Buscar

Neuro transmissores - GABA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GABA - Responsável pelo ritmo e estabilidade do individuo, sua deficiência pode causar ansiedade e sintomas de epilepsia, em quantidades normais o gaba pode causar a sensação de anestesia hipnose e sedação. Pessoas muito agressivas e ansiosas podem ter deficiência de GABA. Gaba é gerado através da descarbonização do ácido glutâmico ( glutamina ). Depois de ter feito seu papel no sistema nervoso ele é catabolizado e transformado em succinato fechando assim o ciclo de krebs ( fenômeno que e o corpo realiza para gerar energia, ATP ). Vigabatrina e Valproato são drogas que são usadas para inibir a gaba transaminase ( quando a glicose é quebrada e transformada em piruvato, e entra no ciclo de Krebs aonde é transformado em alpha keto glutarato, que sofre um processo de transaminação que acaba virando ácido glutâmico (Glutamina)) essas drogas inibem a quebra do gaba fazendo com que os efeitos sedativos do Gaba sejam prolongados.
Receptores - Os receptores do Gaba possuem 5 tipos de ligações diferentes pelo qual ele pode exercer seus efeitos. O próprio gaba se liga ao receptor, as outras ligações são os benzodiazepínicos ( Rivotril ), Etanol (Bebidas alcoólicas), barbiturates e neuroesteróides como por exemplo a allopregnanolona (potente modulador metabolizado do hormônio progesterona, ele é um positivo do receptor GABAA produzindo efeitos ansiolíticos, sedativos, anticonvulsivantes e neuroprotetores ).
Os receptores são divididos em dois tipos em A e B
A = Ionotrópico = que permite a passagem de íons ( minerais ) nesse caso uma das 5 ligações do receptor do GABA é a ligação com o cloro.
B = Metabotrópicos que agem inativando a fosfolipase (enzima que hidrolisa as ligações éster presentes nos fosfolípidos) e a adenilciclase (É uma enzima, que uma vez ativada por proteína G, hidrolisa ATP, retirando dois fosfatos de uma só vez. Sobra então AMPc- adenosina de monofosfato cíclico, funcionando como mensageiro secundário, desencadeando várias reações dentro da célula).
Pessoas com déficit de GABA = Uma das maiores causa de déficit de GABA é a idade. A partir dos 50 anos a produção de GABA começa a diminuir, consequentemente é mais difícil pegar no sono, outra causa comum da falta de de GABA é a intoxicação por metais pesados principalmente o chumbo. Pode parecer estranho mas o famoso Rivotril também pode causar uma deficiência de GABA. O uso prologando deste medicamento acaba causando a perda de sensibilidade no receptor, deixando de fazer efeito. Apenas pelo fato de usar o Rivotril você acaba causando uma imunodepressão (sistema imunológico debilitado ) fazendo com que você possa adquiri gripes e resfriados com muito mais facilidade. O uso do Rivotril também pode causar sintomas de hipotireoidismo fazendo com que você possa acabar engordando demasiadamente pelo fato de que o hormônio da tireoide o T4 precisa de converter no hormônio ativo o T3 só que ele consegue se converter apenas com processos adequados, com o uso do Rivotril o T4 acaba não se convertendo em T3 e sim em RT3 ( T3 reverso = hormônio da hibernação ou hormônio do urso ) além disso o Rivotril inibi a Dopamina que é responsável por inibir a prolactina que em excesso pode causar ginecomastia ( aumento fora do normal da glândula mamaria ) caso você seja pré disposto SIM, então tome cuidado. 
Parando com o Rivotril - Caso você queria parar de usar este medicamento, você não pode simplesmente parar, se não você acaba por não produzir GABA pelo fato de que você saturou seus receptores, você antes precisa limpar o sistema dando a matéria prima para o corpo produzir o GABA normalmente suplementando o Ácido glutâmico (Glutamina) porém você também precisa dar o estimulo para o AC Glutâmico se transformar em GABA com o substrato Topiramato. Usando os dois simultaneamente antes de dormir durante alguns meses e ao mesmo tempo largando o Rivotril aos poucos desta forma a sua produção de GABA irá voltar ao normal e você poderá dormir tranquilamente de novo. 
Consequências da falta de GABA - Alguma das consequências mais frequentes do GABA é a ansiedade, hipertensão, dores crônicas, cistite, Síndrome do intestino irritável (SII) e irritabilidade. Uma das maiores causa da TPM hoje em dia é a predominância do estrogênio sobre a progesterona. Quando o estrogênio está muito mais elevado que á progesterona ( o que não deveria ser ) a mulher fica mais irritada pelo fato de que o metabólico da progesterona o alopregnanolona que é o estimulante do GABA, então se você tem menos progesterona e mais estradiol ( principal hormônio sexual feminino) você fica mais irritada e agressiva e acaba tendo TPM. 
Outro sintoma da falta de gaba é a bipolaridade devido ao altos e baixos da vida e a esquizofrenia não apenas um problema por parte da dopamina é também por parte do GABA. Vontade de comer carboidratos e doces, existem múltiplos sintomas para esse desejo e um deles é a falta de GABA.
Falta de atenção, esquecimento ou déficit de memoria e dificuldade para dormir pelo fato de que se o GABA é o neuro transmissor da estabilidade, anestesia e sedação, a falta dele acarretará insonia. 
Seu excesso pode fazer com que o indivíduo ignore necessidades, grande gasto de energia procurando amor, o que leva a uma baixa estima, uma pessoa com excesso de GABA tem dificuldade em ter amor próprio e costuma ter uma busca intensa por autoridade em outras pessoas.
Quais hormônios pode estimular o GABA ? Os principais são a progesterona, Cortisol e a pregnenolona.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando