Buscar

trabalho 7

Prévia do material em texto

10
PEDAGOGIA
Ana Clara Leitão Melo
Clara Cecília Ribeiro Ferreira
Evylin Quintana Lopes
Idalina de Moura Rodrigues
Jaqueline Dare da Silva
Jamile Aparecida Andrade Nery
Verian Nery do Nascimento
TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR É POSSIVEL? 
Cachoeiro de Itapemirim - ES
2019
Ana Clara Leitão Melo
Clara Cecília Ribeiro Ferreira
Evylin Quintana Lopes
Idalina de Moura Rodrigues
Jaqueline Dare da Silva
Jamile Aparecida Andrade Nery
Verian Nery do Nascimento
TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR É POSSIVEL? 
Trabalho de Pedagogia apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ensino de Matemática, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de História / Geografia, Ensino de Educação Física Escolar/ Psicomotricidade, Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I e Estágio Curricular Obrigatório II – anos iniciais do Ensino Fundamental.
Orientador: Prof°: 
Mariana Passos Dias, Andressa Aparecida Lopes, Heloísa Gomes Bezerra, Natalia Germano Gejão Diaz, Eloise Werle de Almeida, Natália da Silva Bugança, Mari Clair Moro Nascimento e Natália Gomes dos Santos.
Cachoeiro de Itapemirim - ES
2019
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	– OBJETIVO	4
2.1.1	– COMPETENCIAS CURRICULARES	4
2.1.1.1	– PROPOSTA INTERDISCIPLINAR	4
2	FUNDAMENTAÇÃO TEORICA	6
2.1 PLANO DE AULA	7
CONCLUSÃO	9
REFERÊNCIAS	10
INTRODUÇÃO
O trabalho que segue tratará da importância de se colocar em pratica as regulamentações da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que tem como proposta nortear e regulamentar o trabalho dos educadores e o conhecimento que será transmitido tendo os mesmos como mediadores, possibilitando aos alunos, futuros cidadãos o conhecimento sem desigualdade que os tornará aptos para exercer seus deveres de forma ampla na sociedade, e concorrer com capacitação por seus ideais. De forma interdisciplinar, dando a oportunidade para os aprendizes de verem uma mesma temática dentro de diversos âmbitos, e áreas de conhecimento, como português, matemática, história, geográfica, educação física, levando em consideração a realidade do aluno, intelectual e social, junto com seu conhecimento de mundo, com o objetivo de aproximar os conhecimentos científicos aprendidos na sala de aula a seu cotidiano, obtendo êxito na formação do discente, e cumprindo com as exigências impostas aos docentes. 
DESENVOLVIMENTO
As Diretrizes Curriculares Nacionais são orientações dadas para a Educação Básica dos sistemas de ensino para a organização e o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
A BNCC é um documento que é utilizado para o ensinado nas escolas de todo Brasil, envolvendo todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Trata-se de uma espécie de referência dos objetivos de aprendizagem de todas as etapas de sua formação. Não sendo um currículo, a Base Nacional é uma ferramenta que orienta a elaboração do currículo específico de cada escola. 
– OBJETIVO
Assim, é importante ressaltar que a BNCC tem a finalidade de promover o regulamento e controle do acesso ao conhecimento dos educandos e seus direitos, é um documento que apresenta as competências, habilidades e as aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver durante cada etapa da educação básica tornando possível que os conteúdos e o nível de acesso possa ser o mesmo, independentemente de onde a criança, o adolescente e o jovem more ou estude, auxiliando o planejamento diário dos professores, juntamente com o apoio dos gestores da escola. Tornando assim o estudo do mesmo fundamental para o bom êxito da ação docente. 
– COMPETENCIAS CURRICULARES
A BNCC apresenta os anos iniciais do Ensino Fundamental com turmas de 1 º ao 9º ano, elaborando um currículo que leve em conta: o desenvolvimento das dez competências especificas e sua progressão durante os nove anos do ensino fundamental com foco nos componentes curriculares de linguagem, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso, sendo o conteúdo trabalhado nas diferentes áreas interligados.
– PROPOSTA INTERDISCIPLINAR 
Sendo anova proposta de ensino da BNCC, o trabalho interdisciplinar tem como resultado preliminar, uma nova didática tendo como finalidade a educação, substituindo os conteúdos fragmentados por competências. Apresentando o papel central da interdisciplinaridade no documento uma vez que essa tem o propósito de superar a divisão dos conteúdos e dos currículos. Tornado a temática de aprendizagem homogenia em todas as disciplinas. A metodologia de ensino só acontece quando o conteúdo das disciplinas se relaciona com o conteúdo a ser estudado.  Muita gente acha, porém, que basta falar sobre o mesmo assunto para trabalhar de forma interdisciplinar. "Isso é apenas multidisciplinaridade", esclarece o consultor em educação Ruy Berger, de Brasília. Pra obter sucesso nessa temática o ponto central e partir de uma situação real vivenciada no cotidiano da classe, com temas cativantes que despertem o interesse e que possibilite o trabalho em diversas áreas do conhecimento. 
1. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 
- PARLENDA
Parlenda são versos infantis com rimas, criados para as mais diferentes finalidades, entre elas divertir, acalmar e transmitir conhecimento. Como variam bastante se adaptando a cultura e região cada pessoa pode conhecê-las de um modo diferente.
‘’As parlendas encantam as crianças pelas rimas e versos cantados em brincadeiras e músicas. Fazem parte da linguagem folclórica presente na cultura popular e são transmitidas oralmente através das gerações. ’’
Nas classes iniciais de alfabetização, a parlenda, atende o educando enriquecendo o seu conhecimento e ao mesmo tempo resgata o lúdico nesse processo de aprendizagem.
As parlendas também são muito usadas em brincadeiras infantis, e é um excelente recurso ao professor, pois, é um texto de memória e auxilia o aluno a compreender melhor a relação entre leitura e escrita, além de possibilitá-lo trabalhar de forma lúdica e interdisciplinar. 
2.1 PLANO DE AULA 
Docente:
Ano: 2º do ensino fundamental
Disciplina: Português, História, Geografia e Artes.
Conteúdo:
O que é folclore?
Parlendas.
Trava- língua.
Cantigas de roda.
Lendas e mitos. ( Iara, Saci, mula-sem-cabeça, Cuca, etc...).
Objetivos:
Identificar manifestações do folclore brasileiro e conhecer alguns personagens e suas características através do conto de histórias;
Compreender o significado de folclore;
Conhecer algumas lendas do folclore;
Compreender o que são lendas e mitos;
Respeitar e valorizar a diversidade e a riqueza do folclore brasileiro, respeitando as diferenças em relação as crenças, costumes e tradições;
Identificar superstições folclóricas;
Desenvolver habilidades de leitura, escrita e de interpretação.
Procedimentos metodológicos:
Roda de conversa sobre o assunto folclore;
Apresentação de músicas folclóricas, escolher uma para escrever no quadro e todos cantarem. 
Ex:
"Nana neném
Que a cuca vem pegar
Papai foi pra roça
Mamãe no cafezal
Bicho-papão
Saia do Telhado
Deixa o neném
dormir sossegado’’
Visualizar pequenos vídeos sobre folclore brasileiro;
Registrar no caderno o que lhe chamou mais atenção vista no vídeo;
Expor para turma o registro através de desenho livre, pintura ou escrita de pequenos textos;
Pesquisar lendas e festas típicas do folclore brasileiro, personagens, artesanatos, músicas, danças, literaturas, brinquedos etc.
Logo após confeccionar um cartaz do mapa brasileiro e nele todos juntos colarem as figuras de acordo com as caracterizações de cada região e conversa sobre a pesquisa;
Conversar sobre os tipos de brinquedos do folclore e confeccionar os mesmos com material reciclado tipo; pião, ioiô, peteca, corda, boneca etc... propor para a turma brincar no pátio com os brinquedos confeccionados por eles; 
Leitura de algumas lendas, depois a turma escolhe duas lendas para reproduzir um teatro na sala;
Leitura e escrita de parlendasno caderno;
Apresentar um cartaz com a música “trava- Língua” de Patati e Patatá;
Fazer uma exploração sobre cantigas de roda;
Depois através de uma roda cantar as músicas que os alunos já conhecem e apresentarem outras desconhecidas.
Recursos didáticos:
Papel cenário, cartolinas, pincel, lápis de cor, caderno, livros de recortes, TV, DVD, aparelho de som, CD, material reciclado, livros para pesquisa, livros de literatura, cola, lápis e borracha. 
Avaliação:
Observar o envolvimento, participação, interesse, compreensão dos alunos nas atividades realizadas na sala de aula.
 
