Buscar

Relações interpessoais - Silene Botelho

Prévia do material em texto

Sistematização: Relações Interpessoais
Os conceitos escolhidos são o trabalho em equipe e comunicação organizacional, porque penso ser esses dois os mais importantes em uma organização e na minha opinião um contempla o outro.
O trabalho em equipe gera mais criatividade, aprendizagem e o colaborador se sente parte da empresa.
Uma empresa que faz funcionar de fato o trabalho em equipe só tem a ganhar, recebendo os resultados positivos 
Um exemplo comum de trabalho em equipe é quando um colega precisa se ausentar do trabalho e toda a equipe se une para conseguir cobrir a ausência desse colega não deixando atrasar a produção de um produto.
Machado (1998) investigou empiricamente o desempenho do trabalho em equipe, definindo-o como um sistema de relações dinâmicas e complexas entre um conjunto de pessoas, unidas umas com as outras no interior da organização como membros de um grupo relativamente estável, que interagem e compartilham técnicas, regras, procedimentos e responsabilidades, utilizadas para desempenhar tarefas e atividades com o objetivo de atingir resultados comuns.
A comunicação organizacional é fundamental para o bom funcionamento da empresa porque tudo começa com a comunicação e ela sendo eficiente faz a empresa alcançar seus objetivos. Quando a comunicação é ineficaz problemas começam a acontecer.
O gestor, líder, tem que passar a informação chegar de maneira clara e objetiva fazendo com que o receptor entenda de fato, tornando essa comunicação clara para todos.
Mantendo essa boa comunicação a empresa vai conseguir alcançar ganhos extraordinários.
Marchiori (2006) diz sobre a necessidade de que esta comunicação interna se dê de forma planejada.
“A comunicação interna planejada e avaliada é uma ferramenta estratégica que estimula o diálogo entre lideranças e funcionários. Oportuniza a troca de informações via comunicação, contribuindo para a construção do conhecimento, o qual é expresso nas atualidades das pessoas. É fundamentalmente um processo que engloba a comunicação administrativa, fluxos, barreiras, veículos, redes formais e informais. Promove, portanto a interação social e fomenta a credibilidade, agindo no sentido de manter viva a identidade de uma organização. (2006, p.207)”
Um exemplo de comunicação organizacional é a comunicação interna verbal, grandes empresas adotam esse tipo de comunicação por ser mais informal como palestras e reuniões. Essas empresas investem em salas com jogos, lugares para descanso para que haja maior relacionamento informal entre seus colaboradores. 
Referências:
MACHADO, Magali dos S. Equipes de trabalho: sua efetividade e seus preditores. 1998. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Unidade acadêmica do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 1998.
MARCHIORI, M. Comunicação Interna: a organização como um sistema de significados compartilhados. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2006.

Continue navegando