Buscar

Planejamento Financeiro N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento Financeiro – N1
A empresa J&J indústria têxtil ltda, administrada pelos sócios se viu com problemas financeiros devido ao descontrole por falta de gestão e conhecimento das ferramentas que possam auxiliar a empresa a sair do endividamento, aumentando assim seus ativos.
O novo gerente primeiramente terá que contar com a confiança de seus sócios em abrir todos os acessos as contas dos bancos e sistema contábil da empresa como DRE, Fluxo de caixa e balanço patrimonial que se estiver bem estruturado mostrará os problemas que deve “atacar”.
“Para o desenvolvimento do plano financeiro, caso a empresa não possua uma consultoria e venha a contratá-la para poder melhorar a gestão financeira, deve seguir seis passos, quais sejam:
1. Estabelecer a base profissional entre cliente e planejador financeiro. 2. Levantar os dados necessários para serem analisados. 3. Analisar e avaliar a situação atual.  4. Desenvolver um planejamento, uma estratégia. 5. Implementar o plano. 6. Monitorar o plano e fazer os ajustes de rota sempre que necessário. (SOUZA et al., 2018, p. 5)”.
De posse a toda documentação percebeu que a empresa misturava contas pessoais com a contas da empresa, esse passo é o primeiro a ser implementado e seguido de forma rigorosa para se saber quão rentável é a empresa e se o que ela produz e vende é sustentável para as despesas dela, assim conseguirá também seu custo real.
Inicia-se assim um planejamento financeiro onde primeiramente tentar renegociar dívidas caras por empréstimos com taxas de juros menores. 
Separando as contas particulares, o profissional terá uma visão clara do que entra e sai na empresa, podendo assim mitigar gastos desnecessários, rupturas em estoques, pagamentos em dia para que possa negociar melhores preços com seus fornecedores.
Com as ferramentas de sistema integrado, planilhas de fluxo de caixa e DRE estruturado com a realidade dos números da empresa sócios e novo gerente terá clareza de suas contas e quais problemas foram demonstrados através disso.
Sendo assim as melhorias devem ser rapidamente colocadas em ação para que a empresa volte a ser rentável e não dependa mais de empréstimos e que suas receitas sejam suficientes para pagar as despesas e futuros investimentos, os sócios devem ser profissionalizados e educados também a reorganizar suas finanças pessoais uma vez que são representantes legais e precisam espelhar boa saúde financeira assim como da empresa que administram.
Melhorias após implementadas devem contínuas, gestor financeiro deve ter autonomia para seguir com o plano e os sócios uma vez profissionalizados terá mais know hall para cobrar e acompanhar o trabalho de forma transparente para todos.
_

Continue navegando