Buscar

AV1 - Teoria da Pena - Manhã - Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 – Teoria da Pena – Manhã – 2021.1
Gabarito
Questões objetivas:
1) Assinale a assertiva correta: 
a) O STF adotou, como limite, o mesmo período depurador de 5 anos não apenas para condenações criminais transitadas em julgado para fins de reincidência, mas também para os maus antecedentes.
b) As causas de aumento de pena não podem elevar a pena para além do máximo previsto em lei. 
c) Segundo a jurisprudência dominante, a pena não pode, em segunda fase de dosimetria, ser reduzida para aquém do mínimo legal.
d) Inquéritos e ações penais em curso não podem, em regra, ser utilizados para exasperação da pena-base, a menos que indiquem conduta criminal habitual por parte do réu. 
R: C
2) Assinale a assertiva correta: 
a) Caso a pena-base seja fixada no mínimo legal, será admissível a adoção do regime prisional semiaberto aos reincidentes condenados a pena igual ou inferior a quatro anos.
b) Ainda que reincidente, uma mulher grávida poderá fazer jus à progressão especial de regime prevista na LEP a partir da Lei 13.769/2018. 
c) É cabível a monitoração eletrônica a condenados no regime semiaberto, desde que o magistrado assim entenda, justificadamente. 
d) A jurisprudência atual dos tribunais superiores é no sentido de que o inadimplemento da pena de multa não impede a decretação de extinção da punibilidade pelo cumprimento da pena privativa de liberdade. 
R: A
3) Sobre o direito de remição previsto na LEP, assinale a única assertiva incorreta: 
a) É possível a cumulação entre a remição por trabalho e a remição por estudo.
b) A LEP não prevê a possibilidade de remição para condenados em regime aberto. 
c) Na hipótese de inexistência de oficinas de trabalho ou de oferecimento de oportunidades de ensino no estabelecimento prisional, a jurisprudência admite a concessão de remição de forma ficta, de forma, inclusive, a forçar o Estado a respeitar os direitos dos presos. 
d) A jurisprudência do STJ vem admitindo, cada vez mais, formas de remição que, embora não previstas em lei, são análogas às principais (trabalho e estudo); assim, por exemplo, a remição por leitura é hoje amplamente aceita e regulamentada pelo CNJ.
R: C. 
4) Maria, A irmã de Patric, condenado a 6 anos de reclusão por tráfico de drogas privilegiado (art. 33, caput e §4º, Lei 11.343/06), procura você, advogado(a) para esclarecimentos jurídicos a respeito da situação do irmão, mais especificamente, quanto ao direito de livramento condicional. Assinale a assertiva correta:
a) O crime a que foi condenado Patric é considerado equiparado a hediondo, logo, Maria deverá ser esclarecida que seu irmão só poderá obter livramento condicional tendo cumprido mais de 4 anos de pena.
b) Caso Patric, uma vez em livramento condicional, seja condenado irrecorrivelmente por crime praticado anteriormente à concessão do benefício, Maria deverá ser informada que não se computará na pena o tempo em que esteve solto o liberado, e tampouco se concederá, em relação à mesma pena, novo livramento.
c) Uma vez atingidos os requisitos para obtenção do livramento condicional, não poderá Patric recusar a sua imposição, devendo aceitar a concessão do benefício. 
d) É importante esclarecer a Maria que seu irmão, quando em livramento, ainda que não pratique crime algum, pode ter seu benefício revogado caso descumpra qualquer das condições estabelecidas na sentença de concessão, como, por exemplo, se deixar de comunicar periodicamente ao juiz sua atual ocupação, ou transferir sua residência sem prévia autorização do juízo. 
R: D
5) Você é membro do Ministério Público atualmente em exercício no Estado da Paraíba, e realiza uma inspeção no sistema penitenciário estadual. Ao verificar o cumprimento de medidas de segurança naquele estado, você se depara com a seguinte situação: 3 internos conhecidos apenas como “Juca” (60 anos), “Zé” (55 anos) e “Manolo” (50 anos) encontram-se em cumprimento de internação há mais de 20 anos. “Juca” foi internado pela prática de lesão corporal grave (art. 129, §1º, CP); “Zé”, por desobediência e desacato (arts. 330 e 331, CP); e “Manolo”, por dano qualificado (art. 163, p.u, I, CP). É relevante apontar que o estabelecimento em que se encontram internados está em péssimas condições e altamente insalubre.
Além disso, chega ao seu conhecimento uma informação a respeito do próprio sistema penitenciário comum: dezenas de presos considerados como imputáveis vem sendo diagnosticados com transtornos mentais e, no entanto, seguem cumprindo pena no presídio junto aos presos comuns.
