Buscar

Comunicação e Linguagem - Prova III - Discursiva


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Comunicação e Linguagem (ADG08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668668) ( peso.:4,00)
	Prova:
	31126541
	
1.
	
As palavras são elementos de designação que estabelecem diversas funções e relações de sentido nos enunciados. Leia a tirinha a seguir e explique a função e o sentido das palavras "mas" e "se" no segundo quadrinho, considerando a classificação gramatical dessas palavras e o contexto comunicativo. (Pag 206 e )
Resposta Esperada: As palavras "mas" e "se" utilizadas no segundo quadrinho da tirinha são classificadas como conjunções e consideradas elementos de ligação muito importantes para a coesão de um enunciado. No segundo quadrinho, o vocábulo "mas" é uma conjunção coordenada adversativa, que expressa um contraste de ideias, um argumento de oposição com relação ao que foi dito anteriormente. Considerando o gênero textual "tirinha", no qual há a presença de efeito humorístico, é possível observarmos que a função adversativa da conjunção "mas" contribui para esse efeito. Como é essa conjunção que inicia o segundo quadrinho, ela é a responsável pela quebra de expectativa do leitor como uma estratégia de humor com relação à informação que o "espelho" fornece no primeiro quadrinho. Já o vocábulo "se" é uma conjunção subordinativa condicional, pois, no contexto, é utilizado para introduzir uma oração que indica a hipótese para ocorrência da oração principal. O espelho, nesses termos, pressupõe que vai ser quebrado sob a hipótese de dizer a verdade.
	2.
	A fala e a escrita, dependendo da situação de comunicação, apresentam níveis de linguagem. Esses níveis dizem respeito à concordância em que o emissor e o receptor estão para que possam ser compreendidos e, para tanto, existem linguagens diferentes para ocasiões também diferentes. A gramática normativa dita as regras de coerência, entretanto, na fala e escrita, especialmente informal, podemos usar elementos que não estão gramaticalmente corretos, mas que são de entendimento para o receptor. Partindo disso, como se expressa a formalidade na comunicação oficial? (Pag 33 e 34)
Resposta Esperada: No processo de comunicação torna-se imprescindível que o emissor faça a seleção das variantes da língua, ou seja, as formas adequadas para cada situação, considerando alguns aspectos, tais como: o que dizer, para quem dizer, em que lugar e como dizer. A formalidade na comunicação oficial é expressa através da impessoalidade, objetividade, clareza. Em situações formais, como o próprio nome sugere, esse nível de fala é utilizado pelas pessoas escolarizadas, a linguagem culta deve ser utilizada pelos meios de comunicação escrita, como jornais, revistas, livros, etc. O nível culto se caracteriza pelo uso mais apurado do vocabulário e o cuidado com as regras gramaticais, como o emprego dos pronomes de tratamento. Em situações de cerimônia, deve ser usada a linguagem formal.

Mais conteúdos dessa disciplina