Buscar

Análise do Filme o Quarto de Jack

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise do Filme o Quarto de Jack. 
Vinicius Pagliuso Nogueira RA: N3840B5 
Análise do filme o quarto do Jackie segundo a perspectiva de Piaget
O filme retrata a vida de Joy foi sequestrada e teve Jack, seu filho, confinado num quarto, sendo ambos isolados do mundo exterior. O filme se divide em dois atos, o primeiro focando no crescimento e na rotina da família, mesmo confinados vivendo a sua rotina. Joy fazendo de tudo para seu filho não ter noção realmente do que estava acontecendo, para ela era um cativeiro. O segundo ato é como Jack vai lidar com o mundo exterior, pois na cena de transição a mãe e o filho constroem um plano para fugir. As cenas do segundo áudio, é a relação de Jack com as pessoas, e descobrindo um mundo totalmente novo. 
Os estádios cognitivos segundo Piaget
De acordo com Piaget e seus estágios cognitivos, Jack se encontra no estágio pré-operatório (dos 2 aos 7 anos). Sendo um estágio totalmente egocêntrico, sendo que o filme, no primeiro ato e em alguns momentos é narrado por Jack, em como ele enxerga o mundo, tudo deve ter uma explicação, como Joy, sua mãe, ensina sobre o local aonde estão, sobre o que a depois da janela, tendo que explicar tudo. Jack sendo um menino muito curioso. Mostrando também a melhoria na questão da sua percepção e na aprendizagem. 
Para Piaget esse estádio é constituído por dois períodos distintos:
- A fase do pensamento pré-conceptual: centrada na imaginação e por ela dominada. 
- A fase do pensamento intuitivo, centrada na percepção dos dados sensoriais e a ela submetida. 
Jack se encontra na transição dessas duas fases, pois como não tinha outra interação com humanos a não ser sua mãe e o sequestrador, Jack cria amigos imaginários, conversa com o tapete e com os moveis ao seu redor, também criando um amigo imaginário o seu cachorro. Resultado do pensamento mágio, sendo uma das características o animismo, que é a tendência para atribuir aos objetos físicos e aos fenômenos naturais qualidades psicológicas. 
Jack no decorrer do filme também demonstra um pouco do pensamento intuitivo, tendo um raciocínio pré-casual, que é a dificuldade de relação entre causa e efeito. Dificuldade de distinguir uma classe de objetos como um único objeto, então para Jack as arvores não existiam, as pessoas que apareciam na televisão também não existiam. Ao sair do quarto, tendo um choque com a nova realidade, se pergunta como cabe todas as coisas no mundo, aquilo que ele via na televisão. Sem a noção de perspectiva, a irreversibilidade, característica do pensamento intuitivo. Tinha dificuldade de entender o tamanho do seu novo quarto, na casa da vó e depois no quarto aonde cresceu. 
No decorrer do filme, vemos o desenvolvimento do menino Jack, que se encontra nessa transição do pré-conceptual ao pensamento intuitivo, pois não cresceu em contato com o mundo, mas com aquilo que a sua mãe contava, ou ele criava na sua imaginação e depois com o choque da nova realidade ao sair do quarto. 
Bibliografia: 
- https://pt.slideshare.net/tatatisemedo/os-estdios-do-desenvolvimento-cognitivo-segundo-jean-piaget 
- http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm

Outros materiais