Buscar

ATIVIDADE SOBRE O EXAME FÍSICO DO SISTEMA LOCOMOTO CONTINUAÇÃO

Prévia do material em texto

Acadêmica: Naiara Costa Lírio 
ATIVIDADE SOBRE O EXAME FÍSICO DO SISTEMA LOCOMOTOR- Continuação
7- A função primordial da marcha é locomover o corpo de um ponto a outro por um ciclo dividido em duas fases: a fase de apoio (quando o pé entra em conta­ to com o solo e suporta o peso do corpo) e a fase de balanço (quando o membro sofre uma translação ou avanço). Avalie as afirmativas abaixo sobre a marcha.
I- Durante a avaliação da marcha do pede-se ao paciente para levantar e caminhar, observando como ele se levanta, se usa ou não os braços para esse procedimento, se necessita de auxílio, se usa prótese, órtese, bengala ou andador.
II- A marcha normal inicia-se com o contato do calcanhar com o solo, com o apoio progressivo de toda a borda lateral do pé, do ante pé e dos dedos. Posteriormente, o calcanhar e o médio pé vão se desprendendo do solo, o mesmo ocorrendo com o ante pé e, finalmente, o hálux ( “dedão”).
III- A marcha depende de vários mecanismos para que ocorra o equilíbrio. As alterações dependem do tipo de lesão, que pode ser neurológica, ortopédica ou reumatológica.
IV- O exame da marcha deve ser realizado durante a deambulação normal. Na marcha normal, os músculos abdutores da extremidade sustentadora do peso do corpo se contraem e mantem a pelve de ambos os lados no mesmo nível, levemente elevado, para garantir o equilíbrio do tronco.
- Sobre as afirmativas acima quais estão corretas:
A- I, III, e IV
B- II, III e IV
C- Todas estão corretas
D- I, II e III 
E- Apenas as alternativas I e IV
8- Quais dessas alternativas NÃO deve ser examinada na inspeção das articulações:
I- Volume articular, edema: decorrentes de derrames, espessamento dos tecidos sinoviais e das margens ósseas da articulação. 
II-Acompanhar a evolução do processo inflamatório ou traumático.
III-Deformidade: resulta do mau alinhamento dos ossos que constituem a articulação ou das alterações do relacionamento entre as superficies articulares. 
IV-Deformidade em valgo e o desvio da parte distal a articulação para longe da linha média. 
V-Deformidade em varo e o desvio para a linha media. Rigidez articular, movimentos articulares: rotação interna e externa, inclinação lateral, flexão, extensão, abdução, adução. 
Assinale a sequencia que atende ao que se pergunta na questão:
A- III e IV
B- I, II e IV
C- II e III
D- Nenhuma das alternativas
E- I e V 
9- Marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Durante a inspeção, peça ao paciente para ficar de frente, observando inicialmente as mãos e colocando-as sobre uma superfície plana, com o objetivo de perceber alterações como deformidades, edema, dor, rigidez articular, presença de nódulos ao longo das bainhas tendíneas, em especial no tendão flexor, que pode resultar em dedo em gatilho quando estendido a força.
( ) No ombro, verificar a simetria e o contorno (as anormalidades podem ser causadas, por exemplo, por deslocamento ou fraturas), bem como a presença de nódulos.
( ) Na palpação de partes moles, avaliam-se as queixas álgicas, as intumescências, a natureza de qual­ quer edema, o gradiente térmico, o tônus muscular (hipotonia ou hipertonia), a consistência e o contorno de cada músculo, além da rigidez articular, verificando se ha dor e se existe ou não sensibilidade na região.
( ) Na palpação da parte óssea avalie as protuberâncias, a forma, as deformidades, a presença de estalidos e crepitação, a perda de continuidade óssea e as áreas doloridas.
() A falta ou a diminuição da sensibilidade é um achado que não está relacionada a problema de coluna, como compressão das vertebras.
A sequência CORRETA de alternativas é:
A- V, V, F, V, V
B- V, F, V, V, F
C- F, V, V, V, V
D- Todas são verdadeiras 
E- V, V, V, V ,F
10-Na avaliação da coluna lombar utilizamos as posições de :
· Flexão: o paciente deve se curvar para a frente ao máximo, mantendo os joelhos estendidos e tentando tocar os pés.
· Extensão: o examinador fica em pé ao lado do paciente, com uma das mãos sobre a espinha ilíaca e com os dedos voltados para a linha media; a seguir, pede ao paciente para que se curve para trás o máximo que conseguir, podendo ajudá-lo empurrando a face anterior do tórax.
· lnclinação lateral: fixando a crista ilíaca, pedir ao paciente para inclinar-se para a direita e depois para a esquerda, ao máximo.
· Rotação lateral: o examinador fica atrás do paciente, fixa sua pelve com uma das mãos e coloca a outra sobre o ombro oposto; em seguida, com o tronco fixo, gira a pelve e o ombro posteriormente. Durante os posicionamentos investigar queixa de dor, deformidades, limitaç
- Avalie as imagens abaixo e com base nas descrições dê a denominação correta:
Rotação lateral da coluna lombar.
Inclinação lateral da coluna lombar.
Extensão da coluna lombar.
Flexão lombar.

Continue navegando