Buscar

DIREITO SOCIETÁRIO questões


Continue navegando


Prévia do material em texto

DIREITO SOCIETÁRIO 
EXERCÍCIO 
1 – Apresente os efeitos decorrentes da atribuição de personalidade jurídica a determinado ente, esclarecendo como eles influem no exercício da atividade pela pessoa jurídica e a partir de que momento tais efeitos passam ser aplicáveis:
Os efeitos da atribuição de personalidade jurídica a um ente são: i) individualidade própria; ii) capacidade negocial e processual; iii) autonomia patrimonial e; iv) possibilidade de modificação de sua estrutura. Com isso, a sociedade se difere de seus sócios, separando o patrimônio quanto às obrigações adquiridas. O registro do ato constitutivo da sociedade serve de marco para que se iniciem os efeitos da personalidade jurídica, pois ela nasce messe momento.
2 – Conceitue “Sociedade”, definindo os elementos que a caracterizam: 	
Sociedade é a reunião de pessoas que tem como objetivo exercer profissionalmente uma ou mais atividades econômicas organizadas para a produção ou circulação de bens de consumo ou de serviços.
Elementos: pluralidade de sócios, patrimônio próprio e atividade econômica.
3 – Que fatores influenciam a classificação das sociedades em sociedades de pessoas e sociedades de capital?
A diferenciação entre as sociedades de pessoas e as sociedades de capital possui viés doutrinário, uma vez que a lei não as define. A sociedade de pessoas precisa conter o affectio societatis, pois é pautada na confiança entre os sócios, e na intenção conjunta no desenvolvimento da atividade empresarial; já na sociedade de capital, a relação pessoal entre os sócios não possui relevância, a única meta é alcançar o fim social, tendo como exemplo as sociedades anônimas.
 4 – Diferencie as Sociedades Simples das Sociedades Empresárias e esclareça os efeitos de tal classificação:
A diferença entre sociedade simples e sociedade empresária é que, na primeira a atividade desenvolvida pelos sócios deve conectar-se diretamente com a atividade da sociedade (ex: sociedade de arquitetos); já na segunda, tem como objetivo uma atividade econômica para a produção de bens ou de serviços, a atividade está intimamente ligada com os meios de produção de produtos ou de serviços, logo, o que é produzido, é feito pela empresa, e não diretamente pelos sócios.
 Antônio Cavalcante e Marcos Silveira constituem sociedade tendo como objeto principal a fabricação e o comércio de peças automotivas, sendo que Antônio Cavalcante subscreveu e integralizou R$50.000,00 em moeda corrente nacional e Marcos Silveira subscreveu e integralizou R$50.000,00 através da cessão de nota promissória emitida por Paulo Azevedo em seu favor, com vencimento para 30/08/2020. Considerando tais informações, responda: 
5 – É possível a integralização de quotas na forma praticada por Marcos Silveira? Explique: 
A integralização das quotas de Marcos já é possível, pois a nota promissória já venceu, logo, já pode ser cobrada.
6 - Quais os efeitos para Marcos Silveira perante a sociedade em caso de inadimplemento do título por parte de Paulo Azevedo? (respondidas conjuntamente)
7 – Caso Marcos Silveira seja considerado em mora em relação a sua quota parte do capital social, quais medidas podem ser tomadas pela sociedade? 
O inadimplemento da nota promissória fará com que Marcos torne-se um sócio remisso uma vez que a quota não será integralizada e, de acordo com o artigo 1004 do Código Civil, responderá pelo dano emergente da mora, podendo, alternativamente ser excluído da sociedade.
8 – Exemplifique as formas como pode ser atribuído o nome empresarial da sociedade constituída por Antônio Cavalcante e Marcos Silveira, caso seja adotada uma razão social ou uma denominação. (responda esta questão considerando que a sociedade foi constituída sob a forma de sociedade limitada (Ltda.))
O nome empresarial pode ser através de denominação (contendo palavras ou expressões que demonstrem a atividade exercida) ou firma (formada pelo nome do titular ou dos sócios, podendo ser de forma abreviada), contendo, por fim, a expressão limitada ou LTDA.