Referências:
https://www.trabalhosfeitos.com/.../plano-de-aula-interdisciplinar-sobre-folclore-3º-an...
https://www.trabalhosfeitos.com/.../plano-de-aula-interdisciplinar-sobre-folclore-3º-an...
https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/artes-folclore.htm
CONCLUSÃO
Sendo assim se fez notável que e possível trabalhar de forma interdisciplinar e adquirir êxito na transmissão do conhecimento, viabilizando assim aprendizagem por meio das orientações da Base Nacional Curricular, que quando aplicada de forma correta e dentro do contexto social do aprendiz de forma lúdica, gera resultados positivos e atrai seu interesse e sua participação, contribuindo dessa forma para formar um aluno critico que agira com ser ativo na sociedade. Os estudos para se obter esses conhecimentos agrega valor também a vida do acadêmico futuro docente, que atuará como mediador e facilitador da aprendizagem nos anos a frente, podendo contribuir assim de forma eficaz e eficiente no desenvolvimento de suas atividades, cumprindo com o objetivo o papel de um pedagogo na sociedade. 
REFERÊNCIAS
MESTRE DO SABER - https://www.mestredosaber.com.br/atividades-de-parlendas-para-imprimir/
TRABALHOS FEITOS - 
https://www.trabalhosfeitos.com/.../plano-de-aula-interdisciplinar-sobre-folclore-3º-an...
EDUCAÇÃO - 
https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/artes-folclore.htm
NOVA ESCOLA - 
https://novaescola.org.br/conteudo/1710/o-jeito-adequado-de-trabalhar-o-folclore
ROSANGELA - 
https://rosangelaprendizagem.blogspot.com/2012/08/folclorelendas-e-atividades.htm
NOVA ESCOLA - https://novaescola.org.br/conteudo/249/interdisciplinaridade-um-avanco-na-educacao

Continue navegando