Buscar

Questões transdução de sinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões Transdução de Sinal
1-Os receptores celulares são moléculas proteicas que ficam no interior ou na superfície das células, possuindo a função de interagir com mensageiros químicos, iniciando assim, respostas celulares. Dados os itens sobre receptores celulares, marque verdadeiro ou falso:
I. Os receptores acoplados à proteína G localizam-se na membrana celular e respondem em questão de horas. ( F )
II. Em receptores acoplados a proteína G, também chamados de receptores metabolotrópicos, a transdução de sinal ocorre pela ativação de proteínas G específicas que modulam a atividade enzimática ou a função de um canal iônico. ( V )
III. Receptores ligados a canais iônicos, sendo um exemplo o receptor nicotínico da acetilcolina, localizam-se na membrana celular e sua resposta ocorre em milissegundos. ( V )
IV. Nos receptores ligados a canais iônicos, também chamados de receptores ionotrópicos, a estimulação por agonista abre o canal iônico e permite a passagem de cátions. ( V )
V. Os receptores que regulam a transcrição gênica são denominados receptores nucleares, apesar de alguns estarem localizados no citoplasma, migram para o núcleo após a união com o ligante. ( V )
2-Como moléculas que não atravessam a membrana podem transmitir informação para o ambiente intracelular?
São chamadas de proteínas receptoras transmembrânicas, pois ficam na superfície celular, depois de receberem o ligante, acontece algumas sinalizações intracelulares (chamadas de cascata) que amplifica o sinal, e modifica o comportamento celular.
3-Na corrente sanguínea circulam muitos hormônios (moléculas sinalizadoras), secretados por diferentes células sinalizadoras, e que atingirão várias células. Por que apenas um pequeno número dessas células responderá ao sinal?
Apenas algumas dessas células possuem o receptor adequado para cada tipo de hormônio, sendo assim, só as que possuem determinado receptor podem responder ao sinal.
4-Como a transcrição de certos genes pode ser influenciada em resposta a um sinal extracelular?
Se o ligante é hidrofílico, a ligação da molécula sinalizadora a receptores da superfície celular inicia uma cascata de sinalização através da fosforilação das proteínas citosólicas, que pode ativar também a transcrição gênica pela fosforilação de fatores de transcrição. Se o ligante é hidrofóbico, a formação do complexo hormônio-receptor com receptores citosólicos provoca uma alteração conformacional que permite a entrada do complexo hormônio-receptor no núcleo e a ligação a sequências específicas de DNA para regular a transcrição gênica. Alguns ligantes hidrofóbicos como por exemplo, os hormônios tireoideanos, também podem se ligar diretamente a receptores intracelulares nucleares, ativando a transcrição gênica.
5-Qual o tipo de modificação covalente reversível em proteínas mais frequente nas cascatas de sinalização intracelular? Quais são as enzimas que catalisam esta modificação?
A adição de um grupo fosfato em proteínas. Proteínas que podem ser fosforiladas alternam entre um estado ativado (com fosfato) e outro inativo (sem fosfato). As quinases são enzimas que adicionam fosfato nas proteínas, ativando-as, enquanto as fosfatases removem o fosfato, inativando-as.

Continue navegando

Outros materiais