Buscar

Atividade em grupo 1 (1)


Continue navegando


Prévia do material em texto

Exercício sobre capacidade civil e negócios jurídicos
A atividade deverá ser desenvolvida em grupo com até 6 integrantes.
Os nomes completos de todos os componentes devem constar da primeira página. Todos os integrantes deverão postar a atividade no Blackboard.
As respostas devem estar embasadas nos conteúdos estudados e serem minuciosamente explicadas.
1) José de Alencar, 29 anos, casado com Andrea da Silva, 24 anos, alugaram dos irmãos Roberto e Asdrúbal Figueira, com 51 e 44 anos, respectivamente, uma casa para moradia. Asdrúbal sofre de esquizofrenia avançada, condição externada aos inquilinos quando do fechamento do negócio.
Convencionaram que a data de pagamento seria todo dia 10, até o final do contrato.
No segundo mês, José entregou o dinheiro a Asdrúbal, que ficou de entregar o recibo posteriormente, mas não o fez. Passado um mês, Roberto ingressa com ação de despejo por falta de pagamento contra o casal, que indignado afirma ter entregue o montante ao irmão incapacitado.
Perguntas:
a) Explique a capacidade civil de todos os envolvidos.
b) Os inquilinos possuem respaldo legal para se defenderem em juízo com relação à condição do locador Asdrúbal? Por que?
2) Maria do Socorro, 36 anos, costureira, e Bernadete Joana (noiva), 19 anos, vendedora, assinaram um contrato de venda e compra de um vestido de casamento.
Bernadete explicou a Maria o tipo de vestido que queria e a costureira prontamente se dispôs a confeccioná-lo conforme o desejo da cliente. No entanto, a costureira teria apenas uma semana para fazê-lo e entregá-lo à cliente, sendo que Bernadete ‘abriu mão’ da prova antes do evento.
No dia do casamento, a costureira entregou um modelo totalmente diferente, afirmando ser impossível reproduzir o original.
Com base no caso, explique as condições de validade do negócio.
3) Mariano Jorge comprou de Jorge Mariano (ambos maiores de idade), uma iguana. Depois de duas semanas, o animal morreu. Mariano, revoltado, ameaça Jorge dizendo que vai ingressar em juízo para reaver o dinheiro pago.
Explique as condições de validade deste negócio jurídico, explicando se o comprador tem respaldo legal para tal.
ll