Buscar

estrutura funçao humana atividade 3

Prévia do material em texto

Na busca pelo "corpo perfeito", as pessoas fazem dietas restritivas, atividades físicas e tratamentos estéticos, porém sem que haja muitas vezes o aconselhamento e acompanhamento de um profissional da saúde.
Imagine a seguinte situação: mulher com 43 anos, diabética (tipo II) e hipertensa (não controlada, por não fazer uso de medicamentos regularmente), que busca informações num SPA para emagrecer. O SPA oferece diversos tratamentos estéticos, como drenagem linfática, modeladora, criolipólise, mesoterapia, lipocavitação, eletrolipoforese, entre outros; personal trainer com exercícios aeróbicos e de resistência; acompanhamento nutricional, psicológicos individuais e encontros com coach de emagrecimento.
Você, como parte da equipe de profissionais de saúde deste SPA, recomenda que essa mulher compre um pacote personalizado
(mais restrito)? Pois, por causa das doenças que ela apresenta, os procedimentos realizados no SPA poderiam agravar seu estado
de saúde. De que forma uma drenagem linfática ou uma prática de exercício de alta intensidade poderiam agravar seu estado de saúde?
Não recomendaria, porque supostamente essa pessoa está a cima do peso ideal, e com comorbidades como hipertensão e diabetes.
Ao contrário do que muitos pensam, o procedimento de drenagem linfática não contribui para o emagrecimento, já que não há eliminação de gordura e sim do inchaço pela perda de líquido. Nesse contexto, é preciso ter extrema atenção com o quadro clínico de cada paciente,a drenagem não é para todo mundo quem tem algum risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão descompensada não deve fazer, assim como pessoas com alguma infecção, já que há risco de as células infecciosas caírem no sistema linfático e se espalharem pelo corpo. pois a principal finalidade da drenagem linfática nesse paciente é a retirada do excesso de liquido. E a drenagem geralmente não causa dor, mas pode causar hiperemia o extravasamento de líquidos, problemas de congestão venosa, hipertensão, entre outros doenças.
Já os exercícios de alta intensidade poderiam causar lesões ao sistema muscular e suas estruturas, como os músculos, ossos, nervos, tendões entre outras estruturas. Caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros, são ótimas opções de atividades aeróbicas que ajudam a baixar a pressão arterial desde que realizadas em intensidade moderada. O ideal é praticar três vezes na semana, por pelo menos 30 minutos por sessão. 
Como um profissional recomendaria um pacote específico para seu caso analisando risco benefício, personalizando um atendimento individual, que venha de encontro a melhora não só do peso e sim complementando o tratamento para as doenças pré existentes.

Continue navegando