Buscar

Ted de Odontogenética 5

Prévia do material em texto

Ted de Odontogenética 
Nome : Záyra Sulamita Oliveira Bezerra 
Matricula : 19.2.000515
Turma : Manhã P.E
1- Qual fase do ciclo celular que permite análise dos cromossomos ? Porque ?
R= Metáfase. Porque nessa fase os cromossomos atingem o grau máximo de espiralização e estão alinhados na placa equatorial ( região central da célula), prontos para se dividirem. 
2- Como pode surgir uma alteração cromossômica numérica autossômica e sexual ? 
R= Pode surgir devido a não disjunção das cromátides irmãs na meiose 2; Pode surgir devido a não disjunção das cromátides irmãs na mitose; Pode surgir devido a não disjunção dos cromossomos homólogos durante a meiose 1. 
3- Por que as alterações cromossômicas numéricas em cromossomos sexuais são “menos graves “ que em cromossomos autossômicos ? 
R= Porque são alterações que não prejudicam as funções vitais, essas anomalias dos cromossomos sexuais são comuns e causam síndromes que são associadas com uma ampla gama de problemas físicos e de desenvolvimento. Por exemplo : as meninas que têm um cromossomo sexual a mais (um X a mais) costumam ter uma aparência normal tanto física como mental e são férteis. Ao contrário, as crianças que têm um cromossomo numerado (1 a 22) a mais costumam ter anomalias graves, como síndrome de Down, que normalmente resulta de a pessoa ter três cópias do cromossomo 21. Um cromossomo 1 a mais pode ser fatal para o feto. De maneira similar, as meninas com um cromossomo sexual ausente têm uma síndrome específica (síndrome de Turner), enquanto os fetos que não têm um cromossomo não sexual não sobrevivem.
4- Por que deve-se ter cautela com procedimentos cirúrgicos em pacientes portadores de síndrome de down ?
R= Deve-se ter cautela ao manipulá-los devido á instabilidade da articulação atlantoaxialna coluna cervical, evitando hiperextensão afim de não traumatizar a medula e/ou nervos periféricos. 
Referências : http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=121&evento=2
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/anomalias-cromoss%C3%B4micas-e-gen%C3%A9ticas/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-anomalias-dos-cromossomos-sexuais
https://aps.bvs.br/aps/quais-as-melhores-tecnicas-para-obter-cooperacao-do-paciente-infantil-portador-de-sindrome-de-down-ao-tratamento-odontologico-principalmente-nas-primeiras-visitas-do-mesmo-ao-dentista/

Continue navegando