionalmente restritos pelo design comercial e podem buscar inspiração em quase qualquer lugar, o que levou a uma era de desenvolvimento contínuo e rápido desde então.
A partir daí o a profissão de designer evoluiu com mais velocidade principalmente com a chegada do computador e das maquinas com alta tecnologia, onde projetos que demoravam em ser concluídos eram entregues com facilidade e com alta qualidade. Com a tecnologia se desenvolvendo rapidamente. Tecnologias de ponta, como realidade virtual e aumentada, fornecem aos designers um novo grau de liberdade, e eles estão apenas começando a explorar esse grau de liberdade. 
Com o avanço da tecnologia surgiram inúmeros campos de design disponíveis e que levaram à popularidade do termo e seus benefícios estão cada vez mais próximos das pessoas a cada dia. A sociedade acabará absorvendo o valor do design com mais naturalidade e compreenderá seu importante papel em todas as áreas da vida. Afinal, ela existe em todas as coisas e está se desenvolvendo rapidamente, agregando comodidade ao dia a dia e tornando tudo mais atraente e interessante. E no design a cinco áreas que mais interagem em nosso dia a dia e serão citados a seguir:
1. Design Gráfico
Os designers gráficos são os mais famosos entre os profissionais da área. Ele é o criador da logomarca da empresa, da identidade visual e de todo o projeto de comunicação. Também colabora com campanhas publicitárias para produzir as mais diversas obras gráficas - outdoors, cartazes, banners e muitas outras obras impressas e digitais. Este profissional também atua com ilustração, modelagem e animação 3D nas indústrias de cinema e publicidade. Este é um campo muito procurado porque é versátil e mais acessível para a maioria dos iniciantes. Entre todas as especialidades em design, esta é a que mais se aproxima da arte. Talvez seja por isso que ela é tão charmosa e uma rica fonte de desenvolvimento criativo.
2. Web Design
O design da Web é frequentemente confundido com o design de interface (que abordaremos mais tarde). No entanto, são áreas de design com aplicações muito diferentes. Agora vamos falar sobre o primeiro, que se concentra no desenvolvimento de sites e várias plataformas de Internet, como redes sociais, e-commerce, blogs, etc. Os profissionais desta área são responsáveis ​​por explicar a estética, funcionalidade e facilidade de manutenção do site. Ele deve dominar HTML, CSS, Java Script, Flash e outras tecnologias essenciais para jogar o site. Além disso, você precisa entender a programação visual para poder utilizá-la com o código de programação para fornecer o melhor desempenho da plataforma na Internet. Este é um campo multidisciplinar que necessita de atualizações constantes.
3. Design de Interface
Este campo do design é uma profissão que transcende o conhecimento técnico puro. Baseia-se na experiência do usuário de uma perspectiva mais humana. Seu desempenho envolve a criação de interfaces gráficas amigáveis ​​para aplicativos móveis e de desktop. Seu foco principal é estudar o comportamento do usuário para projetar telas, botões, layouts e transições de forma mais prática, intuitiva e eficaz. Quando as pessoas interagem com vários dispositivos, é a parte que se transforma constantemente de acordo com as necessidades das pessoas.
4. Design de Interiores
Os profissionais de design de interiores são qualificados para criar projetos de interiores para vários ambientes residenciais e comerciais. Vale lembrar que esta profissão não se limita à decoração de ambientes: utiliza principalmente métodos específicos para lidar com a configuração do espaço, trazendo assim o maior bem-estar às pessoas. Nesse sentido, os designers de interiores precisam estudar as necessidades dos usuários do local e aliar conhecimentos sobre conforto, iluminação, temperatura, materiais mais adequados, dimensões do espaço e muitos outros aspectos.
5. Design de produto
TVs de alta resolução, os smart phones com os mais diversos usos, ou os móveis multifuncionais e charmosos que vemos em catálogos de marcas consagradas no mercado, tudo isso e muito mais fazem parte da criação dos designers de produto. No passado, esse profissional era chamado de designer industrial. Seu processo de criação compreende basicamente as etapas de criação, redação, prototipagem e testes até a venda do produto final. Durante a revolução industrial, foi este campo do design que promoveu o desenvolvimento da indústria. Agora, com a popularidade das impressoras 3D, esse segmento de mercado se tornou cada vez mais conhecido e valorizado.
Portanto, pode-se concluir que o design constitui o nosso plano, permitindo-nos ter uma vida mais prática. Com o passar do tempo, pesquisas especializadas em suas diversas aplicações proporcionaram grandes melhorias em nosso dia a dia. O design sempre esteve em constante evolução e continuará evoluindo ao longo dos anos, contudo sem perder a sua essência histórica.

Continue navegando