Diante dos fatos apresentados, assinale a alternativa que, a partir do que estudou na temática das medidas de segurança, melhor indica suas possibilidades de atuação institucional:
a) A partir dos crimes praticados, verificar se é possível a liberação dos internos sem comprometer a segurança pública; conversar com o juiz da execução penal para se informar melhor sobre a razão de tantos presos imputáveis com transtornos mentais.
b) Os três internos devem ser imediatamente liberados, seja em razão das condições do estabelecimento, seja em razão do tempo de cumprimento das medidas de segurança, que extrapola em muito o definido pelo STJ em sua súmula 527. Pode ser ajuizada ação coletiva, nesse sentido (como um HC coletivo), inclusive com a participação da Defensoria Pública. Os presos com transtornos mentais no sistema prisional comum devem, imediatamente, receber medidas de segurança, sendo tratados em sua saúde, na forma do art. 183, LEP, o que pode ser requerido pelo MP junto ao juízo de execução penal. 
c) Quanto aos internos, deve ser requerida nova perícia médica para atestar a cessação de periculosidade; apenas se esta cessar deverão ser liberados mediante requerimento ao juízo da execução penal. Não havendo hospitais ou locais para serem tratados, os imputáveis com transtornos mentais deverão permanecer no presídio em nome da segurança da população local. 
d) Nada a fazer quanto aos três internos, pois as medidas de segurança possuem prazo máximo indeterminado e é responsabilidade do estado a manutenção das condições de salubridade dos estabelecimentos; assim, trata-se meramente de atribuição da área de tutela coletiva. O mesmo se diga em relação aos presos com transtornos mentais nos estabelecimentos prisionais: é responsabilidade do estado a oferta de tratamento médico aos presos, e, assim, apenas uma ação civil pública movida pela área de tutela coletiva poderá dar conta deste problema. 
R: B
Questões dissertativas:
1)Analise os textos a seguir: 
“Ao menos 91 presos estão mantidos em viaturas e delegacias de polícia do Rio Grande do Sul. As informações são do Jornal da Band.
A falta de vagas vem sendo resolvida de forma improvisada ao longo dos anos, e se manteve sob controle durante a pandemia do novo coronavírus. No entanto, agora volta a atingir o território gaúcho.
O improviso vem acontecendo todos os dias. Geralmente, três ou quatro detentos ficam em viaturas em Porto Alegre e na região metropolitana da capital. Segundo o Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, eram mais de 118 detentos nessa situação nesta quarta-feira (14).
O motivo, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, é que os detentos precisam passar por uma triagem e fazer quarentena antes de ingressarem no sistema penitenciário.
Conforme a pasta, nas últimas semanas houve um aumento e concentração de prisões que causaram esse gargalo. Entre sexta-feira (9) e domingo (11), conforme a secretaria, foram encaminhados 279 presos ao sistema, cerca de 93 por dia, média superior ao que foi verificado em 2020.”
(fonte: https://www.band.uol.com.br/noticias/jornal-da-band/ultimas/por-falta-de-vagas-presos-sao-mantidos-algemados-em-viaturas-no-rs-16344915).
“O Tribunal recorda que o Estado tem o dever de adotar as medidas necessárias para proteger e garantir o direito à vida e à integridade pessoal daqueles que se encontram privados da liberdade, e de abster-se, em qualquer circunstância, de agir de maneira tal que possa esse direito ser violado. Por conseguinte, as obrigaçõesque indubitavelmente deve assumir, em sua posição de garante, incluem a adoção das medidas que possam favorecer a manutenção de um clima de respeito dos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade entre si, reduzir a superlotação e fazer com que as condições de detenção mínimas sejam compatíveis com sua dignidade, o que implica prover suficiente pessoal capacitado para assegurar o adequado e efetivo controle, custódia e vigilância do centro penitenciário. Além disso, dadas as características dos centros de detenção, o Estado deve proteger os reclusos da violência que, na ausência de controle estatal, possa ocorrer entre os que se encontram privados de liberdade.” (Resolução da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Medidas Provisórias a Respeito do Brasil. Assunto do Complexo Penitenciário de Curado, p. 12, Fonte: https://www.corteidh.or.cr/docs/medidas/curado_se_06_por.pdf).
Diante do exposto, disserte a respeito da situação dos presos do Rio Grande do Sul: cuida-se de um tratamento em conformidade com princípios constitucionais e internacionais a respeito da aplicação e execução da pena? Em caso negativo, qual ou quais princípios foram violados? Responda justificadamente.
Resposta resumida: não; humanidade, vedação de crueldade das penas; proibição de tortura, tratamento degradante ou cruel; ADPF 347; casos Corte IDH;
2) “Não há direito de punir. Há apenas poder de punir. O homem é punido pelo seu crime porque o Estado é mais forte que ele, a guerra, grande crime, não é punida porque se acima dum homem há os homens acima dos homens nada mais há” (Clarice Lispector, “Observações sobre o direito de punir”, 1941).
A que teoria da pena o texto parece fazer alusão? Responda, justificadamente, apresentando as características e propostas da dita teoria. 
Resumida: teoria agnóstica ou negativa da pena. Esclarecer os pressupostos, conceito e características fundamentais da teoria.

Continue navegando