Buscar

AV1 CUIDAR 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SERGIPE
Prova da disciplina SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDAR 3
Nome dos componentes do Grupo: 
Beatriz Neves Gonzaga de Lima
Claudia Roberta Gomes dos Santos
Daiane Matos de Oliveira
Elisângela Maria Santos Ramos / 201908249773
Gilda Maria dos Santos Silva
1. (TRT/FCC/2015) Um paciente procurou atendimento em uma unidade de saúde com queixa de retenção urinária, após avaliação médica foi prescrito cateterismo vesical de demora. Visando a efetiva segurança do paciente submetido a este procedimento, a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem no 450/2013, estabelece que compete ao técnico de enfermagem, sob supervisão e orientação do Enfermeiro, dentre outros, a 
e) monitorização e manutenção da sonda vesical de demora.
2. (Marinha do Brasil/2017) Segundo Brunner & Suddarth (2011), a intubação gastrointestinal é a inserção de uma sonda flexível dentro do estômago, além do piloro para dentro do duodeno ou jejuno. Marque a opção correta quanto aos cuidados que devem ser prestados aos pacientes que recebem alimentação por sonda.
d) verificar o posicionamento da sonda, posição o do paciente (cabeceira do leito elevada de 30° a 45°) e velocidade de fluxo da fórmula. 
3. (Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais/ FUMARC/2014) São cuidados de enfermagem com a SNE, EXCETO: 
a) realizar a confirmação da passagem e do posicionamento correto, unicamente com a colocação de sua extremidade distal em um copo com água. 
4.Leia o Caso clínico abaixo e responda as perguntas:
Cliente J.A.S. 20 anos, sexo masculino, nível superior incompleto, sem vícios, solteiro, etnia negra, foi recebido no Centro Cirúrgico para cirurgia de Ostomia para a aplicação de colostomia devido a complicações de Carcinoma Retal.
Após procedimentos cirúrgicos de colostomia, o cliente encontra-se em decúbito dorsal, sedado, pós extubação sem intercorrências, Bolsa de Colostomia em perímetro abdominal inferior direito, com S.V.D.,
A.V.P. em MMSS Esquerdo.
Ao exame físico temos os seguintes achados: BEG, corado, afebril,
respiração sem auxílio de aparelhos F.R. 22 rpm , F.C. 70 bpm.
Certo de que não há riscos para o transporte, o Paciente/Cliente segue juntamente com equipe de transferência, com medicações em bomba de infusão, monitoramento cardiorrespiratório conforme critério médico para o setor de Recuperação Pós-anestésica.
A) Como deve ser feito o transporte? Deve-se comunicar ao setor (no caso a R.P.A.) que haverá o deslocamento do paciente/cliente para que o mesmo se prepare para recepcionar o paciente; a realização do transporte deverá ser realizada após checagem de condições físicas e equipamentos que acompanharão o paciente; Deverão acompanhar o paciente: 1 médico (Responsável pelo transporte), 1 Maqueiro e 1 Técnico de Enfermagem com leito apropriado para conduzir o paciente, mantendo grades elevadas para erradicar o risco de quedas, observando os SSVV do paciente/cliente, que deverá seguir com monitoramento de frequência cardiorrespiratória e infusão de medicação segundo critério médico.
B) Cite os tipos de bolsas de colostomia que podem ser utilizadas. 
Drenáveis x não drenáveis transparentes x opacas, uma peça x duas peças. O mais indicado nesse caso seria a bolsa de colostomia drenável, por ser uma colostomia ascendente, onde as fezes tem consistência semilíquida.
C) Quais os tipos de cateterismo vesical existem? Nesse caso o paciente está utilizando qual dos tipos? Sonda vesical de demora e sonda de alívio ou intermitente. Está utilizando sonda vesical de demora .
D) Quais seriam os cuidados com a Ostomia do paciente? [cite pelo menos 5]
Estimular a participação ativa da pessoa com colostomia ou seu cuidador, durante execução dos procedimentos e cuidados de enfermagem; 
 Realizar inspeção diária do estoma e região perístoma, orientando informar a equipe caso apresente alterações ou lesões no local e ausência de dejeções por três ou mais dias; realizar higiene do estoma, região perístoma e pele com água e sabão delicadamente, removendo fezes e demais resíduos, secando cuidadosamente; 
Realizar a higiene interna do coletor com água em pequena quantidade e sem pressão; 
Para realizar a troca da bolsa, é importante conhecer a durabilidade indicada pelo fabricante, e o ponto de saturação da placa, evitando o risco de descolamento e vazamentos; realizar a retirada da bolsa preferencialmente no momento do banho devido à facilidade de descolar o adesivo, evitando danos na pele;
 Antes de inserir a bolsa, medir e recortar, ainda com o papel que protege a placa, o orifício utilizando o mensurador de estomas adequado ao paciente; 
Com o recorte feito e a pele seca, retire o adesivo sobre a placa e aplique a bolsa diretamente na pele fazendo leve pressão em movimentos circulares em torno do flange da placa na área perístoma para uma melhor aderência.

Outros materiais