A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Green Trash

Pré-visualização | Página 1 de 3

9
		Administração
natália aparecida da silva souza
EMPREENDEDORISMO VERDe
Estudo de Caso: Green Trash
Belo Horizonte
2020
Natália aparecida da silva souza
EMPREENDEDORISMO VERDe
Estudo de Caso: Green Trash
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Empreendedorismo; Ética, Política e Sociedade; Homem, Cultura e Sociedade; e Sistemas de Informação Gerencial.
Professores:
Ewerton Taveira Cangussu;
José Adir Lins Machado;
Iolanda Cláudia Sanches Catarino;
Maria Eliza Pacheco.
Tutor: Ademir de Alencar
Belo Horizonte
2020
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO	4
2.2	DESAFIO 2 – ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE	5
2.3	DESAFIO 3 – HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE	6
2.4	DESAFIO 4 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL	7
3	CONCLUSÃO	8
REFERÊNCIAS	9
INTRODUÇÃO
Empreender é uma atitude corajosa. O nosso mercado, apesar de enfrentar diversas instabilidades, é rico e repleto de opções para os para os empreendedores, e é por isso que esse tema está em constante ascensão. A América Latina tem apresentado, nos últimos 10 anos, seus melhores numero em de novos negócios criados. Diante disso é possível perceber que o empreendorismo está em alta, mas é preciso fazer muito mais do que criar uma empresa.
O empreendedorismo verde é uma forma de encarar as oportunidades do mercado. Além de ser necessário para a sustentabilidade do planeta, essa é uma forma de se destacar e criar um publico interessado na filosofia de sua empresa.
É preciso entender que o processo do empreendedorismo verde não está ligado apenas a criação de peças, mas sim de todo o processo de reciclagem e sustentabilidade. Esses pilares são importantes em todos âmbitos da empresa. Para isso é preciso difundir uma verdadeira mudança de atitudes. 
DESENVOLVIMENTO
DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO
Formar o empreendedor segundo Peter Hishich é tomar iniciativa, organizar e reorganizar mecanismo sociais e econômicos a fim de transformar recursos e situações para proveito prático, aceitar os riscos e fracasso. É possível identificar um empreendedor por 10 comportamentos, separados por 3 conjuntos, são eles: Conjunto de realização, conjunto de planejamento e conjunto de poder. As vantagens da abertura do próprio negócio é a independência e o protagonismo além da realização pessoal.
Em virtude do cenário atual onde cada vez mais os consumidores tendem a se engajar com empresas que preservem o meio ambiente, surge a necessidade de novos negócios começarem a adotar práticas sustentáveis. Não só visando a economia dos custos, mas também conquistar estes consumidores preocupados com o meio ambiente.
Segundo o relatório WWF ‘’solucionar a poluição plástica: Transparência e responsabilização da WWF-2019’’ em 2016 a produção de plástico atingiu 396 toneladas, o que é equivalente a 53kg de plástico para cada pessoa no planeta, a projeção é que para 2030 o crescimento seja de 40%. Atualmente apenas 20% desses resíduos é reciclado. Com esses dados pode-se analisar a importância da responsabilidade social que se deve ter com o mundo.
Diante desse problema a empresa Green Trash traz a responsabilidade do ‘’empreendedorismo verde’’ levando ao consumidor EcoProdutos a partir de sua matéria prima de resíduos descartáveis, uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e escassez ecológica. 
 criação desse novo negócio é definida pela sua importante ferramenta de gestão, um documento onde é possível definir os riscos e acertos de forma sistêmica e estruturada. Esse documento é chamado de Plano de Negócios, que visa ajudar o empreendedor a desenvolver o seu negócio a partir de etapas. De acordo com o Sebrae o plano de negócios é um documento de planejamento capaz de demonstrar a viabilidade de um empreendimento a partir da estratégia, do mercado, das operações e da gestão financeira. A partir das informações disponibilizadas, ele ajuda a definir o que é ou o que pretende ser a empresa.
A inovação de reciclar surge a partir da ideia, da necessidade e até mesmo de um problema. Nesse ponto se trabalha em definir o foco das pesquisas e de novos desenvolvimentos a partir do ponto de vista do mercado, a intenção é criação de valor para o negócio. É definida por bens, serviços ou processos originais. Dentre esse parâmetro de inovação podemos citar os três tipos principais, que são: inovação de processos, inovação de produtos e serviços e inovação geral.
Sendo assim a inovação de processos corresponde ao conjunto de ações necessárias para atingir os objetivos da empresa. Na inovação de produtos e serviços pode-se compreender as modificações de função, mecanismos, software dentre outros no âmbito da solução posta pelo mercado. Inovação geral ocorre como um todo na mudança na cultura organizacional, ramo de atividade ou modelo de negócios.
Sob o mesmo ponto de vista falamos também do intraempreendedorismo que é uma modalidade do empreendedorismo só que praticado por funcionários dentro da empresa em que trabalham, são profissionais que possuem uma capacidade de analisar cenários, criar ideias e inovar em busca de novas oportunidades para estas empresas.
Diante disso podemos afirmar que a presença do empreendedor torna-se cada vez mais fundamental para as organizações, quando as mesmas avaliam a necessidade cotidiana de criatividade, do trabalho eficiente, da inserção de novas possibilidades, da criação de uma nova postura de trabalho, fazendo com que a empresa tenha um centro espontaneamente criativo, gerando soluções rápidas, constantes e funcionais a estas organizações. “Atualmente os empreendedores são reconhecidos como componentes essenciais para mobilizar capital, agregar valor aos recursos naturais, produzir bens e administrar os meios para administrar o comércio”. (SEBRAE, 2007)
 
DESAFIO 2 – ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
Cada pessoa é um indivíduo. Os indivíduos vivem juntos. Isso chamaremos de coletivo. Sendo o coletivo não apenas a soma de todos os indivíduos, mas também uma criação abstrata maior chamada de sociedade, cabe aqui acrescentar que o que o coletivo luta é pelo bem comum. Bem comum é tudo aquilo que nós desejamos que o Estado nos forneça de melhor qualidade: saúde, educação, segurança e outros pontos mais.
O liberalismo, de um modo geral, e o liberalismo econômico, em especial, compõem um conjunto de premissas sobre a ação humana e a produção de riqueza que se articulou (e ainda se articula) como doutrina filosófica, a busca era pelo lucro. Sendo uma doutrina que surgiu no século VXIII e seu principal representante é escocês Adam Smith (1723-1790) considerado o pai do liberalismo e a escola clássica, ele defende a não intervenção do Estado na economia.
Já o socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu entre o fim do século XVII e a primeira metade do século XIX, no contexto da Primeira Revolução Industrial, baseando-se sobre tudo no princípio de igualdade.
O Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo separando em classes sociais o que não é um fenômeno novo. A socialdemocracia aceita o capitalismo, mas busca mitigar os efeitos do sistema que é considerado adversos por meio da política. Para isso, utiliza as intervenções sociais e econômicas e promove reformas parciais do sistema ao invés de substitui-lo por inteiro. Com o dever de defender as liberdades civis, os direitos de prioridade e democracia representativa, na qual o cidadão escolhe os rumos do governo por meio de eleições regulares participando ativamente nas decisões tomadas, tendo voz. 
A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Enquanto na economia convencional existe a separação entre os donos do negócio e os empregados, na economia solidária os próprios trabalhadores também são donos. São eles quem